Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287 |
Resumo: | Este artigo objetiva descrever e identificar os perfis dos professores que ensinam Matemática em um município baiano. A rede municipal de ensino, quando da realização da pesquisa em 2015, tinha um quadro de 54 professores lecionando às disciplinas de Matemática. Desse total, 33 aceitaram participar da investigação e responder ao questionário proposto. As respostas foram categorizadas e analisadas pelo método de Análise de Conteúdo, respaldando-se, sobretudo, em Bardin (2007). Ao final da pesquisa, tendo em vista os conteúdos produzidos pelas falas dos sujeitos, foi identificado que existem três perfis de professores no município, são eles: Prático-artesanal, reflexivos e investidos. Reconhecemos a necessidade, para pesquisas futuras, que a prática desses profissionais seja investigada. |
id |
SBEM_00d05bbaf4c90351845b913ac269932e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/287 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino FundamentalFormação de professoresanos finais do Ensino FundamentalEste artigo objetiva descrever e identificar os perfis dos professores que ensinam Matemática em um município baiano. A rede municipal de ensino, quando da realização da pesquisa em 2015, tinha um quadro de 54 professores lecionando às disciplinas de Matemática. Desse total, 33 aceitaram participar da investigação e responder ao questionário proposto. As respostas foram categorizadas e analisadas pelo método de Análise de Conteúdo, respaldando-se, sobretudo, em Bardin (2007). Ao final da pesquisa, tendo em vista os conteúdos produzidos pelas falas dos sujeitos, foi identificado que existem três perfis de professores no município, são eles: Prático-artesanal, reflexivos e investidos. Reconhecemos a necessidade, para pesquisas futuras, que a prática desses profissionais seja investigada. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 229Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 229Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 2292526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287/296https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes da Silva, Américo JuniorBarros, Herminia KellySantos Souza, Ilvanete dos2023-07-12T01:54:40Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/287Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T01:54:40Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental |
title |
Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental Nunes da Silva, Américo Junior Formação de professores anos finais do Ensino Fundamental |
title_short |
Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full |
Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental |
author |
Nunes da Silva, Américo Junior |
author_facet |
Nunes da Silva, Américo Junior Barros, Herminia Kelly Santos Souza, Ilvanete dos |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Herminia Kelly Santos Souza, Ilvanete dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes da Silva, Américo Junior Barros, Herminia Kelly Santos Souza, Ilvanete dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores anos finais do Ensino Fundamental |
topic |
Formação de professores anos finais do Ensino Fundamental |
description |
Este artigo objetiva descrever e identificar os perfis dos professores que ensinam Matemática em um município baiano. A rede municipal de ensino, quando da realização da pesquisa em 2015, tinha um quadro de 54 professores lecionando às disciplinas de Matemática. Desse total, 33 aceitaram participar da investigação e responder ao questionário proposto. As respostas foram categorizadas e analisadas pelo método de Análise de Conteúdo, respaldando-se, sobretudo, em Bardin (2007). Ao final da pesquisa, tendo em vista os conteúdos produzidos pelas falas dos sujeitos, foi identificado que existem três perfis de professores no município, são eles: Prático-artesanal, reflexivos e investidos. Reconhecemos a necessidade, para pesquisas futuras, que a prática desses profissionais seja investigada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287/296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 229 Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 229 Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 229 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495599513600 |