Steam: arte e design no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Paula Ariane da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/172
Resumo: Este trabalho apresenta o processo de implantação do STEAM – Science, Technology, Engeneering, Arts+Design, Mathematics, movimento que propõe a integração de diferentes áreas, no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes. São descritas as características desse movimento, comparando-as com outras propostas que também valorizam a integração entre áreas do conhecimento. Na implantação, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa foi norteadora das decisões tomadas para as áreas das Artes e do Design. São discutidas as interfaces da Arte, do Design, da Ciência e da Educação, que se aproximam do STEAM. Mostra-se neste trabalho que o Design oferece contribuições significativas para a Educação. Descrevem-se, finalmente, as etapas de planejamento, os processos e produtos obtidos, os cuidados e ajustes físicos realizados para garantir o sucesso da implantação.
id IBICT-1_36008fe6ed5f3d401a89c0d99c91eb61
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/172
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Steam: arte e design no ensino médioDesignArte-educaçãoEstudo e ensinoCiências Sociais AplicadasEste trabalho apresenta o processo de implantação do STEAM – Science, Technology, Engeneering, Arts+Design, Mathematics, movimento que propõe a integração de diferentes áreas, no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes. São descritas as características desse movimento, comparando-as com outras propostas que também valorizam a integração entre áreas do conhecimento. Na implantação, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa foi norteadora das decisões tomadas para as áreas das Artes e do Design. São discutidas as interfaces da Arte, do Design, da Ciência e da Educação, que se aproximam do STEAM. Mostra-se neste trabalho que o Design oferece contribuições significativas para a Educação. Descrevem-se, finalmente, as etapas de planejamento, os processos e produtos obtidos, os cuidados e ajustes físicos realizados para garantir o sucesso da implantação.This work presents the process of installation of STEAM, in the first year of Ensino Médio of Colegio Bandeirantes, in Sao Paulo. The initials STEAM – Science, Technology, Engeenering, Arts+Design and Mathematics, represent a movement launched in The United States proposing the integration of different areas, aiming at the improvement in education to cope with needs of a world in constant transformation. The characteristics of the movement are described, and how they compare to other approaches that also value integration. In this installation Mae’s Abordagem Triangular has been the compass for decision making in the areas of Arts and Design. The interfaces of Art, Design, Science and Education are discussed insofar they apply to STEAM. Finally, the phases of planning, the processes and products yielded, the cares and physical adjustments to achieve success in the installation are described.Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi: Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto SensuBrasilPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Designhttp://lattes.cnpq.br/9808337337433346Barbosa, Ana Mae Tavares BastosMORAES, Paula Ariane da Silva2021-04-06T14:02:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Paula Ariane da Silva. Steam: arte e design no ensino médio. 2017. 196 f. : il. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2017.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2021-04-06T14:02:21Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/172Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582021-04-06T14:02:21Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Steam: arte e design no ensino médio
title Steam: arte e design no ensino médio
spellingShingle Steam: arte e design no ensino médio
MORAES, Paula Ariane da Silva
Design
Arte-educação
Estudo e ensino
Ciências Sociais Aplicadas
title_short Steam: arte e design no ensino médio
title_full Steam: arte e design no ensino médio
title_fullStr Steam: arte e design no ensino médio
title_full_unstemmed Steam: arte e design no ensino médio
title_sort Steam: arte e design no ensino médio
author MORAES, Paula Ariane da Silva
author_facet MORAES, Paula Ariane da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9808337337433346
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Paula Ariane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Arte-educação
Estudo e ensino
Ciências Sociais Aplicadas
topic Design
Arte-educação
Estudo e ensino
Ciências Sociais Aplicadas
description Este trabalho apresenta o processo de implantação do STEAM – Science, Technology, Engeneering, Arts+Design, Mathematics, movimento que propõe a integração de diferentes áreas, no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes. São descritas as características desse movimento, comparando-as com outras propostas que também valorizam a integração entre áreas do conhecimento. Na implantação, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa foi norteadora das decisões tomadas para as áreas das Artes e do Design. São discutidas as interfaces da Arte, do Design, da Ciência e da Educação, que se aproximam do STEAM. Mostra-se neste trabalho que o Design oferece contribuições significativas para a Educação. Descrevem-se, finalmente, as etapas de planejamento, os processos e produtos obtidos, os cuidados e ajustes físicos realizados para garantir o sucesso da implantação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-04-06T14:02:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Paula Ariane da Silva. Steam: arte e design no ensino médio. 2017. 196 f. : il. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2017.
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/172
identifier_str_mv MORAES, Paula Ariane da Silva. Steam: arte e design no ensino médio. 2017. 196 f. : il. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2017.
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Anhembi Morumbi: Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
Brasil
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Anhembi Morumbi: Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
Brasil
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1811810873115672576