POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/536 |
Resumo: | Pesquisas retratam a história como uma opção a ser inserida no ensino de matemática para ressignificar um conhecimento. Em vista disso, é preciso articular esses dois campos, uma maneira é visando a construção de interface em que se considera um potencial recurso didático proveniente da história para ser levado ao ensino. Desse modo, escolheu-se para esse estudo o tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments..., especificamente a escala dos números e seu manuseio relacionado à proporção contínua. Objetiva-se, assim, discutir questões matemáticas que emergem a partir de problemas propostos, relacionados a manipulação da escala dos números, para uso de proporção contínua e que podem ser articuladas no ensino de Matemática. A pesquisa se caracteriza como documental e se apropria da Teoria da Objetivação para pautar a construção da tarefa. Por conseguinte, a elaboração de tarefas a partir dessa teoria em conjunto com a interface, podem trazer possibilidades didáticas para o ensino de matemática. Concluiu-se, portanto, que a escala dos números para o uso da proporção contínua possibilita tratar sobre questões logarítmicas, de progressão geométrica e de proporção, podendo haver uma relação entre esses elementos transformando a visão do futuro professor sobre esses conhecimentos matemáticos. |
id |
URI-5_09227503c29f5a08bb739ca0850151ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/536 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Interface entre história e ensinoTeoria da ObjetivaçãoProporção contínuaPesquisas retratam a história como uma opção a ser inserida no ensino de matemática para ressignificar um conhecimento. Em vista disso, é preciso articular esses dois campos, uma maneira é visando a construção de interface em que se considera um potencial recurso didático proveniente da história para ser levado ao ensino. Desse modo, escolheu-se para esse estudo o tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments..., especificamente a escala dos números e seu manuseio relacionado à proporção contínua. Objetiva-se, assim, discutir questões matemáticas que emergem a partir de problemas propostos, relacionados a manipulação da escala dos números, para uso de proporção contínua e que podem ser articuladas no ensino de Matemática. A pesquisa se caracteriza como documental e se apropria da Teoria da Objetivação para pautar a construção da tarefa. Por conseguinte, a elaboração de tarefas a partir dessa teoria em conjunto com a interface, podem trazer possibilidades didáticas para o ensino de matemática. Concluiu-se, portanto, que a escala dos números para o uso da proporção contínua possibilita tratar sobre questões logarítmicas, de progressão geométrica e de proporção, podendo haver uma relação entre esses elementos transformando a visão do futuro professor sobre esses conhecimentos matemáticos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/53610.31512/encitec.v12i2.536Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 05-222237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/536/398Copyright (c) 2022 Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes dos Santos, Andressa Costa Pereira, Ana Carolina 2022-07-25T16:48:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/536Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-07-25T16:48:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title |
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Gomes dos Santos, Andressa Interface entre história e ensino Teoria da Objetivação Proporção contínua |
title_short |
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_full |
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
title_sort |
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DA ESCALA DOS NÚMEROS (1623) ELABORADA POR EDMUND GUNTER NO USO DA PROPORÇÃO CONTÍNUA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
author |
Gomes dos Santos, Andressa |
author_facet |
Gomes dos Santos, Andressa Costa Pereira, Ana Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Costa Pereira, Ana Carolina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes dos Santos, Andressa Costa Pereira, Ana Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interface entre história e ensino Teoria da Objetivação Proporção contínua |
topic |
Interface entre história e ensino Teoria da Objetivação Proporção contínua |
description |
Pesquisas retratam a história como uma opção a ser inserida no ensino de matemática para ressignificar um conhecimento. Em vista disso, é preciso articular esses dois campos, uma maneira é visando a construção de interface em que se considera um potencial recurso didático proveniente da história para ser levado ao ensino. Desse modo, escolheu-se para esse estudo o tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments..., especificamente a escala dos números e seu manuseio relacionado à proporção contínua. Objetiva-se, assim, discutir questões matemáticas que emergem a partir de problemas propostos, relacionados a manipulação da escala dos números, para uso de proporção contínua e que podem ser articuladas no ensino de Matemática. A pesquisa se caracteriza como documental e se apropria da Teoria da Objetivação para pautar a construção da tarefa. Por conseguinte, a elaboração de tarefas a partir dessa teoria em conjunto com a interface, podem trazer possibilidades didáticas para o ensino de matemática. Concluiu-se, portanto, que a escala dos números para o uso da proporção contínua possibilita tratar sobre questões logarítmicas, de progressão geométrica e de proporção, podendo haver uma relação entre esses elementos transformando a visão do futuro professor sobre esses conhecimentos matemáticos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/536 10.31512/encitec.v12i2.536 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/536 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v12i2.536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/536/398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 05-22 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333688635392 |