Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/140 |
Resumo: | Este capítulo é resultado de um estudo teórico acerca da inclusão e as formas de tratamento e relacionamento com a pessoa com deficiência. Visto que, para alcançar à inclusão social é necessário romper com os paradigmas excludentes que envolvem o relacionamento das pessoas sem deficiência com as pessoas com deficiência. Esses estudos levaram à elaboração de uma oficina sobre a temática. Entre os objetivos da oficina, que aqui serão brevemente relatados, estão: desconstruir estereótipos criados e usados lato sensu para referir-se a pessoas com deficiência; refletir sobre questões ligadas à acessibilidade, à inclusão e outros conceitos que tangenciam essa temática; oferecer orientações de tratamento em relação às pessoas com deficiência; e conscientizar as pessoas sobre seus papéis sociais na busca por uma educação inclusiva. |
id |
IBICT-1_efad961122efa2d7af9a797a630a0e80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/140 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusivaDeconstructing stereotypes for inclusive educationEducação especialInclusãoDeficiênciaEducaçãoEste capítulo é resultado de um estudo teórico acerca da inclusão e as formas de tratamento e relacionamento com a pessoa com deficiência. Visto que, para alcançar à inclusão social é necessário romper com os paradigmas excludentes que envolvem o relacionamento das pessoas sem deficiência com as pessoas com deficiência. Esses estudos levaram à elaboração de uma oficina sobre a temática. Entre os objetivos da oficina, que aqui serão brevemente relatados, estão: desconstruir estereótipos criados e usados lato sensu para referir-se a pessoas com deficiência; refletir sobre questões ligadas à acessibilidade, à inclusão e outros conceitos que tangenciam essa temática; oferecer orientações de tratamento em relação às pessoas com deficiência; e conscientizar as pessoas sobre seus papéis sociais na busca por uma educação inclusiva.This chapter is the result of a theoretical study on the inclusion and forms of treatment and relationship with the person with disabilities. Since, to achieve social inclusion, it is necessary to break with the exclusionary paradigms that involve the relationship of people without disabilities with people with deficiency. These studies led to the creation of a workshop on the thematic. Among the objectives of the workshop, which will be briefly reported, are: deconstructing stereotypes created and used lato sensu to refer to people with disabilities; reflect on issues linked to accessibility, inclusion and other concepts that touch this theme; offer treatment guidelines in relation to disabled people; and make people aware of their roles in the search for inclusive education.Fundo ParanáUniversidade Estatual do Oeste do ParanáBrasil2020-08-11T21:21:46Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfOLIVEIRA, Letícia Strossi de. Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.978-65-51210-00-6https://deposita.ibict.br/handle/deposita/140porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Letícia Strossi dereponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2020-08-11T21:21:46Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/140Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582020-08-11T21:21:46Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva Deconstructing stereotypes for inclusive education |
title |
Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva |
spellingShingle |
Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva Oliveira, Letícia Strossi de Educação especial Inclusão Deficiência Educação |
title_short |
Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva |
title_full |
Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva |
title_fullStr |
Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva |
title_sort |
Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva |
author |
Oliveira, Letícia Strossi de |
author_facet |
Oliveira, Letícia Strossi de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Letícia Strossi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Inclusão Deficiência Educação |
topic |
Educação especial Inclusão Deficiência Educação |
description |
Este capítulo é resultado de um estudo teórico acerca da inclusão e as formas de tratamento e relacionamento com a pessoa com deficiência. Visto que, para alcançar à inclusão social é necessário romper com os paradigmas excludentes que envolvem o relacionamento das pessoas sem deficiência com as pessoas com deficiência. Esses estudos levaram à elaboração de uma oficina sobre a temática. Entre os objetivos da oficina, que aqui serão brevemente relatados, estão: desconstruir estereótipos criados e usados lato sensu para referir-se a pessoas com deficiência; refletir sobre questões ligadas à acessibilidade, à inclusão e outros conceitos que tangenciam essa temática; oferecer orientações de tratamento em relação às pessoas com deficiência; e conscientizar as pessoas sobre seus papéis sociais na busca por uma educação inclusiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-11T21:21:46Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Letícia Strossi de. Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020. 978-65-51210-00-6 https://deposita.ibict.br/handle/deposita/140 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Letícia Strossi de. Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020. 978-65-51210-00-6 |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estatual do Oeste do Paraná Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estatual do Oeste do Paraná Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1811810871380279296 |