Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andressa Gomes dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/658
Resumo: Diante dos estudos realizados, com o intuito de aliar a história ao ensino de Matemática, por meio de uma interface, optou-se por uma perspectiva atualizada da escrita histórica, que utiliza uma fonte histórica para, nela, buscar recursos que possam servir como base para o desenvolvimento de atividades. Almejando contribuir com os estudos que aliam história e ensino nessa abordagem, escolheu-se investigar um instrumento matemático descrito no tratado de Edmund Gunter (1581-1626), intitulado The description and vse of the Sector, the Crossestaffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise, de modo a se apropriar da escala dos números inscrita no instrumento Cross-staff, para explorar didaticamente a noção de média geométrica. Assim, este estudo tem como objetivo geral conhecer os processos matemáticos envolvendo a média geométrica, que permearam a formação de licenciandos em Matemática a partir do manuseio da escala dos números. Dessa maneira, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, em que se realizou um levantamento sobre as temáticas relacionadas a este estudo, bem como um tratamento da fonte histórica escolhida. Para o desenvolvimento da atividade, utilizou-se o suporte da Teoria da Objetivação. A esfera contextual foi mobilizada por meio do estudo do tratado, em que se apresentou o contexto de elaboração da obra de Gunter. Também foi realizado um estudo, no âmbito epistemológico, direcionado para a escala dos números. Já a esfera historiográfica perpassa pelos dois momentos anteriores. Foi aplicada uma formação com licenciandos em Matemática para a percepção de saberes matemáticos relacionados à média geométrica, obtendo-se como resultado a mobilização de saberes como logaritmo, geométrica analítica e álgebra, associados à média geométrica. Portanto, contribui-se para a formação de professores de Matemática, com a utilização de recursos provenientes da história, em especial, com a escala dos números para o ensino de média geométrica a partir de articulações com outros âmbitos da Matemática.
id IBICT-1_0ebef8f9935eb32e9b76e040dfa3e1dc
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/658
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em MatemáticaMédia geométricaInterface entre história e ensinoFormação de professores de MatemáticaCiências Exatas e da TerraDiante dos estudos realizados, com o intuito de aliar a história ao ensino de Matemática, por meio de uma interface, optou-se por uma perspectiva atualizada da escrita histórica, que utiliza uma fonte histórica para, nela, buscar recursos que possam servir como base para o desenvolvimento de atividades. Almejando contribuir com os estudos que aliam história e ensino nessa abordagem, escolheu-se investigar um instrumento matemático descrito no tratado de Edmund Gunter (1581-1626), intitulado The description and vse of the Sector, the Crossestaffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise, de modo a se apropriar da escala dos números inscrita no instrumento Cross-staff, para explorar didaticamente a noção de média geométrica. Assim, este estudo tem como objetivo geral conhecer os processos matemáticos envolvendo a média geométrica, que permearam a formação de licenciandos em Matemática a partir do manuseio da escala dos números. Dessa maneira, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, em que se realizou um levantamento sobre as temáticas relacionadas a este estudo, bem como um tratamento da fonte histórica escolhida. Para o desenvolvimento da atividade, utilizou-se o suporte da Teoria da Objetivação. A esfera contextual foi mobilizada por meio do estudo do tratado, em que se apresentou o contexto de elaboração da obra de Gunter. Também foi realizado um estudo, no âmbito epistemológico, direcionado para a escala dos números. Já a esfera historiográfica perpassa pelos dois momentos anteriores. Foi aplicada uma formação com licenciandos em Matemática para a percepção de saberes matemáticos relacionados à média geométrica, obtendo-se como resultado a mobilização de saberes como logaritmo, geométrica analítica e álgebra, associados à média geométrica. Portanto, contribui-se para a formação de professores de Matemática, com a utilização de recursos provenientes da história, em especial, com a escala dos números para o ensino de média geométrica a partir de articulações com outros âmbitos da Matemática.In view of the studies carried out in order to combine history with the teaching of mathematics through an interface, an updated perspective of historical writing was chosen that uses a historical source to seek resources that can serve as a basis for the development of activities. Aiming to contribute to studies that combine history and teaching in this approach, we chose to investigate a mathematical instrument described in Edmund Gunter's treatise (1581-1626), entitled The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise, in such a way as to appropriate the scale of numbers inscribed in the Cross-staff instrument to didactically explore the notion of geometric mean. Thus, this study has the general objective of knowing the mathematical processes involving the geometric mean that permeated the formation of undergraduates in Mathematics from the handling of the scale of numbers. In this way, the research is characterized as qualitative with a bibliographic and documentary nature, in which a survey was carried out on the themes related to this study, as well as a treatment of the chosen historical source. As for the development of the activity, the support of the Theory of Objectification was used. The contextual sphere was mobilized from the study of the treaty in which the context of the elaboration of Gunter's work was presented. A study was also carried out in the epistemological scope directed to the scale of numbers. The historiographical sphere, on the other hand, permeates the two previous moments. Training was applied with a degree in Mathematics for the perception of mathematical knowledge related to the geometric mean, resulting in the mobilization of knowledge such as logarithm, analytical geometric and algebra associated with the geometric mean. In this way, it contributes to the training of mathematics teachers with the use of resources from history, especially with the scale of numbers for the teaching of geometric mean from articulations with other areas of mathematics.FUNCAPFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e TecnológicoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do CearáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticahttps://lattes.cnpq.br/2241206887027621Pereira, Ana Carolina CostaSantos, Andressa Gomes dos2024-09-10T19:12:32Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-09-10T19:12:32Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/658Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-09-10T19:12:32Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática
title Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática
spellingShingle Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática
Santos, Andressa Gomes dos
Média geométrica
Interface entre história e ensino
Formação de professores de Matemática
Ciências Exatas e da Terra
title_short Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática
title_full Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática
title_fullStr Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática
title_full_unstemmed Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática
title_sort Os aspectos matemáticos relacionados à média geométrica que emergem a partir da manipulação da escala dos números (1623) elaborada por Edmund Gunter com licenciandos em Matemática
author Santos, Andressa Gomes dos
author_facet Santos, Andressa Gomes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/2241206887027621
Pereira, Ana Carolina Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andressa Gomes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Média geométrica
Interface entre história e ensino
Formação de professores de Matemática
Ciências Exatas e da Terra
topic Média geométrica
Interface entre história e ensino
Formação de professores de Matemática
Ciências Exatas e da Terra
description Diante dos estudos realizados, com o intuito de aliar a história ao ensino de Matemática, por meio de uma interface, optou-se por uma perspectiva atualizada da escrita histórica, que utiliza uma fonte histórica para, nela, buscar recursos que possam servir como base para o desenvolvimento de atividades. Almejando contribuir com os estudos que aliam história e ensino nessa abordagem, escolheu-se investigar um instrumento matemático descrito no tratado de Edmund Gunter (1581-1626), intitulado The description and vse of the Sector, the Crossestaffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise, de modo a se apropriar da escala dos números inscrita no instrumento Cross-staff, para explorar didaticamente a noção de média geométrica. Assim, este estudo tem como objetivo geral conhecer os processos matemáticos envolvendo a média geométrica, que permearam a formação de licenciandos em Matemática a partir do manuseio da escala dos números. Dessa maneira, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, em que se realizou um levantamento sobre as temáticas relacionadas a este estudo, bem como um tratamento da fonte histórica escolhida. Para o desenvolvimento da atividade, utilizou-se o suporte da Teoria da Objetivação. A esfera contextual foi mobilizada por meio do estudo do tratado, em que se apresentou o contexto de elaboração da obra de Gunter. Também foi realizado um estudo, no âmbito epistemológico, direcionado para a escala dos números. Já a esfera historiográfica perpassa pelos dois momentos anteriores. Foi aplicada uma formação com licenciandos em Matemática para a percepção de saberes matemáticos relacionados à média geométrica, obtendo-se como resultado a mobilização de saberes como logaritmo, geométrica analítica e álgebra, associados à média geométrica. Portanto, contribui-se para a formação de professores de Matemática, com a utilização de recursos provenientes da história, em especial, com a escala dos números para o ensino de média geométrica a partir de articulações com outros âmbitos da Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-09-10T19:12:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://deposita.ibict.br/handle/deposita/658
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1811810879056904192