Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gemente, Flórence Rosana Faganello
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Matthiesen, Sara Quenzer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo oferecer um curso de formação continuada de professores, direcionado ao desenvolvimento do atletismo na Educação Física Escolar, verificando suas contribuições para a prática pedagógica dos participantes. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um curso de formação continuada de professores com a participação de 21 professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Goiânia. De natureza qualitativa, com elementos da pesquisa-ação, esta pesquisa utilizou diferentes técnicas para o levantamento dos dados, quais sejam: entrevistas, questionário, gravação e diário de campo. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada oportunizou aos professores a troca de experiências; a construção de conhecimentos que contribuíram para a superação das dificuldades no trato das provas do atletismo abordadas no curso; atendeu às necessidades dos professores; proporcionou a interferência direta na escola durante o processo de formação continuada; estimulou a criatividade para o desenvolvimento de  novas práticas; proporcionou a elevação da autoestima dos professores e aproximou a universidade da escola. Com base nos resultados, reforçamos a importância da formação continuada para a construção de novos conhecimentos; ressaltamos a importância da aproximação entre a universidade e a escola, de modo a possibilitar a reflexão, discussão, construção e divulgação de novos conhecimentos relacionados ao atletismo, para que os professores possam superar as dificuldades, desenvolvendo práticas pedagógicas que contemplem o atletismo de forma mais completa e aprofundada.
id UFPR-4_6fe5f292fa5b037aadaf1522ab05dc81
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49226
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física EscolarEducação Física Escolar; Formação Continuada;Ensino-AprendizagemAtletismo; Educação Física Escolar; Formação ContinuadaEducação FísicaEsta pesquisa teve como objetivo oferecer um curso de formação continuada de professores, direcionado ao desenvolvimento do atletismo na Educação Física Escolar, verificando suas contribuições para a prática pedagógica dos participantes. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um curso de formação continuada de professores com a participação de 21 professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Goiânia. De natureza qualitativa, com elementos da pesquisa-ação, esta pesquisa utilizou diferentes técnicas para o levantamento dos dados, quais sejam: entrevistas, questionário, gravação e diário de campo. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada oportunizou aos professores a troca de experiências; a construção de conhecimentos que contribuíram para a superação das dificuldades no trato das provas do atletismo abordadas no curso; atendeu às necessidades dos professores; proporcionou a interferência direta na escola durante o processo de formação continuada; estimulou a criatividade para o desenvolvimento de  novas práticas; proporcionou a elevação da autoestima dos professores e aproximou a universidade da escola. Com base nos resultados, reforçamos a importância da formação continuada para a construção de novos conhecimentos; ressaltamos a importância da aproximação entre a universidade e a escola, de modo a possibilitar a reflexão, discussão, construção e divulgação de novos conhecimentos relacionados ao atletismo, para que os professores possam superar as dificuldades, desenvolvendo práticas pedagógicas que contemplem o atletismo de forma mais completa e aprofundada.UFPRFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Gemente, Flórence Rosana FaganelloMatthiesen, Sara Quenzer2017-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-200Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-200Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-2001984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226/33239Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T15:03:39Zoai:revistas.ufpr.br:article/49226Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-08-28T15:03:39Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar
title Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar
spellingShingle Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar
Gemente, Flórence Rosana Faganello
Educação Física Escolar; Formação Continuada;Ensino-Aprendizagem
Atletismo; Educação Física Escolar; Formação Continuada
Educação Física
title_short Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar
title_full Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar
title_fullStr Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar
title_sort Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar
author Gemente, Flórence Rosana Faganello
author_facet Gemente, Flórence Rosana Faganello
Matthiesen, Sara Quenzer
author_role author
author2 Matthiesen, Sara Quenzer
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gemente, Flórence Rosana Faganello
Matthiesen, Sara Quenzer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar; Formação Continuada;Ensino-Aprendizagem
Atletismo; Educação Física Escolar; Formação Continuada
Educação Física
topic Educação Física Escolar; Formação Continuada;Ensino-Aprendizagem
Atletismo; Educação Física Escolar; Formação Continuada
Educação Física
description Esta pesquisa teve como objetivo oferecer um curso de formação continuada de professores, direcionado ao desenvolvimento do atletismo na Educação Física Escolar, verificando suas contribuições para a prática pedagógica dos participantes. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um curso de formação continuada de professores com a participação de 21 professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Goiânia. De natureza qualitativa, com elementos da pesquisa-ação, esta pesquisa utilizou diferentes técnicas para o levantamento dos dados, quais sejam: entrevistas, questionário, gravação e diário de campo. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada oportunizou aos professores a troca de experiências; a construção de conhecimentos que contribuíram para a superação das dificuldades no trato das provas do atletismo abordadas no curso; atendeu às necessidades dos professores; proporcionou a interferência direta na escola durante o processo de formação continuada; estimulou a criatividade para o desenvolvimento de  novas práticas; proporcionou a elevação da autoestima dos professores e aproximou a universidade da escola. Com base nos resultados, reforçamos a importância da formação continuada para a construção de novos conhecimentos; ressaltamos a importância da aproximação entre a universidade e a escola, de modo a possibilitar a reflexão, discussão, construção e divulgação de novos conhecimentos relacionados ao atletismo, para que os professores possam superar as dificuldades, desenvolvendo práticas pedagógicas que contemplem o atletismo de forma mais completa e aprofundada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49226/33239
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-200
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-200
Educar em Revista; v. 33, n. 65 (2017); p. 183-200
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898168459264