Formação continuada de professores para práticas de promoção de saúde na escola em Sobral-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Stela Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/350
Resumo: A promoção da saúde na escola é um campo do conhecimento que envolve a educação e a saúde como ferramentas de ensino-aprendizagem, direcionadas à comunidade escolar, visando a proporcionar uma melhoria na qualidade de vida e de saúde dos seus envolvidos. O estudo apresentou como objetivo geral analisar as implicações de uma formação continuada de professores de Educação Física nas práticas de promoção de saúde no âmbito escolar no município de Sobral-CE. Especificamente: compreender como os professores de Educação Física entendem as práticas de promoção de saúde na escola; planejar uma intervenção formativa para os professores de Educação Física da rede estadual de Sobral nas práticas de promoção de saúde na escola; realizar uma formação continuada com os professores de Educação Física da rede estadual de Sobral no contexto das práticas de promoção de saúde na escola; avaliar as implicações na práxis pedagógica dos professores de Educação Física a partir da intervenção formativa realizada. O caminho teóricometodológico pautou-se no paradigma Interpretativo, em uma abordagem qualitativa, que teve como método a pesquisa-ação. O lócus da investigação foi o município de Sobral, conhecido por ser o maior centro universitário do interior do Ceará e ainda por ter o melhor IDEB do Brasil. Dessa maneira, as escolas selecionadas para compor a pesquisa foram as Escolas do Estado do município de Sobral. Dessas escolas, dez professores participaram da pesquisa. A coleta dos dados aconteceu em quatro etapas: aplicação de questionário diagnóstico, momento de planejamento, análise das atividades desenvolvidas pelos professores de Educação Física durante as oficinas formativas e a realização de entrevistas individuais com os participantes do estudo. A análise de dados, subjetiva, seguiu os direcionamentos da pesquisa qualitativa. Os aspectos éticos foram pautados nas diretrizes e normas que regulamentam as pesquisas envolvendo seres humanos, CNS n° 510/2016, complementado pela CNS n° 466/2012. A partir da primeira etapa, observou-se que o entendimento sobre saúde dos professores cursistas estava mais direcionado à relação saúde/doença. A segunda etapa foi o planejamento para a formação continuada das práticas de promoção da saúde na escola. Já a terceira etapa, que se considerou ter sido um processo formativo significativo para os participantes, apesar de todos os desafios encontrados para a sua realização, propiciou aprendizagens e reflexões sobre a saúde na escola durante os encontros. As fragilidades nesse processo investigado como a desistência de alguns professores após a inscrição no curso, assim como a pouca participação de alguns e outros que não entregaram a proposta pedagógica solicitada, não diminuiu a relevância e as contribuições desse processo formativo para o objeto, talvez seja um fato que favoreça a reflexão sobre a carga horária e as atividades já exercidas na escola pelos docentes desistentes ou a falta de interesse pela temática do curso. Conclui-se que a tese foi confirmada, pois a formação continuada para a promoção de saúde proporciona uma reflexão sobre a prática na escola e como esta pode ser ampliada e enriquecida.
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Especificamente: compreender como os professores de Educação Física entendem as práticas de promoção de saúde na escola; planejar uma intervenção formativa para os professores de Educação Física da rede estadual de Sobral nas práticas de promoção de saúde na escola; realizar uma formação continuada com os professores de Educação Física da rede estadual de Sobral no contexto das práticas de promoção de saúde na escola; avaliar as implicações na práxis pedagógica dos professores de Educação Física a partir da intervenção formativa realizada. O caminho teóricometodológico pautou-se no paradigma Interpretativo, em uma abordagem qualitativa, que teve como método a pesquisa-ação. O lócus da investigação foi o município de Sobral, conhecido por ser o maior centro universitário do interior do Ceará e ainda por ter o melhor IDEB do Brasil. Dessa maneira, as escolas selecionadas para compor a pesquisa foram as Escolas do Estado do município de Sobral. Dessas escolas, dez professores participaram da pesquisa. A coleta dos dados aconteceu em quatro etapas: aplicação de questionário diagnóstico, momento de planejamento, análise das atividades desenvolvidas pelos professores de Educação Física durante as oficinas formativas e a realização de entrevistas individuais com os participantes do estudo. A análise de dados, subjetiva, seguiu os direcionamentos da pesquisa qualitativa. Os aspectos éticos foram pautados nas diretrizes e normas que regulamentam as pesquisas envolvendo seres humanos, CNS n° 510/2016, complementado pela CNS n° 466/2012. A partir da primeira etapa, observou-se que o entendimento sobre saúde dos professores cursistas estava mais direcionado à relação saúde/doença. A segunda etapa foi o planejamento para a formação continuada das práticas de promoção da saúde na escola. Já a terceira etapa, que se considerou ter sido um processo formativo significativo para os participantes, apesar de todos os desafios encontrados para a sua realização, propiciou aprendizagens e reflexões sobre a saúde na escola durante os encontros. As fragilidades nesse processo investigado como a desistência de alguns professores após a inscrição no curso, assim como a pouca participação de alguns e outros que não entregaram a proposta pedagógica solicitada, não diminuiu a relevância e as contribuições desse processo formativo para o objeto, talvez seja um fato que favoreça a reflexão sobre a carga horária e as atividades já exercidas na escola pelos docentes desistentes ou a falta de interesse pela temática do curso. Conclui-se que a tese foi confirmada, pois a formação continuada para a promoção de saúde proporciona uma reflexão sobre a prática na escola e como esta pode ser ampliada e enriquecida.This thesis had as object of study the continued training of Physical Education teachers for health promotion practices at school. Health promotion in school is a field of knowledge that involves education and health as teaching-learning tools, aimed at the school community, in order to provide an improvement in the quality of life and health of its stakeholders. The study presented as a general objective to analyze the implications of continued training of Physical Education teachers in health promotion practices in the school environment in the municipality of Sobral-CE. Specifically: understand how Physical Education teachers understand health promotion practices at school; plan a formative intervention for Physical Education teachers in the Sobral state network in health promotion practices at school; carry out a continuous training with physical education teachers of the Sobral state network in the context of health promotion practices at school; evaluate the implications in the pedagogical praxis of Physical Education teachers from the formative intervention performed. The theoretical-methodological path was based on the interpretative paradigm, in a qualitative approach, which had as method the action research. The locus of the investigation was the municipality of Sobral, known for being the largest university center in the interior of Ceará and also for having the best IDEB in Brazil. Thus, the schools selected to compart from the research were the Schools of the State of Sobral. Of these schools, ten teachers participated in the research. Data collection took place in four stages: application of a diagnostic questionnaire, planning time, analysis of the activities developed by physical education teachers during training workshops and conducting individual interviews with study participants. Data analysis, subjective, followed the directions of qualitative research. Ethical aspects were based on the guidelines and norms that regulate research involving human beings, CNS no. 510/2016, supplemented by CNS no. 466/2012. From the first stage, it was observed that the understanding of health of the teachers was more directed to the relationship between health/disease. The second stage was the planning for the continued training of health promotion practices in the school. The third stage, which was considered to have been a significant formative process for the participants, despite all the challenges encountered for its realization, it provided learning and reflections on health at school during the meetings. Weaknesses in this process investigated as the withdrawal of some teachers after enrollment in the course, as well as the little participation of some and others who did not deliver the pedagogical proposal requested, has not diminished the relevance and contributions of this formative process to the object, perhaps it is a fact that favors reflection on the workload and activities already carried out at school by dropout teachers or the lack of interest in the theme of the course. It is concluded that the thesis was confirmed, because continued training for health promotion provides a reflection on practice at school and how it can be expanded and enriched.Universidade Estadual do Ceará- UECEUniversidade Estadual do CearáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEFerreira, Heraldo SimõesSoares, Stela Lopes2023-06-16T14:17:29Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-06-16T14:18:16Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/350Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-06-16T14:18:16Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
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