Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Ednilson
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/141
Resumo: A história da ciência mostra que ao menos desde o século XVI que a modelagem matemática vem sendo utilizada sistematicamente como método científico, a exemplo de cientistas notáveis como Galilei Galileu e Isaac Newton. No entanto, somente a partir do século XX é que ela foi percebida como constituinte importante na construção do pensamento científico. A construção de modelos teóricos (modelos matemáticos) é necessária porque não temos acesso direto ao mundo físico, tal acesso é sempre parcial e limitado pelo poder preditivo de tais modelos. Desse modo, o objetivo deste livro é apresentar ao professor do ensino médio discussões relevantes sobre aspectos teóricos e práticos que possam subsidiar uma prática docente inovadora, tendo como suporte a modelagem matemática no contexto do ensino de física.
id IBICT-1_3d0d658fafb77a134377dacfdccb50f9
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/141
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafiosModelagem matemáticaEnsino de físicaPossibilidades e desafiosCiências Exatas e da TerraA história da ciência mostra que ao menos desde o século XVI que a modelagem matemática vem sendo utilizada sistematicamente como método científico, a exemplo de cientistas notáveis como Galilei Galileu e Isaac Newton. No entanto, somente a partir do século XX é que ela foi percebida como constituinte importante na construção do pensamento científico. A construção de modelos teóricos (modelos matemáticos) é necessária porque não temos acesso direto ao mundo físico, tal acesso é sempre parcial e limitado pelo poder preditivo de tais modelos. Desse modo, o objetivo deste livro é apresentar ao professor do ensino médio discussões relevantes sobre aspectos teóricos e práticos que possam subsidiar uma prática docente inovadora, tendo como suporte a modelagem matemática no contexto do ensino de física.The history of science shows that at least since the 16th century that mathematical modeling has been used systematically as scientific method, like notable scientists like Galilei Galileo and Isaac Newton. However, it was only from the 20th century that it was perceived as an important constituent in the construction of thought scientific. The construction of theoretical models (mathematical models) is necessary because we do not have direct access to the physical world, such access is always partial and limited by the predictive power of such models. Of this Therefore, the purpose of this book is to introduce high school teachers relevant discussions on theoretical and practical aspects that may subsidize an innovative teaching practice, supported by mathematical modeling in the context of physics teaching.Rfb EditoraBrasil2020-08-11T21:22:40Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-990978-0-5https://deposita.ibict.br/handle/deposita/141porModelagem matemática no ensino de físicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, Ednilsonreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2020-08-11T21:22:40Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/141Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582020-08-11T21:22:40Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios
title Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios
spellingShingle Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios
SOUZA, Ednilson
Modelagem matemática
Ensino de física
Possibilidades e desafios
Ciências Exatas e da Terra
title_short Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios
title_full Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios
title_fullStr Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios
title_full_unstemmed Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios
title_sort Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios
author SOUZA, Ednilson
author_facet SOUZA, Ednilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Ednilson
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Ensino de física
Possibilidades e desafios
Ciências Exatas e da Terra
topic Modelagem matemática
Ensino de física
Possibilidades e desafios
Ciências Exatas e da Terra
description A história da ciência mostra que ao menos desde o século XVI que a modelagem matemática vem sendo utilizada sistematicamente como método científico, a exemplo de cientistas notáveis como Galilei Galileu e Isaac Newton. No entanto, somente a partir do século XX é que ela foi percebida como constituinte importante na construção do pensamento científico. A construção de modelos teóricos (modelos matemáticos) é necessária porque não temos acesso direto ao mundo físico, tal acesso é sempre parcial e limitado pelo poder preditivo de tais modelos. Desse modo, o objetivo deste livro é apresentar ao professor do ensino médio discussões relevantes sobre aspectos teóricos e práticos que possam subsidiar uma prática docente inovadora, tendo como suporte a modelagem matemática no contexto do ensino de física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-11T21:22:40Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-65-990978-0-5
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/141
identifier_str_mv 978-65-990978-0-5
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Modelagem matemática no ensino de física
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rfb Editora
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Rfb Editora
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1811810871413833728