Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
DOI: | 10.18378/rebes.v6i3.4291 |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4291 |
Resumo: | Objetivou-se apresentar as implicações da inteligência emocional no contexto atual das organizações educacionais, construído com base na leitura crítica de publicações científicas acerca da temática inteligência emocional e sua relação com as organizações prestadoras de serviços educacionais. A inteligência emocional caracteriza a maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor. Inteligência e emoção são temas que tem instigado pesquisadores e gerado polêmica por mais de um século de estudos e pesquisas e apesar de ser um campo de investigação considerado novo, este estudo corrobora para uma proposta de ampliar o conceito que é aceito tradicionalmente. O percurso metodológico compreendeu a leitura de estudos sobre a Inteligência Emocional primeiramente em livros dos teóricos com maior relevância acerca da temática, seguido da busca de artigos nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e Portal de Periódicos da CAPES. A inteligência emocional possibilita que o ser humano esteja preparado para enfrentar os problemas pessoais e sociais de forma mais flexível, empática e ética. Assim, em um mundo tão exigente, pessoas educadas racionalmente e emocionalmente serão capazes de ter mentes abertas e dispostas a assimilar novas idéias transformando-as em possibilidades para alcançar uma vida melhor e mais feliz.Emotional intelligence: a reflection timely for educational organizationsAbstract: The objective was to present the implications of emotional intelligence in the current context of educational organizations, built on the critical reading of scientific publications on the theme of emotional intelligence and its relation to the organizations providing educational services. Emotional intelligence characterizes the way people deal with their emotions and with the people around you. Intelligence and emotion are topics that have instigated researchers and generated controversy for more than a century of studies and research and in despite of being considered new field of research, this study corroborates to a proposal to expand the concept that is accepted traditionally. The methodological approach consisted of reading studies on IE first books of the theoretical with greater relevance in the subject field, followed by the search for articles in the databases Scientific Electronic Library Online and CAPES Journal Portal. Emotional intelligence enables the human being is prepared to face the personal and social problems more flexible, empathetic and ethics. Thus, in a world so demanding, educated people rationally and emotionally will be able to have open minds and willing to assimilate new ideas turning them into opportunities to achieve a better life and happier. |
id |
GVAA-2_c58c515da04d4e09acf133d79107c3fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/4291 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
spelling |
Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionaisEmoçõesEducaçãoRecursos humanosObjetivou-se apresentar as implicações da inteligência emocional no contexto atual das organizações educacionais, construído com base na leitura crítica de publicações científicas acerca da temática inteligência emocional e sua relação com as organizações prestadoras de serviços educacionais. A inteligência emocional caracteriza a maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor. Inteligência e emoção são temas que tem instigado pesquisadores e gerado polêmica por mais de um século de estudos e pesquisas e apesar de ser um campo de investigação considerado novo, este estudo corrobora para uma proposta de ampliar o conceito que é aceito tradicionalmente. O percurso metodológico compreendeu a leitura de estudos sobre a Inteligência Emocional primeiramente em livros dos teóricos com maior relevância acerca da temática, seguido da busca de artigos nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e Portal de Periódicos da CAPES. A inteligência emocional possibilita que o ser humano esteja preparado para enfrentar os problemas pessoais e sociais de forma mais flexível, empática e ética. Assim, em um mundo tão exigente, pessoas educadas racionalmente e emocionalmente serão capazes de ter mentes abertas e dispostas a assimilar novas idéias transformando-as em possibilidades para alcançar uma vida melhor e mais feliz.Emotional intelligence: a reflection timely for educational organizationsAbstract: The objective was to present the implications of emotional intelligence in the current context of educational organizations, built on the critical reading of scientific publications on the theme of emotional intelligence and its relation to the organizations providing educational services. Emotional intelligence characterizes the way people deal with their emotions and with the people around you. Intelligence and emotion are topics that have instigated researchers and generated controversy for more than a century of studies and research and in despite of being considered new field of research, this study corroborates to a proposal to expand the concept that is accepted traditionally. The methodological approach consisted of reading studies on IE first books of the theoretical with greater relevance in the subject field, followed by the search for articles in the databases Scientific Electronic Library Online and CAPES Journal Portal. Emotional intelligence enables the human being is prepared to face the personal and social problems more flexible, empathetic and ethics. Thus, in a world so demanding, educated people rationally and emotionally will be able to have open minds and willing to assimilate new ideas turning them into opportunities to achieve a better life and happier.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/429110.18378/rebes.v6i3.4291Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 3 (2016); 29 - 33Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 3 (2016); 29 - 33Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 3 (2016); 29 - 332358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4291/3863https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4291/8903Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, WeberBorges, Daniella AndressaCharris, Nelcy Rita DominguesCruz, Ronny Anderson de Oliveira2017-12-28T17:05:13Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4291Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2017-12-28T17:05:13Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais |
title |
Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais |
spellingShingle |
Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais Pires, Weber Emoções Educação Recursos humanos Pires, Weber Emoções Educação Recursos humanos |
title_short |
Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais |
title_full |
Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais |
title_fullStr |
Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais |
title_full_unstemmed |
Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais |
title_sort |
Inteligência emocional: Uma reflexão oportuna para as organizações educacionais |
author |
Pires, Weber |
author_facet |
Pires, Weber Pires, Weber Borges, Daniella Andressa Charris, Nelcy Rita Domingues Cruz, Ronny Anderson de Oliveira Borges, Daniella Andressa Charris, Nelcy Rita Domingues Cruz, Ronny Anderson de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Daniella Andressa Charris, Nelcy Rita Domingues Cruz, Ronny Anderson de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Weber Borges, Daniella Andressa Charris, Nelcy Rita Domingues Cruz, Ronny Anderson de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções Educação Recursos humanos |
topic |
Emoções Educação Recursos humanos |
description |
Objetivou-se apresentar as implicações da inteligência emocional no contexto atual das organizações educacionais, construído com base na leitura crítica de publicações científicas acerca da temática inteligência emocional e sua relação com as organizações prestadoras de serviços educacionais. A inteligência emocional caracteriza a maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor. Inteligência e emoção são temas que tem instigado pesquisadores e gerado polêmica por mais de um século de estudos e pesquisas e apesar de ser um campo de investigação considerado novo, este estudo corrobora para uma proposta de ampliar o conceito que é aceito tradicionalmente. O percurso metodológico compreendeu a leitura de estudos sobre a Inteligência Emocional primeiramente em livros dos teóricos com maior relevância acerca da temática, seguido da busca de artigos nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e Portal de Periódicos da CAPES. A inteligência emocional possibilita que o ser humano esteja preparado para enfrentar os problemas pessoais e sociais de forma mais flexível, empática e ética. Assim, em um mundo tão exigente, pessoas educadas racionalmente e emocionalmente serão capazes de ter mentes abertas e dispostas a assimilar novas idéias transformando-as em possibilidades para alcançar uma vida melhor e mais feliz.Emotional intelligence: a reflection timely for educational organizationsAbstract: The objective was to present the implications of emotional intelligence in the current context of educational organizations, built on the critical reading of scientific publications on the theme of emotional intelligence and its relation to the organizations providing educational services. Emotional intelligence characterizes the way people deal with their emotions and with the people around you. Intelligence and emotion are topics that have instigated researchers and generated controversy for more than a century of studies and research and in despite of being considered new field of research, this study corroborates to a proposal to expand the concept that is accepted traditionally. The methodological approach consisted of reading studies on IE first books of the theoretical with greater relevance in the subject field, followed by the search for articles in the databases Scientific Electronic Library Online and CAPES Journal Portal. Emotional intelligence enables the human being is prepared to face the personal and social problems more flexible, empathetic and ethics. Thus, in a world so demanding, educated people rationally and emotionally will be able to have open minds and willing to assimilate new ideas turning them into opportunities to achieve a better life and happier. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4291 10.18378/rebes.v6i3.4291 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4291 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v6i3.4291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4291/3863 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4291/8903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 3 (2016); 29 - 33 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 3 (2016); 29 - 33 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 3 (2016); 29 - 33 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1822181277603725312 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18378/rebes.v6i3.4291 |