O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joao Carlos Alves dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818
Resumo: As doenças sexualmente transmissíveis e a síndrome da imunodeficiência humana são doenças de alta prevalência, além de ser um problema de política pública de saúde do país. O objetivo deste estudo foi analisar na literatura nacional estudos a respeito da formação do enfermeiro docente e o seu ensino por meio de métodos e práticas pedagógicas na assistência a essas doenças. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. A busca foi realizada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, mediante a combinação dos descritores: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Docentes, Ensino, Enfermagem entre o ano 2000 à 2014. Foram encontrados cinco artigos após a aplicação dos critérios de inclusão pré-definidos. Observou-se o relato de experiência e a valorização da percepção pessoal e profissional como instrumentos que alicerçam o ensino ao tema pelos docentes de enfermagem. Portanto, sugere-se a ampliação de pesquisas sobre o contexto docente e as estratégias de ensino, pois estudos com esse enfoque são fundamentais para uma percepção reflexiva do ensino em enfermagem e contribui para a melhoria de sua ação como educador.Nurses and teaching in assistance for sexually transmitted diseases: a integrative review ABSTRACT - Sexually transmitted diseases and human immunodeficiency syndrome are highly prevalent diseases. Also, they are a public policy issue of health of the country. The aim of this study was to analyze in the national literature studies on the training of teaching nurses and their education through educational methods and practices in the care of these diseases.  This is a study of integrative review. The search was performed in the database Latin American and Caribbean Health Sciences. Through the combination of descriptors: Human Immunodeficiency Syndrome, Teachers, Education, Nursing between 2000 and 2014. Five articles were found after application of predefined inclusion criteria. We observed a report of experience and the enhancement of personal and professional perception as instruments that support teaching on the subject by nursing professors. Therefore, we suggest the expansion of research on the teaching context and teaching strategies, because studies with this approach are key to a reflexive perception of nursing education and they contribute to the improvement of its action as an educator.
id GVAA-2_ff804b94797f8fff172f3704d863adcd
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3818
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativaAIDSensinodocenteenfermagemAs doenças sexualmente transmissíveis e a síndrome da imunodeficiência humana são doenças de alta prevalência, além de ser um problema de política pública de saúde do país. O objetivo deste estudo foi analisar na literatura nacional estudos a respeito da formação do enfermeiro docente e o seu ensino por meio de métodos e práticas pedagógicas na assistência a essas doenças. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. A busca foi realizada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, mediante a combinação dos descritores: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Docentes, Ensino, Enfermagem entre o ano 2000 à 2014. Foram encontrados cinco artigos após a aplicação dos critérios de inclusão pré-definidos. Observou-se o relato de experiência e a valorização da percepção pessoal e profissional como instrumentos que alicerçam o ensino ao tema pelos docentes de enfermagem. Portanto, sugere-se a ampliação de pesquisas sobre o contexto docente e as estratégias de ensino, pois estudos com esse enfoque são fundamentais para uma percepção reflexiva do ensino em enfermagem e contribui para a melhoria de sua ação como educador.Nurses and teaching in assistance for sexually transmitted diseases: a integrative review ABSTRACT - Sexually transmitted diseases and human immunodeficiency syndrome are highly prevalent diseases. Also, they are a public policy issue of health of the country. The aim of this study was to analyze in the national literature studies on the training of teaching nurses and their education through educational methods and practices in the care of these diseases.  This is a study of integrative review. The search was performed in the database Latin American and Caribbean Health Sciences. Through the combination of descriptors: Human Immunodeficiency Syndrome, Teachers, Education, Nursing between 2000 and 2014. Five articles were found after application of predefined inclusion criteria. We observed a report of experience and the enhancement of personal and professional perception as instruments that support teaching on the subject by nursing professors. Therefore, we suggest the expansion of research on the teaching context and teaching strategies, because studies with this approach are key to a reflexive perception of nursing education and they contribute to the improvement of its action as an educator.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfimage/jpegapplication/mswordimage/jpegapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/381810.18378/rebes.v6i2.3818Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 2 (2016); 08 - 12Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 08 - 12Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 2 (2016); 08 - 122358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818/3711https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818/8705https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818/8706https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818/8707https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818/8878Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Joao Carlos Alves dos2017-12-28T17:05:34Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3818Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2017-12-28T17:05:34Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa
title O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa
spellingShingle O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa
Santos, Joao Carlos Alves dos
AIDS
ensino
docente
enfermagem
title_short O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa
title_full O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa
title_fullStr O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa
title_full_unstemmed O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa
title_sort O enfermeiro e o ensino na assistência às doenças sexualmente transmissíveis: revisão integrativa
author Santos, Joao Carlos Alves dos
author_facet Santos, Joao Carlos Alves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joao Carlos Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv AIDS
ensino
docente
enfermagem
topic AIDS
ensino
docente
enfermagem
description As doenças sexualmente transmissíveis e a síndrome da imunodeficiência humana são doenças de alta prevalência, além de ser um problema de política pública de saúde do país. O objetivo deste estudo foi analisar na literatura nacional estudos a respeito da formação do enfermeiro docente e o seu ensino por meio de métodos e práticas pedagógicas na assistência a essas doenças. Trata-se de um estudo de revisão integrativa. A busca foi realizada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, mediante a combinação dos descritores: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Docentes, Ensino, Enfermagem entre o ano 2000 à 2014. Foram encontrados cinco artigos após a aplicação dos critérios de inclusão pré-definidos. Observou-se o relato de experiência e a valorização da percepção pessoal e profissional como instrumentos que alicerçam o ensino ao tema pelos docentes de enfermagem. Portanto, sugere-se a ampliação de pesquisas sobre o contexto docente e as estratégias de ensino, pois estudos com esse enfoque são fundamentais para uma percepção reflexiva do ensino em enfermagem e contribui para a melhoria de sua ação como educador.Nurses and teaching in assistance for sexually transmitted diseases: a integrative review ABSTRACT - Sexually transmitted diseases and human immunodeficiency syndrome are highly prevalent diseases. Also, they are a public policy issue of health of the country. The aim of this study was to analyze in the national literature studies on the training of teaching nurses and their education through educational methods and practices in the care of these diseases.  This is a study of integrative review. The search was performed in the database Latin American and Caribbean Health Sciences. Through the combination of descriptors: Human Immunodeficiency Syndrome, Teachers, Education, Nursing between 2000 and 2014. Five articles were found after application of predefined inclusion criteria. We observed a report of experience and the enhancement of personal and professional perception as instruments that support teaching on the subject by nursing professors. Therefore, we suggest the expansion of research on the teaching context and teaching strategies, because studies with this approach are key to a reflexive perception of nursing education and they contribute to the improvement of its action as an educator.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818
10.18378/rebes.v6i2.3818
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v6i2.3818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818/3711
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818/8705
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818/8706
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818/8707
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3818/8878
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
application/msword
image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 No. 2 (2016); 08 - 12
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 6 Núm. 2 (2016); 08 - 12
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 6 n. 2 (2016); 08 - 12
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665861795840