A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisca Liérgia de Medeiros
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, José Ozildo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4109
Resumo: Este artigo trata sobre a importância da brinquedoteca na aprendizagem infantil, tendo como objetivo a verificação da necessidade desse espaço nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem das crianças. A criação da brinquedoteca foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança. Para realizar este estudo primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema, tendo como principais teóricos Friedmann (1996) e Kishimoto (2008), os quais foram utilizados para a fundamentação teórica, revelando o quanto é importante o lúdico nas práticas de ensino das crianças, apresentando-o como um instrumento motivador para a criança. Na educação infantil, o professor pode explorar a imaginação da criança através do brinquedo, possibilitando o descobrimento de si mesmo e de suas capacidades. Esta pesquisa mostrou que para educar crianças com qualidade não se deve apenas trabalhar com conteúdos tradicionalmente, mas valer-se do lúdico para construir o conhecimento necessário para a formação do ser críticoreflexivo. Palavras-chaves: Lúdico. Ensino. Criança.
id GVAA-2_e7f8c411ac77ca3a0094892ebaf6dba6
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/4109
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantilEste artigo trata sobre a importância da brinquedoteca na aprendizagem infantil, tendo como objetivo a verificação da necessidade desse espaço nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem das crianças. A criação da brinquedoteca foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança. Para realizar este estudo primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema, tendo como principais teóricos Friedmann (1996) e Kishimoto (2008), os quais foram utilizados para a fundamentação teórica, revelando o quanto é importante o lúdico nas práticas de ensino das crianças, apresentando-o como um instrumento motivador para a criança. Na educação infantil, o professor pode explorar a imaginação da criança através do brinquedo, possibilitando o descobrimento de si mesmo e de suas capacidades. Esta pesquisa mostrou que para educar crianças com qualidade não se deve apenas trabalhar com conteúdos tradicionalmente, mas valer-se do lúdico para construir o conhecimento necessário para a formação do ser críticoreflexivo. Palavras-chaves: Lúdico. Ensino. Criança.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/410910.18378/rebes.v5i1.4109Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 118-126Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 118-126Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 118-1262358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4109/3636Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Francisca Liérgia de MedeirosSantos, José Ozildo dos2019-05-20T15:22:05Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4109Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2019-05-20T15:22:05Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil
title A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil
spellingShingle A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil
Santos, Francisca Liérgia de Medeiros
title_short A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil
title_full A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil
title_fullStr A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil
title_full_unstemmed A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil
title_sort A importância da brinquedoteca na construção do conhecimento infantil
author Santos, Francisca Liérgia de Medeiros
author_facet Santos, Francisca Liérgia de Medeiros
Santos, José Ozildo dos
author_role author
author2 Santos, José Ozildo dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francisca Liérgia de Medeiros
Santos, José Ozildo dos
description Este artigo trata sobre a importância da brinquedoteca na aprendizagem infantil, tendo como objetivo a verificação da necessidade desse espaço nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem das crianças. A criação da brinquedoteca foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança. Para realizar este estudo primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema, tendo como principais teóricos Friedmann (1996) e Kishimoto (2008), os quais foram utilizados para a fundamentação teórica, revelando o quanto é importante o lúdico nas práticas de ensino das crianças, apresentando-o como um instrumento motivador para a criança. Na educação infantil, o professor pode explorar a imaginação da criança através do brinquedo, possibilitando o descobrimento de si mesmo e de suas capacidades. Esta pesquisa mostrou que para educar crianças com qualidade não se deve apenas trabalhar com conteúdos tradicionalmente, mas valer-se do lúdico para construir o conhecimento necessário para a formação do ser críticoreflexivo. Palavras-chaves: Lúdico. Ensino. Criança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4109
10.18378/rebes.v5i1.4109
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4109
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v5i1.4109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4109/3636
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 118-126
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 118-126
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 118-126
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666221457408