Gestão Emocional nas Organizações Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caseiro Marques, Bruna Daniela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7189
Resumo: O tema desenvolvido nesta dissertação de mestrado, é realizado no âmbito do Mestrado em Gestão das Organizações Sociais. Enquadra-se no âmbito das organizações sociais, sobretudo, no que concerne à forma como estas encaram os seus recursos humanos e todas as necessidades que estes têm dentro do contexto organizacional. Também, que estratégias estão enraizadas nestas organizações sociais para que seja possível fazer face aos objetivos principais e, muito importante, ter colaboradores altamente comprometidos e motivados. Ao longo de muitos anos e ainda na atualidade foram surgindo inúmeras abordagens no que diz respeito às emoções, à gestão destas e acerca da inteligência emocional em contexto organizacional. Cada vez mais é dada relevância a estes conceitos pelo facto de terem uma relação direta com o sucesso da organização, ou seja, colaboradores com problemáticas associadas ao emocional podem comprometer o bom funcionamento da organização e colocar em causa a missão e visão da mesma. O objetivo primordial desta dissertação de mestrado passa por a perceção de como conceitos como emoção e a inteligência emocional foram evoluindo ao longo dos tempos e como estes podem influenciar uma organização como um todo. Acredita-se que os recursos humanos de uma organização são a chave do sucesso da mesma e desta forma devem fazer parte da gestão estratégica da organização. Os líderes de uma organização social são, também, estudados e se estes indivíduos forem detentores de inteligência a nível emocional têm todas as características necessárias para conseguirem levar a organização social ao sucesso.
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