O Pibid na formação inicial do licenciando em matemática: construção de saberes da experiência docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Anna Christina Alcoforado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/604
Resumo: Na educação brasileira, tem-se discutido muito, nos últimos anos, a formação inicial de professores de matemática. Esta investigação teve por objetivo analisar articulações de saberes específicos de matemática e pedagógicos com saberes experienciais da docência, explicitados por licenciandos inseridos no Pibid, em suas vivências do contexto escolar da educação básica. O referencial teórico foi fundamentado nas teorias de Maurice Tardif, saberes da experiência docente, Bernard Charlot, relação do sujeito com o saber, e Donald Schön, professores reflexivos, complementando com autores que têm discutido a formação inicial de professores de matemática. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada com sete licenciandos em Matemática do Ifes/campus Vitória, participantes dos subprojetos do Pibid, no ensino fundamental e médio. A coleta dos dados ocorreu por observação participante, análise documental (documentos oficiais do Pibid e do curso de Licenciatura pesquisado), questionário aberto e entrevista para confirmação de dados. Os resultados apontaram algumas articulações de saberes da experiência docente, construídos no contexto da sala de aula, no ambiente escolar, na troca de experiência com professores de matemática e nas reflexões críticas sobre o processo que esse programa propiciou. Como produto final, procedeu-se à construção de um ambiente virtual colaborativo para contribuir com a educação matemática no ensino fundamental e médio, compartilhando as experiências entre as instituições de ensino superior, a educação básica e pesquisadores, por meio de vivências das aprendizagens que experienciaram os bolsistas do Pibid.
id IBICT-1_1dc0c7e42f0219596a946171498d10a1
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/604
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling O Pibid na formação inicial do licenciando em matemática: construção de saberes da experiência docenteSaberes da experiência docentePibidFormação inicial de professoresLicenciatura em MatemáticaEnsino de Ciências e MatemáticaNa educação brasileira, tem-se discutido muito, nos últimos anos, a formação inicial de professores de matemática. Esta investigação teve por objetivo analisar articulações de saberes específicos de matemática e pedagógicos com saberes experienciais da docência, explicitados por licenciandos inseridos no Pibid, em suas vivências do contexto escolar da educação básica. O referencial teórico foi fundamentado nas teorias de Maurice Tardif, saberes da experiência docente, Bernard Charlot, relação do sujeito com o saber, e Donald Schön, professores reflexivos, complementando com autores que têm discutido a formação inicial de professores de matemática. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada com sete licenciandos em Matemática do Ifes/campus Vitória, participantes dos subprojetos do Pibid, no ensino fundamental e médio. A coleta dos dados ocorreu por observação participante, análise documental (documentos oficiais do Pibid e do curso de Licenciatura pesquisado), questionário aberto e entrevista para confirmação de dados. Os resultados apontaram algumas articulações de saberes da experiência docente, construídos no contexto da sala de aula, no ambiente escolar, na troca de experiência com professores de matemática e nas reflexões críticas sobre o processo que esse programa propiciou. Como produto final, procedeu-se à construção de um ambiente virtual colaborativo para contribuir com a educação matemática no ensino fundamental e médio, compartilhando as experiências entre as instituições de ensino superior, a educação básica e pesquisadores, por meio de vivências das aprendizagens que experienciaram os bolsistas do Pibid.In Brazilian education, the initial training of mathematics teachers has been under discussion in recent years. So, this research aims to analyse the connection between the knowledge of teaching and the specific knowledge of mathematics with experiential teaching knowledge explained by undergraduates in Pibid inserted in their experiences of context elementary and secondary schools. The theoretical framework is based on the theories of Maurice Tardif, Bernard Charlot and Donald Schön concerning experiencial teaching knowledge, the relation of the subject to knowledge and the theory of reflective teaching respectively. To enrich our discussion, the ideas of some authors who have discussed the initial training of teachers of mathematics are also presented. This is a qualitative case study, conducted with undergraduates in mathematics from Ifes/Vitória campus, seven participants of the subprojects of Pibid, in elementary and secondary schools. The data was collected by participant observation, documentary analysis (official documents of both Pibid and the undergraduate course researched), open questionnaire and interview for data confirmation. The results show that experiential teaching knowledge is built in the context of the classroom, in the school environment, in the exchange with more experienced teachers of mathematics and in the critical reflections on the teaching process produced during PIBID project. At the end, a virtual environment to collaborate with mathematics education in elementary and secondary schools was developed so that the PIBID experiences could be shared among the university, elementary and secondary schools and researchers.Instituto Federal do Espírito Santo - IfesInstituto Federal do Espírito SantoBrasilPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat/Ifes)http://lattes.cnpq.br/763182977617955900290856752Pinto, Antônio Henriquehttp://lattes.cnpq.br/1422316224223725Silva, Sandra Aparecida Fraga dahttp://lattes.cnpq.br/9586060156931069Pinto, Antônio HenriqueSilva, Sandra Aparecida Fraga daPaiva, Maria Auxiliadora VilelaSilva, Mirian do Amaral JonisCorrêa, Anna Christina Alcoforado2024-05-22T13:34:19Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2024-05-22T13:36:07Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/604Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-05-22T13:36:07Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Pibid na formação inicial do licenciando em matemática: construção de saberes da experiência docente
title O Pibid na formação inicial do licenciando em matemática: construção de saberes da experiência docente
spellingShingle O Pibid na formação inicial do licenciando em matemática: construção de saberes da experiência docente
Corrêa, Anna Christina Alcoforado
Saberes da experiência docente
Pibid
Formação inicial de professores
Licenciatura em Matemática
Ensino de Ciências e Matemática
title_short O Pibid na formação inicial do licenciando em matemática: construção de saberes da experiência docente
title_full O Pibid na formação inicial do licenciando em matemática: construção de saberes da experiência docente
title_fullStr O Pibid na formação inicial do licenciando em matemática: construção de saberes da experiência docente
title_full_unstemmed O Pibid na formação inicial do licenciando em matemática: construção de saberes da experiência docente
title_sort O Pibid na formação inicial do licenciando em matemática: construção de saberes da experiência docente
author Corrêa, Anna Christina Alcoforado
author_facet Corrêa, Anna Christina Alcoforado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7631829776179559
00290856752
Pinto, Antônio Henrique
http://lattes.cnpq.br/1422316224223725
Silva, Sandra Aparecida Fraga da
http://lattes.cnpq.br/9586060156931069
Pinto, Antônio Henrique
Silva, Sandra Aparecida Fraga da
Paiva, Maria Auxiliadora Vilela
Silva, Mirian do Amaral Jonis
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Anna Christina Alcoforado
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes da experiência docente
Pibid
Formação inicial de professores
Licenciatura em Matemática
Ensino de Ciências e Matemática
topic Saberes da experiência docente
Pibid
Formação inicial de professores
Licenciatura em Matemática
Ensino de Ciências e Matemática
description Na educação brasileira, tem-se discutido muito, nos últimos anos, a formação inicial de professores de matemática. Esta investigação teve por objetivo analisar articulações de saberes específicos de matemática e pedagógicos com saberes experienciais da docência, explicitados por licenciandos inseridos no Pibid, em suas vivências do contexto escolar da educação básica. O referencial teórico foi fundamentado nas teorias de Maurice Tardif, saberes da experiência docente, Bernard Charlot, relação do sujeito com o saber, e Donald Schön, professores reflexivos, complementando com autores que têm discutido a formação inicial de professores de matemática. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada com sete licenciandos em Matemática do Ifes/campus Vitória, participantes dos subprojetos do Pibid, no ensino fundamental e médio. A coleta dos dados ocorreu por observação participante, análise documental (documentos oficiais do Pibid e do curso de Licenciatura pesquisado), questionário aberto e entrevista para confirmação de dados. Os resultados apontaram algumas articulações de saberes da experiência docente, construídos no contexto da sala de aula, no ambiente escolar, na troca de experiência com professores de matemática e nas reflexões críticas sobre o processo que esse programa propiciou. Como produto final, procedeu-se à construção de um ambiente virtual colaborativo para contribuir com a educação matemática no ensino fundamental e médio, compartilhando as experiências entre as instituições de ensino superior, a educação básica e pesquisadores, por meio de vivências das aprendizagens que experienciaram os bolsistas do Pibid.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2024-05-22T13:34:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://deposita.ibict.br/handle/deposita/604
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
Instituto Federal do Espírito Santo
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat/Ifes)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes
Instituto Federal do Espírito Santo
Brasil
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat/Ifes)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1801753549364789248