Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466 |
Resumo: | A Simulação Realística representa um método de ensino inovador, baseado em ambientes e diretrizes assistenciais que agregam a complexidade do aprendizado em caráter integral, oportunizam a formação de profissionais autônomos, protagonistas em sua aprendizagem. O presente estudo busca revisar na literatura a utilização da simulação realística como estratégia de ensino para a formação de profissionais de saúde, além de identificar e descrever suas oportunidades, limitações e efetividade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados artigos publicados no período de 2010 a 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol. A amostra, constituída por 29 artigos, permitiu identificar que o emprego da simulação realística requer, além de aplicação e investimentos, o preparo, planejamento e, sobretudo, a iniciativa e empenho de educadores que atribuam valores significativos ao processo de ensino aprendizagem, possibilitando a construção de novos meios que resultem na reestruturação da pedagogia tradicional e, consequentemente, contribuam para a formação de profissionais, mais críticos, reflexivos, capacitados e aptos para atuação. Espera-se que as reflexões tecidas sustentem a aplicação de novas experiências nos mais diversificados cenários e contribuam para a elaboração de estudos que evidenciem a utilização desta metodologia ativa para o ensino em saúde. |
id |
GVAA-2_cab28c1fe85580c59443b936e183f06c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/6466 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativaEnsinoEducaçãoCapacitação.A Simulação Realística representa um método de ensino inovador, baseado em ambientes e diretrizes assistenciais que agregam a complexidade do aprendizado em caráter integral, oportunizam a formação de profissionais autônomos, protagonistas em sua aprendizagem. O presente estudo busca revisar na literatura a utilização da simulação realística como estratégia de ensino para a formação de profissionais de saúde, além de identificar e descrever suas oportunidades, limitações e efetividade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados artigos publicados no período de 2010 a 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol. A amostra, constituída por 29 artigos, permitiu identificar que o emprego da simulação realística requer, além de aplicação e investimentos, o preparo, planejamento e, sobretudo, a iniciativa e empenho de educadores que atribuam valores significativos ao processo de ensino aprendizagem, possibilitando a construção de novos meios que resultem na reestruturação da pedagogia tradicional e, consequentemente, contribuam para a formação de profissionais, mais críticos, reflexivos, capacitados e aptos para atuação. Espera-se que as reflexões tecidas sustentem a aplicação de novas experiências nos mais diversificados cenários e contribuam para a elaboração de estudos que evidenciem a utilização desta metodologia ativa para o ensino em saúde.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/646610.18378/rebes.v9i4.6466Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 58-64Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 58-64Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 58-642358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466/6479https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466/9903Copyright (c) 2019 Silveria Peixoto Laredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalvador, Celso Augusto de BarrosToniosso, José PedroNogueira, Lilian Donizete PimentaLaredo, Silveria Peixoto2020-03-02T19:54:03Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6466Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:03Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa |
title |
Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa Salvador, Celso Augusto de Barros Ensino Educação Capacitação. |
title_short |
Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa |
title_full |
Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa |
title_sort |
Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa |
author |
Salvador, Celso Augusto de Barros |
author_facet |
Salvador, Celso Augusto de Barros Toniosso, José Pedro Nogueira, Lilian Donizete Pimenta Laredo, Silveria Peixoto |
author_role |
author |
author2 |
Toniosso, José Pedro Nogueira, Lilian Donizete Pimenta Laredo, Silveria Peixoto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvador, Celso Augusto de Barros Toniosso, José Pedro Nogueira, Lilian Donizete Pimenta Laredo, Silveria Peixoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação Capacitação. |
topic |
Ensino Educação Capacitação. |
description |
A Simulação Realística representa um método de ensino inovador, baseado em ambientes e diretrizes assistenciais que agregam a complexidade do aprendizado em caráter integral, oportunizam a formação de profissionais autônomos, protagonistas em sua aprendizagem. O presente estudo busca revisar na literatura a utilização da simulação realística como estratégia de ensino para a formação de profissionais de saúde, além de identificar e descrever suas oportunidades, limitações e efetividade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados artigos publicados no período de 2010 a 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol. A amostra, constituída por 29 artigos, permitiu identificar que o emprego da simulação realística requer, além de aplicação e investimentos, o preparo, planejamento e, sobretudo, a iniciativa e empenho de educadores que atribuam valores significativos ao processo de ensino aprendizagem, possibilitando a construção de novos meios que resultem na reestruturação da pedagogia tradicional e, consequentemente, contribuam para a formação de profissionais, mais críticos, reflexivos, capacitados e aptos para atuação. Espera-se que as reflexões tecidas sustentem a aplicação de novas experiências nos mais diversificados cenários e contribuam para a elaboração de estudos que evidenciem a utilização desta metodologia ativa para o ensino em saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466 10.18378/rebes.v9i4.6466 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i4.6466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466/6479 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466/9903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Silveria Peixoto Laredo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Silveria Peixoto Laredo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 58-64 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 58-64 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 58-64 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666798174208 |