Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes da Silva, Américo Junior
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barros, Herminia Kelly, Santos Souza, Ilvanete dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287
Resumo: Este artigo objetiva descrever e identificar os perfis dos professores que ensinam Matemática em um município baiano. A rede municipal de ensino, quando da realização da pesquisa em 2015, tinha um quadro de 54 professores lecionando às disciplinas de Matemática. Desse total, 33 aceitaram participar da investigação e responder ao questionário proposto. As respostas foram categorizadas e analisadas pelo método de Análise de Conteúdo, respaldando-se, sobretudo, em Bardin (2007). Ao final da pesquisa, tendo em vista os conteúdos produzidos pelas falas dos sujeitos, foi identificado que existem três perfis de professores no município, são eles: Prático-artesanal, reflexivos e investidos. Reconhecemos a necessidade, para pesquisas futuras, que a prática desses profissionais seja investigada. 
id SBEM_00d05bbaf4c90351845b913ac269932e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/287
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino FundamentalFormação de professoresanos finais do Ensino FundamentalEste artigo objetiva descrever e identificar os perfis dos professores que ensinam Matemática em um município baiano. A rede municipal de ensino, quando da realização da pesquisa em 2015, tinha um quadro de 54 professores lecionando às disciplinas de Matemática. Desse total, 33 aceitaram participar da investigação e responder ao questionário proposto. As respostas foram categorizadas e analisadas pelo método de Análise de Conteúdo, respaldando-se, sobretudo, em Bardin (2007). Ao final da pesquisa, tendo em vista os conteúdos produzidos pelas falas dos sujeitos, foi identificado que existem três perfis de professores no município, são eles: Prático-artesanal, reflexivos e investidos. Reconhecemos a necessidade, para pesquisas futuras, que a prática desses profissionais seja investigada. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 229Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 229Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 2292526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287/296https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes da Silva, Américo JuniorBarros, Herminia KellySantos Souza, Ilvanete dos2023-07-12T01:54:40Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/287Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T01:54:40Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
title Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
spellingShingle Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Nunes da Silva, Américo Junior
Formação de professores
anos finais do Ensino Fundamental
title_short Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
title_full Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
title_fullStr Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
title_sort Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
author Nunes da Silva, Américo Junior
author_facet Nunes da Silva, Américo Junior
Barros, Herminia Kelly
Santos Souza, Ilvanete dos
author_role author
author2 Barros, Herminia Kelly
Santos Souza, Ilvanete dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes da Silva, Américo Junior
Barros, Herminia Kelly
Santos Souza, Ilvanete dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
anos finais do Ensino Fundamental
topic Formação de professores
anos finais do Ensino Fundamental
description Este artigo objetiva descrever e identificar os perfis dos professores que ensinam Matemática em um município baiano. A rede municipal de ensino, quando da realização da pesquisa em 2015, tinha um quadro de 54 professores lecionando às disciplinas de Matemática. Desse total, 33 aceitaram participar da investigação e responder ao questionário proposto. As respostas foram categorizadas e analisadas pelo método de Análise de Conteúdo, respaldando-se, sobretudo, em Bardin (2007). Ao final da pesquisa, tendo em vista os conteúdos produzidos pelas falas dos sujeitos, foi identificado que existem três perfis de professores no município, são eles: Prático-artesanal, reflexivos e investidos. Reconhecemos a necessidade, para pesquisas futuras, que a prática desses profissionais seja investigada. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/287/296
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 229
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 229
Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017; 211 - 229
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495599513600