A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida com os professores de matemática do Ensino Fundamental e uma amostra de alunos da Escola Pública Estadual no Município de Santa Luzia, Estado da Paraíba. O objetivo desse estudo é investigar situacionalmente a prática do professor de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, diante de uma reflexão sobre os saberes profissionais do professor de matemática, como também na formação e atuação desse profissional, tornando-o sujeito central no processo de ensino, a partir de uma pesquisa desenvolvida e organizada por um referencial teórico, que trata de questões fundamentais sobre os saberes profissionais de caráter formativo. Através do presente estudo busca compreender a prática pedagógica do professor de matemática, suas habilidades e competência. Sabe-se que o desafio do processo de ensino matemático é estabelecer critérios de aprendizagem através de experiências vinculadas pelos próprios alunos e professores. Aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no cotidiano escolar. Antes de tirar qualquer conclusão é necessário que o aluno compreenda a utilidade aplicativa da matéria, aplicando-a em solução de problema e no entendimento de como o mundo funciona. Portanto, é fundamental para o professor de matemática os saberes matemáticos na sua aplicabilidade para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sem uma reflexão sobre o que está aprendendo. Palavras-chaves: Atuação docente. Habilidades. Competências e prática docente. |
id |
GVAA-2_c978e3a8dbdcdd6231ee3e63c8c6adea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/2640 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamentalEste trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida com os professores de matemática do Ensino Fundamental e uma amostra de alunos da Escola Pública Estadual no Município de Santa Luzia, Estado da Paraíba. O objetivo desse estudo é investigar situacionalmente a prática do professor de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, diante de uma reflexão sobre os saberes profissionais do professor de matemática, como também na formação e atuação desse profissional, tornando-o sujeito central no processo de ensino, a partir de uma pesquisa desenvolvida e organizada por um referencial teórico, que trata de questões fundamentais sobre os saberes profissionais de caráter formativo. Através do presente estudo busca compreender a prática pedagógica do professor de matemática, suas habilidades e competência. Sabe-se que o desafio do processo de ensino matemático é estabelecer critérios de aprendizagem através de experiências vinculadas pelos próprios alunos e professores. Aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no cotidiano escolar. Antes de tirar qualquer conclusão é necessário que o aluno compreenda a utilidade aplicativa da matéria, aplicando-a em solução de problema e no entendimento de como o mundo funciona. Portanto, é fundamental para o professor de matemática os saberes matemáticos na sua aplicabilidade para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sem uma reflexão sobre o que está aprendendo. Palavras-chaves: Atuação docente. Habilidades. Competências e prática docente.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640/2053Santos, Ivanildo José dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T14:11:35Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2640Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T14:11:35Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental |
title |
A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental Santos, Ivanildo José dos |
title_short |
A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental |
author |
Santos, Ivanildo José dos |
author_facet |
Santos, Ivanildo José dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ivanildo José dos |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida com os professores de matemática do Ensino Fundamental e uma amostra de alunos da Escola Pública Estadual no Município de Santa Luzia, Estado da Paraíba. O objetivo desse estudo é investigar situacionalmente a prática do professor de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, diante de uma reflexão sobre os saberes profissionais do professor de matemática, como também na formação e atuação desse profissional, tornando-o sujeito central no processo de ensino, a partir de uma pesquisa desenvolvida e organizada por um referencial teórico, que trata de questões fundamentais sobre os saberes profissionais de caráter formativo. Através do presente estudo busca compreender a prática pedagógica do professor de matemática, suas habilidades e competência. Sabe-se que o desafio do processo de ensino matemático é estabelecer critérios de aprendizagem através de experiências vinculadas pelos próprios alunos e professores. Aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no cotidiano escolar. Antes de tirar qualquer conclusão é necessário que o aluno compreenda a utilidade aplicativa da matéria, aplicando-a em solução de problema e no entendimento de como o mundo funciona. Portanto, é fundamental para o professor de matemática os saberes matemáticos na sua aplicabilidade para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sem uma reflexão sobre o que está aprendendo. Palavras-chaves: Atuação docente. Habilidades. Competências e prática docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640/2053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665366867968 |