Potencial climático para a produção de uvas em sistema de dupla poda anual no estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricce,Wilian da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Caramori,Paulo Henrique, Roberto,Sérgio Ruffo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052013000400013
Resumo: A cultura da videira tem potencial para produção contínua logo após pequeno período de descanso entre safras, porém os riscos climáticos podem limitar essa prática. O objetivo foi avaliar o potencial climático para o cultivo de duas safras anuais e a estimativa da severidade de míldio, em função de diferentes épocas de poda, e da exigência em graus-dia de diferentes genótipos de uvas (Vitis spp.), no estado do Paraná. Foram avaliados os riscos de geada, o balanço hídrico climatológico normal e a severidade potencial de ocorrência de míldio utilizando dados de 21 estações meteorológicas do Instituto Agronômico do Paraná. A ocorrência de geadas limita a época de cultivo da videira nas regiões centro, sul e leste. O excesso hídrico é observado em todo o estado. Genótipos que necessitam 1.800°C dia entre a poda e a colheita somente podem ser utilizados em sistema de dupla safra anual nas regiões mais quentes do estado. Não é possível a obtenção de duas safras anuais quando se utilizam genótipos de videiras que exigem mais de 2.000°C dia. Nas regiões mais frias, somente genótipos que necessitam 1.000 a 1.200°C dia podem ser utilizados. Em função do potencial de severidade do míldio, indica-se o cultivo de uvas rústicas ou americanas para as regiões centro, sul e leste, enquanto nas regiões sudoeste, oeste, norte e noroeste indica-se o cultivo das uvas finas ou europeias, porém sem descartar a necessidade de controle da doença nas fases fenológicas mais suscetíveis.
id IAC-1_02ec0bc4ae172a55ec93a62992f78f97
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87052013000400013
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Potencial climático para a produção de uvas em sistema de dupla poda anual no estado do Paranárisco climáticoVitisgraus-diamíldioA cultura da videira tem potencial para produção contínua logo após pequeno período de descanso entre safras, porém os riscos climáticos podem limitar essa prática. O objetivo foi avaliar o potencial climático para o cultivo de duas safras anuais e a estimativa da severidade de míldio, em função de diferentes épocas de poda, e da exigência em graus-dia de diferentes genótipos de uvas (Vitis spp.), no estado do Paraná. Foram avaliados os riscos de geada, o balanço hídrico climatológico normal e a severidade potencial de ocorrência de míldio utilizando dados de 21 estações meteorológicas do Instituto Agronômico do Paraná. A ocorrência de geadas limita a época de cultivo da videira nas regiões centro, sul e leste. O excesso hídrico é observado em todo o estado. Genótipos que necessitam 1.800°C dia entre a poda e a colheita somente podem ser utilizados em sistema de dupla safra anual nas regiões mais quentes do estado. Não é possível a obtenção de duas safras anuais quando se utilizam genótipos de videiras que exigem mais de 2.000°C dia. Nas regiões mais frias, somente genótipos que necessitam 1.000 a 1.200°C dia podem ser utilizados. Em função do potencial de severidade do míldio, indica-se o cultivo de uvas rústicas ou americanas para as regiões centro, sul e leste, enquanto nas regiões sudoeste, oeste, norte e noroeste indica-se o cultivo das uvas finas ou europeias, porém sem descartar a necessidade de controle da doença nas fases fenológicas mais suscetíveis.Instituto Agronômico de Campinas2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052013000400013Bragantia v.72 n.4 2013reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/brag.2013.042info:eu-repo/semantics/openAccessRicce,Wilian da SilvaCaramori,Paulo HenriqueRoberto,Sérgio Ruffopor2014-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87052013000400013Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2014-01-09T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial climático para a produção de uvas em sistema de dupla poda anual no estado do Paraná
title Potencial climático para a produção de uvas em sistema de dupla poda anual no estado do Paraná
spellingShingle Potencial climático para a produção de uvas em sistema de dupla poda anual no estado do Paraná
Ricce,Wilian da Silva
risco climático
Vitis
graus-dia
míldio
title_short Potencial climático para a produção de uvas em sistema de dupla poda anual no estado do Paraná
title_full Potencial climático para a produção de uvas em sistema de dupla poda anual no estado do Paraná
title_fullStr Potencial climático para a produção de uvas em sistema de dupla poda anual no estado do Paraná
title_full_unstemmed Potencial climático para a produção de uvas em sistema de dupla poda anual no estado do Paraná
title_sort Potencial climático para a produção de uvas em sistema de dupla poda anual no estado do Paraná
author Ricce,Wilian da Silva
author_facet Ricce,Wilian da Silva
Caramori,Paulo Henrique
Roberto,Sérgio Ruffo
author_role author
author2 Caramori,Paulo Henrique
Roberto,Sérgio Ruffo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricce,Wilian da Silva
Caramori,Paulo Henrique
Roberto,Sérgio Ruffo
dc.subject.por.fl_str_mv risco climático
Vitis
graus-dia
míldio
topic risco climático
Vitis
graus-dia
míldio
description A cultura da videira tem potencial para produção contínua logo após pequeno período de descanso entre safras, porém os riscos climáticos podem limitar essa prática. O objetivo foi avaliar o potencial climático para o cultivo de duas safras anuais e a estimativa da severidade de míldio, em função de diferentes épocas de poda, e da exigência em graus-dia de diferentes genótipos de uvas (Vitis spp.), no estado do Paraná. Foram avaliados os riscos de geada, o balanço hídrico climatológico normal e a severidade potencial de ocorrência de míldio utilizando dados de 21 estações meteorológicas do Instituto Agronômico do Paraná. A ocorrência de geadas limita a época de cultivo da videira nas regiões centro, sul e leste. O excesso hídrico é observado em todo o estado. Genótipos que necessitam 1.800°C dia entre a poda e a colheita somente podem ser utilizados em sistema de dupla safra anual nas regiões mais quentes do estado. Não é possível a obtenção de duas safras anuais quando se utilizam genótipos de videiras que exigem mais de 2.000°C dia. Nas regiões mais frias, somente genótipos que necessitam 1.000 a 1.200°C dia podem ser utilizados. Em função do potencial de severidade do míldio, indica-se o cultivo de uvas rústicas ou americanas para as regiões centro, sul e leste, enquanto nas regiões sudoeste, oeste, norte e noroeste indica-se o cultivo das uvas finas ou europeias, porém sem descartar a necessidade de controle da doença nas fases fenológicas mais suscetíveis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052013000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052013000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/brag.2013.042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.72 n.4 2013
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193303390126080