Steam: arte e design no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/172 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o processo de implantação do STEAM – Science, Technology, Engeneering, Arts+Design, Mathematics, movimento que propõe a integração de diferentes áreas, no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes. São descritas as características desse movimento, comparando-as com outras propostas que também valorizam a integração entre áreas do conhecimento. Na implantação, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa foi norteadora das decisões tomadas para as áreas das Artes e do Design. São discutidas as interfaces da Arte, do Design, da Ciência e da Educação, que se aproximam do STEAM. Mostra-se neste trabalho que o Design oferece contribuições significativas para a Educação. Descrevem-se, finalmente, as etapas de planejamento, os processos e produtos obtidos, os cuidados e ajustes físicos realizados para garantir o sucesso da implantação. |
id |
IBICT-1_36008fe6ed5f3d401a89c0d99c91eb61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/172 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
Steam: arte e design no ensino médioDesignArte-educaçãoEstudo e ensinoCiências Sociais AplicadasEste trabalho apresenta o processo de implantação do STEAM – Science, Technology, Engeneering, Arts+Design, Mathematics, movimento que propõe a integração de diferentes áreas, no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes. São descritas as características desse movimento, comparando-as com outras propostas que também valorizam a integração entre áreas do conhecimento. Na implantação, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa foi norteadora das decisões tomadas para as áreas das Artes e do Design. São discutidas as interfaces da Arte, do Design, da Ciência e da Educação, que se aproximam do STEAM. Mostra-se neste trabalho que o Design oferece contribuições significativas para a Educação. Descrevem-se, finalmente, as etapas de planejamento, os processos e produtos obtidos, os cuidados e ajustes físicos realizados para garantir o sucesso da implantação.This work presents the process of installation of STEAM, in the first year of Ensino Médio of Colegio Bandeirantes, in Sao Paulo. The initials STEAM – Science, Technology, Engeenering, Arts+Design and Mathematics, represent a movement launched in The United States proposing the integration of different areas, aiming at the improvement in education to cope with needs of a world in constant transformation. The characteristics of the movement are described, and how they compare to other approaches that also value integration. In this installation Mae’s Abordagem Triangular has been the compass for decision making in the areas of Arts and Design. The interfaces of Art, Design, Science and Education are discussed insofar they apply to STEAM. Finally, the phases of planning, the processes and products yielded, the cares and physical adjustments to achieve success in the installation are described.Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi: Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto SensuBrasilPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Designhttp://lattes.cnpq.br/9808337337433346Barbosa, Ana Mae Tavares BastosMORAES, Paula Ariane da Silva2021-04-06T14:02:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Paula Ariane da Silva. Steam: arte e design no ensino médio. 2017. 196 f. : il. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2017.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2021-04-06T14:02:21Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/172Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582021-04-06T14:02:21Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Steam: arte e design no ensino médio |
title |
Steam: arte e design no ensino médio |
spellingShingle |
Steam: arte e design no ensino médio MORAES, Paula Ariane da Silva Design Arte-educação Estudo e ensino Ciências Sociais Aplicadas |
title_short |
Steam: arte e design no ensino médio |
title_full |
Steam: arte e design no ensino médio |
title_fullStr |
Steam: arte e design no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Steam: arte e design no ensino médio |
title_sort |
Steam: arte e design no ensino médio |
author |
MORAES, Paula Ariane da Silva |
author_facet |
MORAES, Paula Ariane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9808337337433346 Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAES, Paula Ariane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Arte-educação Estudo e ensino Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Design Arte-educação Estudo e ensino Ciências Sociais Aplicadas |
description |
Este trabalho apresenta o processo de implantação do STEAM – Science, Technology, Engeneering, Arts+Design, Mathematics, movimento que propõe a integração de diferentes áreas, no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes. São descritas as características desse movimento, comparando-as com outras propostas que também valorizam a integração entre áreas do conhecimento. Na implantação, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa foi norteadora das decisões tomadas para as áreas das Artes e do Design. São discutidas as interfaces da Arte, do Design, da Ciência e da Educação, que se aproximam do STEAM. Mostra-se neste trabalho que o Design oferece contribuições significativas para a Educação. Descrevem-se, finalmente, as etapas de planejamento, os processos e produtos obtidos, os cuidados e ajustes físicos realizados para garantir o sucesso da implantação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2021-04-06T14:02:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Paula Ariane da Silva. Steam: arte e design no ensino médio. 2017. 196 f. : il. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2017. https://deposita.ibict.br/handle/deposita/172 |
identifier_str_mv |
MORAES, Paula Ariane da Silva. Steam: arte e design no ensino médio. 2017. 196 f. : il. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2017. |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi Universidade Anhembi Morumbi: Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu Brasil Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi Universidade Anhembi Morumbi: Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu Brasil Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1811810873115672576 |