Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/141 |
Resumo: | A história da ciência mostra que ao menos desde o século XVI que a modelagem matemática vem sendo utilizada sistematicamente como método científico, a exemplo de cientistas notáveis como Galilei Galileu e Isaac Newton. No entanto, somente a partir do século XX é que ela foi percebida como constituinte importante na construção do pensamento científico. A construção de modelos teóricos (modelos matemáticos) é necessária porque não temos acesso direto ao mundo físico, tal acesso é sempre parcial e limitado pelo poder preditivo de tais modelos. Desse modo, o objetivo deste livro é apresentar ao professor do ensino médio discussões relevantes sobre aspectos teóricos e práticos que possam subsidiar uma prática docente inovadora, tendo como suporte a modelagem matemática no contexto do ensino de física. |
id |
IBICT-1_3d0d658fafb77a134377dacfdccb50f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/141 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafiosModelagem matemáticaEnsino de físicaPossibilidades e desafiosCiências Exatas e da TerraA história da ciência mostra que ao menos desde o século XVI que a modelagem matemática vem sendo utilizada sistematicamente como método científico, a exemplo de cientistas notáveis como Galilei Galileu e Isaac Newton. No entanto, somente a partir do século XX é que ela foi percebida como constituinte importante na construção do pensamento científico. A construção de modelos teóricos (modelos matemáticos) é necessária porque não temos acesso direto ao mundo físico, tal acesso é sempre parcial e limitado pelo poder preditivo de tais modelos. Desse modo, o objetivo deste livro é apresentar ao professor do ensino médio discussões relevantes sobre aspectos teóricos e práticos que possam subsidiar uma prática docente inovadora, tendo como suporte a modelagem matemática no contexto do ensino de física.The history of science shows that at least since the 16th century that mathematical modeling has been used systematically as scientific method, like notable scientists like Galilei Galileo and Isaac Newton. However, it was only from the 20th century that it was perceived as an important constituent in the construction of thought scientific. The construction of theoretical models (mathematical models) is necessary because we do not have direct access to the physical world, such access is always partial and limited by the predictive power of such models. Of this Therefore, the purpose of this book is to introduce high school teachers relevant discussions on theoretical and practical aspects that may subsidize an innovative teaching practice, supported by mathematical modeling in the context of physics teaching.Rfb EditoraBrasil2020-08-11T21:22:40Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-990978-0-5https://deposita.ibict.br/handle/deposita/141porModelagem matemática no ensino de físicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA, Ednilsonreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2020-08-11T21:22:40Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/141Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582020-08-11T21:22:40Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios |
title |
Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios |
spellingShingle |
Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios SOUZA, Ednilson Modelagem matemática Ensino de física Possibilidades e desafios Ciências Exatas e da Terra |
title_short |
Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios |
title_full |
Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios |
title_fullStr |
Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios |
title_sort |
Modelagem matemática no ensino de física-possibilidades e desafios |
author |
SOUZA, Ednilson |
author_facet |
SOUZA, Ednilson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Ednilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Ensino de física Possibilidades e desafios Ciências Exatas e da Terra |
topic |
Modelagem matemática Ensino de física Possibilidades e desafios Ciências Exatas e da Terra |
description |
A história da ciência mostra que ao menos desde o século XVI que a modelagem matemática vem sendo utilizada sistematicamente como método científico, a exemplo de cientistas notáveis como Galilei Galileu e Isaac Newton. No entanto, somente a partir do século XX é que ela foi percebida como constituinte importante na construção do pensamento científico. A construção de modelos teóricos (modelos matemáticos) é necessária porque não temos acesso direto ao mundo físico, tal acesso é sempre parcial e limitado pelo poder preditivo de tais modelos. Desse modo, o objetivo deste livro é apresentar ao professor do ensino médio discussões relevantes sobre aspectos teóricos e práticos que possam subsidiar uma prática docente inovadora, tendo como suporte a modelagem matemática no contexto do ensino de física. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-11T21:22:40Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-65-990978-0-5 https://deposita.ibict.br/handle/deposita/141 |
identifier_str_mv |
978-65-990978-0-5 |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática no ensino de física |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rfb Editora Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Rfb Editora Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1811810871413833728 |