Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Letícia Strossi de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/140
Resumo: Este capítulo é resultado de um estudo teórico acerca da inclusão e as formas de tratamento e relacionamento com a pessoa com deficiência. Visto que, para alcançar à inclusão social é necessário romper com os paradigmas excludentes que envolvem o relacionamento das pessoas sem deficiência com as pessoas com deficiência. Esses estudos levaram à elaboração de uma oficina sobre a temática. Entre os objetivos da oficina, que aqui serão brevemente relatados, estão: desconstruir estereótipos criados e usados lato sensu para referir-se a pessoas com deficiência; refletir sobre questões ligadas à acessibilidade, à inclusão e outros conceitos que tangenciam essa temática; oferecer orientações de tratamento em relação às pessoas com deficiência; e conscientizar as pessoas sobre seus papéis sociais na busca por uma educação inclusiva.
id IBICT-1_efad961122efa2d7af9a797a630a0e80
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/140
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusivaDeconstructing stereotypes for inclusive educationEducação especialInclusãoDeficiênciaEducaçãoEste capítulo é resultado de um estudo teórico acerca da inclusão e as formas de tratamento e relacionamento com a pessoa com deficiência. Visto que, para alcançar à inclusão social é necessário romper com os paradigmas excludentes que envolvem o relacionamento das pessoas sem deficiência com as pessoas com deficiência. Esses estudos levaram à elaboração de uma oficina sobre a temática. Entre os objetivos da oficina, que aqui serão brevemente relatados, estão: desconstruir estereótipos criados e usados lato sensu para referir-se a pessoas com deficiência; refletir sobre questões ligadas à acessibilidade, à inclusão e outros conceitos que tangenciam essa temática; oferecer orientações de tratamento em relação às pessoas com deficiência; e conscientizar as pessoas sobre seus papéis sociais na busca por uma educação inclusiva.This chapter is the result of a theoretical study on the inclusion and forms of treatment and relationship with the person with disabilities. Since, to achieve social inclusion, it is necessary to break with the exclusionary paradigms that involve the relationship of people without disabilities with people with deficiency. These studies led to the creation of a workshop on the thematic. Among the objectives of the workshop, which will be briefly reported, are: deconstructing stereotypes created and used lato sensu to refer to people with disabilities; reflect on issues linked to accessibility, inclusion and other concepts that touch this theme; offer treatment guidelines in relation to disabled people; and make people aware of their roles in the search for inclusive education.Fundo ParanáUniversidade Estatual do Oeste do ParanáBrasil2020-08-11T21:21:46Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfOLIVEIRA, Letícia Strossi de. Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.978-65-51210-00-6https://deposita.ibict.br/handle/deposita/140porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Letícia Strossi dereponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2020-08-11T21:21:46Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/140Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582020-08-11T21:21:46Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva
Deconstructing stereotypes for inclusive education
title Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva
spellingShingle Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva
Oliveira, Letícia Strossi de
Educação especial
Inclusão
Deficiência
Educação
title_short Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva
title_full Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva
title_fullStr Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva
title_full_unstemmed Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva
title_sort Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva
author Oliveira, Letícia Strossi de
author_facet Oliveira, Letícia Strossi de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Letícia Strossi de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão
Deficiência
Educação
topic Educação especial
Inclusão
Deficiência
Educação
description Este capítulo é resultado de um estudo teórico acerca da inclusão e as formas de tratamento e relacionamento com a pessoa com deficiência. Visto que, para alcançar à inclusão social é necessário romper com os paradigmas excludentes que envolvem o relacionamento das pessoas sem deficiência com as pessoas com deficiência. Esses estudos levaram à elaboração de uma oficina sobre a temática. Entre os objetivos da oficina, que aqui serão brevemente relatados, estão: desconstruir estereótipos criados e usados lato sensu para referir-se a pessoas com deficiência; refletir sobre questões ligadas à acessibilidade, à inclusão e outros conceitos que tangenciam essa temática; oferecer orientações de tratamento em relação às pessoas com deficiência; e conscientizar as pessoas sobre seus papéis sociais na busca por uma educação inclusiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-11T21:21:46Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Letícia Strossi de. Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.
978-65-51210-00-6
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/140
identifier_str_mv OLIVEIRA, Letícia Strossi de. Desconstruindo estereótipos para uma educação inclusiva. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.
978-65-51210-00-6
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estatual do Oeste do Paraná
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estatual do Oeste do Paraná
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1811810871380279296