Alfabetizar Letrando
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2617 |
Resumo: | Atualmente, no Brasil, o termo ‘letramento’ já está incorporado em discursos e práticas relativas ao ensino e aprendizagem da leitura e escrita na fase inicial de escolarização de crianças, mostrando a necessidade de considerar tanto a relação de interdependência e indissociabilidade entre letrar e alfabetizar quanto as possíveis distinções entre letramento escolar e letramento social. O letramento é um processo que se inicia antes mesmo de a criança aprender a ler, supondo a convivência com universo de sinais escritos e sendo precedido pelo domínio da oralidade. Outros fatores associam-se ao processo de letramento, já que a convivência com a escrita começa no âmbito da família e intensifica-se na escola, quando o mundo do livro é introduzido à infância. Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situações que tornem necessárias e significativas práticas de produção de textos. O processo de alfabetização exige do professor muita atenção e dedicação. Por outro lado, as dificuldades e os freqüentes fracassos dos educandos nessa fase escolar exigem uma mudança de atitude e uma tentativa na procura de outros caminhos. Em síntese, alfabetização e letramento são conceitos que precisam ser vivenciados em sua plenitude, sobretudo na escola, pois tal como se apresenta na realidade nacional, muitos professores precisam se apropriar da concepção de letramento como algo necessário para a vida dos alunos. Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem. |
id |
GVAA-2_bf1fa45ed280625745ecb3b6cf758b55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/2617 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetizar LetrandoAtualmente, no Brasil, o termo ‘letramento’ já está incorporado em discursos e práticas relativas ao ensino e aprendizagem da leitura e escrita na fase inicial de escolarização de crianças, mostrando a necessidade de considerar tanto a relação de interdependência e indissociabilidade entre letrar e alfabetizar quanto as possíveis distinções entre letramento escolar e letramento social. O letramento é um processo que se inicia antes mesmo de a criança aprender a ler, supondo a convivência com universo de sinais escritos e sendo precedido pelo domínio da oralidade. Outros fatores associam-se ao processo de letramento, já que a convivência com a escrita começa no âmbito da família e intensifica-se na escola, quando o mundo do livro é introduzido à infância. Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situações que tornem necessárias e significativas práticas de produção de textos. O processo de alfabetização exige do professor muita atenção e dedicação. Por outro lado, as dificuldades e os freqüentes fracassos dos educandos nessa fase escolar exigem uma mudança de atitude e uma tentativa na procura de outros caminhos. Em síntese, alfabetização e letramento são conceitos que precisam ser vivenciados em sua plenitude, sobretudo na escola, pois tal como se apresenta na realidade nacional, muitos professores precisam se apropriar da concepção de letramento como algo necessário para a vida dos alunos. Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2617Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2617/2026Santos, Terezinha da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T14:54:05Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2617Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T14:54:05Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetizar Letrando |
title |
Alfabetizar Letrando |
spellingShingle |
Alfabetizar Letrando Santos, Terezinha da Costa |
title_short |
Alfabetizar Letrando |
title_full |
Alfabetizar Letrando |
title_fullStr |
Alfabetizar Letrando |
title_full_unstemmed |
Alfabetizar Letrando |
title_sort |
Alfabetizar Letrando |
author |
Santos, Terezinha da Costa |
author_facet |
Santos, Terezinha da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Terezinha da Costa |
description |
Atualmente, no Brasil, o termo ‘letramento’ já está incorporado em discursos e práticas relativas ao ensino e aprendizagem da leitura e escrita na fase inicial de escolarização de crianças, mostrando a necessidade de considerar tanto a relação de interdependência e indissociabilidade entre letrar e alfabetizar quanto as possíveis distinções entre letramento escolar e letramento social. O letramento é um processo que se inicia antes mesmo de a criança aprender a ler, supondo a convivência com universo de sinais escritos e sendo precedido pelo domínio da oralidade. Outros fatores associam-se ao processo de letramento, já que a convivência com a escrita começa no âmbito da família e intensifica-se na escola, quando o mundo do livro é introduzido à infância. Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e criando situações que tornem necessárias e significativas práticas de produção de textos. O processo de alfabetização exige do professor muita atenção e dedicação. Por outro lado, as dificuldades e os freqüentes fracassos dos educandos nessa fase escolar exigem uma mudança de atitude e uma tentativa na procura de outros caminhos. Em síntese, alfabetização e letramento são conceitos que precisam ser vivenciados em sua plenitude, sobretudo na escola, pois tal como se apresenta na realidade nacional, muitos professores precisam se apropriar da concepção de letramento como algo necessário para a vida dos alunos. Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2617 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2617/2026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665362673664 |