Autismo: Conhecendo esse mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vogel, Lucas Antonio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/219
Resumo: Atualmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA), lato sensu conhecido como autismo, é um dos transtornos mais comentados e com grande aumento de casos no mundo. Além de se tratar de um tema atual, a importância de falarmos sobre ele se ancora no fato de muitas pessoas ainda não saberem como agir com uma pessoa com autismo. Apresentaremos, assim, quais são as características que a pessoa com o TEA pode apresentar; explicaremos o que é o PECS, o ABA e o TEACH, principais recursos utilizados para o desenvolvimento da criança com o TEA; direitos que resguardam a pessoa com o TEA; e, especialmente para docentes, algumas metodologias que podem ser trabalhadas em sala de aula e que podem contribuir na inclusão e aprendizagem do(a) aluno(a) com o TEA. Nosso objetivo, portanto, é ressaltar a importância de se falar sobre a temática suscitada. Malgrado já se tenha estudos desde a metade do século XX, somente nos últimos anos temos estudos mais aprofundados na área, em grande medida, em função do aumento significativo de casos tanto no Brasil como no mundo. Com isso, vemos a necessidade de as pessoas saberem o que, de fato, é o TEA; como o autista se sente; saber que seu pensamento é diferente de uma pessoa considerada “normal” e entender que o autista quer e precisa ser incluso na sociedade, ser respeitado.
id IBICT-1_0aae79a0da0ed5f39ad27883d704ab8f
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/219
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Autismo: Conhecendo esse mundoAutism: Knowing this worldEducação especialInclusãoDeficiênciaEducaçãoAtualmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA), lato sensu conhecido como autismo, é um dos transtornos mais comentados e com grande aumento de casos no mundo. Além de se tratar de um tema atual, a importância de falarmos sobre ele se ancora no fato de muitas pessoas ainda não saberem como agir com uma pessoa com autismo. Apresentaremos, assim, quais são as características que a pessoa com o TEA pode apresentar; explicaremos o que é o PECS, o ABA e o TEACH, principais recursos utilizados para o desenvolvimento da criança com o TEA; direitos que resguardam a pessoa com o TEA; e, especialmente para docentes, algumas metodologias que podem ser trabalhadas em sala de aula e que podem contribuir na inclusão e aprendizagem do(a) aluno(a) com o TEA. Nosso objetivo, portanto, é ressaltar a importância de se falar sobre a temática suscitada. Malgrado já se tenha estudos desde a metade do século XX, somente nos últimos anos temos estudos mais aprofundados na área, em grande medida, em função do aumento significativo de casos tanto no Brasil como no mundo. Com isso, vemos a necessidade de as pessoas saberem o que, de fato, é o TEA; como o autista se sente; saber que seu pensamento é diferente de uma pessoa considerada “normal” e entender que o autista quer e precisa ser incluso na sociedade, ser respeitado.Currently Autism Spectrum Disorder (ASD), broadly known as autism, is one of the most talked about disorders and with a large increase in cases worldwide. In addition to being a current topic, the importance of talking about it is anchored in the fact that many people still do not know how to act with a person with autism. Thus, we will present what are the characteristics that the person with ASD can present; we will explain what PECS, ABA and TEACH are, main resources used for the development of children with ASD; rights that protect the person with TEA; and, especially for teachers, some methodologies that can be worked on in the classroom and that can contribute to the inclusion and learning of the student with TEA. Our objective, therefore, is to emphasize the importance of talking about the theme raised. In spite of having had studies since the middle of the twentieth century, only in the last few years have we had more in-depth studies in the area, to a large extent, due to the significant increase in cases both in Brazil and worldwide. With that, we see the need for people to know what, in fact, TEA is; how the autistic person feels; knowing that their thinking is different from a person considered “normal” and understanding that the autistic person wants and needs to be included in society, to be respected.Fundo ParanáUniversidade Estatual do Oeste do ParanáBrasil2021-05-10T18:11:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfVOGEL, Lucas Antonio. Autismo: conhecendo esse mundo. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.978-65-51210-00-6https://deposita.ibict.br/handle/deposita/219porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVogel, Lucas Antonioreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-12-06T14:24:20Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/219Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-12-06T14:24:20Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Autismo: Conhecendo esse mundo
Autism: Knowing this world
title Autismo: Conhecendo esse mundo
spellingShingle Autismo: Conhecendo esse mundo
Vogel, Lucas Antonio
Educação especial
Inclusão
Deficiência
Educação
title_short Autismo: Conhecendo esse mundo
title_full Autismo: Conhecendo esse mundo
title_fullStr Autismo: Conhecendo esse mundo
title_full_unstemmed Autismo: Conhecendo esse mundo
title_sort Autismo: Conhecendo esse mundo
author Vogel, Lucas Antonio
author_facet Vogel, Lucas Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vogel, Lucas Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão
Deficiência
Educação
topic Educação especial
Inclusão
Deficiência
Educação
description Atualmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA), lato sensu conhecido como autismo, é um dos transtornos mais comentados e com grande aumento de casos no mundo. Além de se tratar de um tema atual, a importância de falarmos sobre ele se ancora no fato de muitas pessoas ainda não saberem como agir com uma pessoa com autismo. Apresentaremos, assim, quais são as características que a pessoa com o TEA pode apresentar; explicaremos o que é o PECS, o ABA e o TEACH, principais recursos utilizados para o desenvolvimento da criança com o TEA; direitos que resguardam a pessoa com o TEA; e, especialmente para docentes, algumas metodologias que podem ser trabalhadas em sala de aula e que podem contribuir na inclusão e aprendizagem do(a) aluno(a) com o TEA. Nosso objetivo, portanto, é ressaltar a importância de se falar sobre a temática suscitada. Malgrado já se tenha estudos desde a metade do século XX, somente nos últimos anos temos estudos mais aprofundados na área, em grande medida, em função do aumento significativo de casos tanto no Brasil como no mundo. Com isso, vemos a necessidade de as pessoas saberem o que, de fato, é o TEA; como o autista se sente; saber que seu pensamento é diferente de uma pessoa considerada “normal” e entender que o autista quer e precisa ser incluso na sociedade, ser respeitado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-10T18:11:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VOGEL, Lucas Antonio. Autismo: conhecendo esse mundo. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.
978-65-51210-00-6
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/219
identifier_str_mv VOGEL, Lucas Antonio. Autismo: conhecendo esse mundo. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.
978-65-51210-00-6
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estatual do Oeste do Paraná
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estatual do Oeste do Paraná
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1810554513709334528