Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo oferecer um curso de formação continuada de professores, direcionado ao desenvolvimento do atletismo na Educação Física Escolar, verificando suas contribuições para a prática pedagógica dos participantes. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um curso de formação continuada de professores com a participação de 21 professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Goiânia. De natureza qualitativa, com elementos da pesquisa-ação, esta pesquisa utilizou diferentes técnicas para o levantamento dos dados, quais sejam: entrevistas, questionário, gravação e diário de campo. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada oportunizou aos professores a troca de experiências; a construção de conhecimentos que contribuíram para a superação das dificuldades no trato das provas do atletismo abordadas no curso; atendeu às necessidades dos professores; proporcionou a interferência direta na escola durante o processo de formação continuada; estimulou a criatividade para o desenvolvimento de novas práticas; proporcionou a elevação da autoestima dos professores e aproximou a universidade da escola. Com base nos resultados, reforçamos a importância da formação continuada para a construção de novos conhecimentos; ressaltamos a importância da aproximação entre a universidade e a escola, de modo a possibilitar a reflexão, discussão, construção e divulgação de novos conhecimentos relacionados ao atletismo, para que os professores possam superar as dificuldades, desenvolvendo práticas pedagógicas que contemplem o atletismo de forma mais completa e aprofundada. |
id |
UFPR-4_6fe5f292fa5b037aadaf1522ab05dc81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49226 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física EscolarEducação Física Escolar; Formação Continuada;Ensino-AprendizagemAtletismo; Educação Física Escolar; Formação ContinuadaEducação FísicaEsta pesquisa teve como objetivo oferecer um curso de formação continuada de professores, direcionado ao desenvolvimento do atletismo na Educação Física Escolar, verificando suas contribuições para a prática pedagógica dos participantes. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um curso de formação continuada de professores com a participação de 21 professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Goiânia. De natureza qualitativa, com elementos da pesquisa-ação, esta pesquisa utilizou diferentes técnicas para o levantamento dos dados, quais sejam: entrevistas, questionário, gravação e diário de campo. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada oportunizou aos professores a troca de experiências; a construção de conhecimentos que contribuíram para a superação das dificuldades no trato das provas do atletismo abordadas no curso; atendeu às necessidades dos professores; proporcionou a interferência direta na escola durante o processo de formação continuada; estimulou a criatividade para o desenvolvimento de novas práticas; proporcionou a elevação da autoestima dos professores e aproximou a universidade da escola. Com base nos resultados, reforçamos a importância da formação continuada para a construção de novos conhecimentos; ressaltamos a importância da aproximação entre a universidade e a escola, de modo a possibilitar a reflexão, discussão, construção e divulgação de novos conhecimentos relacionados ao atletismo, para que os professores possam superar as dificuldades, desenvolvendo práticas pedagógicas que contemplem o atletismo de forma mais completa e aprofundada.UFPRFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Gemente, Flórence Rosana FaganelloMatthiesen, Sara Quenzer2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-200Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-200Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-2001984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226/33239Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T15:03:39Zoai:revistas.ufpr.br:article/49226Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-08-28T15:03:39Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar |
title |
Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar |
spellingShingle |
Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar Gemente, Flórence Rosana Faganello Educação Física Escolar; Formação Continuada;Ensino-Aprendizagem Atletismo; Educação Física Escolar; Formação Continuada Educação Física |
title_short |
Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar |
title_full |
Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar |
title_fullStr |
Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar |
title_sort |
Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar |
author |
Gemente, Flórence Rosana Faganello |
author_facet |
Gemente, Flórence Rosana Faganello Matthiesen, Sara Quenzer |
author_role |
author |
author2 |
Matthiesen, Sara Quenzer |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gemente, Flórence Rosana Faganello Matthiesen, Sara Quenzer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar; Formação Continuada;Ensino-Aprendizagem Atletismo; Educação Física Escolar; Formação Continuada Educação Física |
topic |
Educação Física Escolar; Formação Continuada;Ensino-Aprendizagem Atletismo; Educação Física Escolar; Formação Continuada Educação Física |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo oferecer um curso de formação continuada de professores, direcionado ao desenvolvimento do atletismo na Educação Física Escolar, verificando suas contribuições para a prática pedagógica dos participantes. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um curso de formação continuada de professores com a participação de 21 professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Goiânia. De natureza qualitativa, com elementos da pesquisa-ação, esta pesquisa utilizou diferentes técnicas para o levantamento dos dados, quais sejam: entrevistas, questionário, gravação e diário de campo. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada oportunizou aos professores a troca de experiências; a construção de conhecimentos que contribuíram para a superação das dificuldades no trato das provas do atletismo abordadas no curso; atendeu às necessidades dos professores; proporcionou a interferência direta na escola durante o processo de formação continuada; estimulou a criatividade para o desenvolvimento de novas práticas; proporcionou a elevação da autoestima dos professores e aproximou a universidade da escola. Com base nos resultados, reforçamos a importância da formação continuada para a construção de novos conhecimentos; ressaltamos a importância da aproximação entre a universidade e a escola, de modo a possibilitar a reflexão, discussão, construção e divulgação de novos conhecimentos relacionados ao atletismo, para que os professores possam superar as dificuldades, desenvolvendo práticas pedagógicas que contemplem o atletismo de forma mais completa e aprofundada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226/33239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-200 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-200 Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-200 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898168459264 |