Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Celso Augusto de Barros
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Toniosso, José Pedro, Nogueira, Lilian Donizete Pimenta, Laredo, Silveria Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466
Resumo: A Simulação Realística representa um método de ensino inovador, baseado em ambientes e diretrizes assistenciais que agregam a complexidade do aprendizado em caráter integral, oportunizam a formação de profissionais autônomos, protagonistas em sua aprendizagem. O presente estudo busca revisar na literatura a utilização da simulação realística como estratégia de ensino para a formação de profissionais de saúde, além de identificar e descrever suas oportunidades, limitações e efetividade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados artigos publicados no período de 2010 a 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol. A amostra, constituída por 29 artigos, permitiu identificar que o emprego da simulação realística requer, além de aplicação e investimentos, o preparo, planejamento e, sobretudo, a iniciativa e empenho de educadores que atribuam valores significativos ao processo de ensino aprendizagem, possibilitando a construção de novos meios que resultem na reestruturação da pedagogia tradicional e, consequentemente, contribuam para a formação de profissionais, mais críticos, reflexivos, capacitados e aptos para atuação. Espera-se que as reflexões tecidas sustentem a aplicação de novas experiências nos mais diversificados cenários e contribuam para a elaboração de estudos que evidenciem a utilização desta metodologia ativa para o ensino em saúde.
id GVAA-2_cab28c1fe85580c59443b936e183f06c
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6466
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativaEnsinoEducaçãoCapacitação.A Simulação Realística representa um método de ensino inovador, baseado em ambientes e diretrizes assistenciais que agregam a complexidade do aprendizado em caráter integral, oportunizam a formação de profissionais autônomos, protagonistas em sua aprendizagem. O presente estudo busca revisar na literatura a utilização da simulação realística como estratégia de ensino para a formação de profissionais de saúde, além de identificar e descrever suas oportunidades, limitações e efetividade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados artigos publicados no período de 2010 a 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol. A amostra, constituída por 29 artigos, permitiu identificar que o emprego da simulação realística requer, além de aplicação e investimentos, o preparo, planejamento e, sobretudo, a iniciativa e empenho de educadores que atribuam valores significativos ao processo de ensino aprendizagem, possibilitando a construção de novos meios que resultem na reestruturação da pedagogia tradicional e, consequentemente, contribuam para a formação de profissionais, mais críticos, reflexivos, capacitados e aptos para atuação. Espera-se que as reflexões tecidas sustentem a aplicação de novas experiências nos mais diversificados cenários e contribuam para a elaboração de estudos que evidenciem a utilização desta metodologia ativa para o ensino em saúde.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/646610.18378/rebes.v9i4.6466Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 58-64Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 58-64Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 58-642358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466/6479https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466/9903Copyright (c) 2019 Silveria Peixoto Laredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalvador, Celso Augusto de BarrosToniosso, José PedroNogueira, Lilian Donizete PimentaLaredo, Silveria Peixoto2020-03-02T19:54:03Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6466Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:03Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa
title Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa
spellingShingle Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa
Salvador, Celso Augusto de Barros
Ensino
Educação
Capacitação.
title_short Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa
title_full Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa
title_fullStr Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa
title_sort Simulação realística, estratégia metodológica para a formação de profissionais na área da saúde: Uma revisão integrativa
author Salvador, Celso Augusto de Barros
author_facet Salvador, Celso Augusto de Barros
Toniosso, José Pedro
Nogueira, Lilian Donizete Pimenta
Laredo, Silveria Peixoto
author_role author
author2 Toniosso, José Pedro
Nogueira, Lilian Donizete Pimenta
Laredo, Silveria Peixoto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Celso Augusto de Barros
Toniosso, José Pedro
Nogueira, Lilian Donizete Pimenta
Laredo, Silveria Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação
Capacitação.
topic Ensino
Educação
Capacitação.
description A Simulação Realística representa um método de ensino inovador, baseado em ambientes e diretrizes assistenciais que agregam a complexidade do aprendizado em caráter integral, oportunizam a formação de profissionais autônomos, protagonistas em sua aprendizagem. O presente estudo busca revisar na literatura a utilização da simulação realística como estratégia de ensino para a formação de profissionais de saúde, além de identificar e descrever suas oportunidades, limitações e efetividade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados artigos publicados no período de 2010 a 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol. A amostra, constituída por 29 artigos, permitiu identificar que o emprego da simulação realística requer, além de aplicação e investimentos, o preparo, planejamento e, sobretudo, a iniciativa e empenho de educadores que atribuam valores significativos ao processo de ensino aprendizagem, possibilitando a construção de novos meios que resultem na reestruturação da pedagogia tradicional e, consequentemente, contribuam para a formação de profissionais, mais críticos, reflexivos, capacitados e aptos para atuação. Espera-se que as reflexões tecidas sustentem a aplicação de novas experiências nos mais diversificados cenários e contribuam para a elaboração de estudos que evidenciem a utilização desta metodologia ativa para o ensino em saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466
10.18378/rebes.v9i4.6466
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i4.6466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466/6479
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6466/9903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Silveria Peixoto Laredo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Silveria Peixoto Laredo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 58-64
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 58-64
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 58-64
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666798174208