A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ivanildo José dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida com os  professores de matemática do Ensino Fundamental  e uma amostra de   alunos da Escola Pública Estadual no Município de Santa Luzia, Estado da Paraíba. O objetivo desse estudo é  investigar situacionalmente a prática do professor de matemática nos anos  finais do Ensino Fundamental, diante de uma reflexão sobre os saberes profissionais do professor de matemática, como também na formação e atuação desse profissional, tornando-o  sujeito central no processo de ensino, a partir de uma pesquisa desenvolvida e organizada por um referencial teórico, que trata de questões fundamentais sobre os saberes profissionais de caráter formativo. Através do presente estudo busca compreender a prática pedagógica do professor de matemática, suas habilidades e competência. Sabe-se que o desafio do processo de ensino matemático é estabelecer critérios de aprendizagem através de experiências vinculadas pelos próprios alunos e professores. Aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no cotidiano escolar. Antes de tirar qualquer conclusão é necessário que o aluno compreenda a utilidade aplicativa da matéria, aplicando-a em solução de problema e no entendimento de como o mundo  funciona. Portanto, é fundamental para o professor de matemática os saberes matemáticos na sua aplicabilidade para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sem uma reflexão sobre o que está aprendendo.  Palavras-chaves: Atuação docente. Habilidades. Competências e prática docente.
id GVAA-2_c978e3a8dbdcdd6231ee3e63c8c6adea
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2640
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamentalEste trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida com os  professores de matemática do Ensino Fundamental  e uma amostra de   alunos da Escola Pública Estadual no Município de Santa Luzia, Estado da Paraíba. O objetivo desse estudo é  investigar situacionalmente a prática do professor de matemática nos anos  finais do Ensino Fundamental, diante de uma reflexão sobre os saberes profissionais do professor de matemática, como também na formação e atuação desse profissional, tornando-o  sujeito central no processo de ensino, a partir de uma pesquisa desenvolvida e organizada por um referencial teórico, que trata de questões fundamentais sobre os saberes profissionais de caráter formativo. Através do presente estudo busca compreender a prática pedagógica do professor de matemática, suas habilidades e competência. Sabe-se que o desafio do processo de ensino matemático é estabelecer critérios de aprendizagem através de experiências vinculadas pelos próprios alunos e professores. Aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no cotidiano escolar. Antes de tirar qualquer conclusão é necessário que o aluno compreenda a utilidade aplicativa da matéria, aplicando-a em solução de problema e no entendimento de como o mundo  funciona. Portanto, é fundamental para o professor de matemática os saberes matemáticos na sua aplicabilidade para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sem uma reflexão sobre o que está aprendendo.  Palavras-chaves: Atuação docente. Habilidades. Competências e prática docente.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640/2053Santos, Ivanildo José dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T14:11:35Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2640Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T14:11:35Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental
title A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental
Santos, Ivanildo José dos
title_short A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental
title_full A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental
title_sort A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental
author Santos, Ivanildo José dos
author_facet Santos, Ivanildo José dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ivanildo José dos
description Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida com os  professores de matemática do Ensino Fundamental  e uma amostra de   alunos da Escola Pública Estadual no Município de Santa Luzia, Estado da Paraíba. O objetivo desse estudo é  investigar situacionalmente a prática do professor de matemática nos anos  finais do Ensino Fundamental, diante de uma reflexão sobre os saberes profissionais do professor de matemática, como também na formação e atuação desse profissional, tornando-o  sujeito central no processo de ensino, a partir de uma pesquisa desenvolvida e organizada por um referencial teórico, que trata de questões fundamentais sobre os saberes profissionais de caráter formativo. Através do presente estudo busca compreender a prática pedagógica do professor de matemática, suas habilidades e competência. Sabe-se que o desafio do processo de ensino matemático é estabelecer critérios de aprendizagem através de experiências vinculadas pelos próprios alunos e professores. Aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no cotidiano escolar. Antes de tirar qualquer conclusão é necessário que o aluno compreenda a utilidade aplicativa da matéria, aplicando-a em solução de problema e no entendimento de como o mundo  funciona. Portanto, é fundamental para o professor de matemática os saberes matemáticos na sua aplicabilidade para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sem uma reflexão sobre o que está aprendendo.  Palavras-chaves: Atuação docente. Habilidades. Competências e prática docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640/2053
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665366867968