Candomblé e direitos humanos na linha de frente das lutas do Obá de Xangô da Bahia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/471 |
Resumo: | A militância política de Jorge Amado no Partido Comunista é um capítulo à parte na história do comunismo no Brasil, que completou 100 anos no dia 25 de março. Ela também é algo marcante em sua obra, a ponto da crítica literária brasileira, de tradição uspiana, considerá-la uma forma de panfleto partidário da nossa esquerda. Nesta exposição, pretende-se realizar uma breve discussão acerca de suas lutas políticas, das quais se destacam as questões religiosa e racial, que levaram Jorge Amado a criar um projeto de lei, no período que exerceu o mandato de deputado constituinte pelo PCB, em 1946, assegurando a liberdade religiosa no Brasil. Aqui, também se destaca a sua amizade com o povo de candomblé que lhe honrou com títulos, como o de Obá de Xangô e Ogã de Iansã; além da forma como a crítica o rotulava de regionalista e escritor panfletário. Contudo, esta é uma forma de homenagear tanto o mais famoso dos doze Obás de Xangô da Bahia, quanto o Partidão, nesse seu centenário. Em termos metodológicos, trata-se de uma leitura ensaística foucaultiana sobre esses fatos e acontecimentos que marcaram duplamente a vida de Jorge Amado e do Comunismo no Brasil, já que lançamos mão de uma parte da maquinaria teórica do militante comunista do PCF (Partido Comunista Francês), Michel Foucault, como vontade de verdade, comentário, discurso, autoria, obra, descontinuidade (na continuidade) e dispersão. |
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Candomblé e direitos humanos na linha de frente das lutas do Obá de Xangô da BahiaCandomblé; Comunismo; Direitos Humanos.Candomblé; Communism; Human rights.LetrasLiteratura BrasileiraA militância política de Jorge Amado no Partido Comunista é um capítulo à parte na história do comunismo no Brasil, que completou 100 anos no dia 25 de março. Ela também é algo marcante em sua obra, a ponto da crítica literária brasileira, de tradição uspiana, considerá-la uma forma de panfleto partidário da nossa esquerda. Nesta exposição, pretende-se realizar uma breve discussão acerca de suas lutas políticas, das quais se destacam as questões religiosa e racial, que levaram Jorge Amado a criar um projeto de lei, no período que exerceu o mandato de deputado constituinte pelo PCB, em 1946, assegurando a liberdade religiosa no Brasil. Aqui, também se destaca a sua amizade com o povo de candomblé que lhe honrou com títulos, como o de Obá de Xangô e Ogã de Iansã; além da forma como a crítica o rotulava de regionalista e escritor panfletário. Contudo, esta é uma forma de homenagear tanto o mais famoso dos doze Obás de Xangô da Bahia, quanto o Partidão, nesse seu centenário. Em termos metodológicos, trata-se de uma leitura ensaística foucaultiana sobre esses fatos e acontecimentos que marcaram duplamente a vida de Jorge Amado e do Comunismo no Brasil, já que lançamos mão de uma parte da maquinaria teórica do militante comunista do PCF (Partido Comunista Francês), Michel Foucault, como vontade de verdade, comentário, discurso, autoria, obra, descontinuidade (na continuidade) e dispersão.Jorge Amado's political activism in the Communist Party is a separate chapter in the history of communism in Brazil, which turned 100 years old on March 25th. It is also something remarkable in his work, to the point that Brazilian literary critics, of the Uspian tradition, consider it a form of partisan pamphlet from our left. In this exhibition, we intend to carry out a brief discussion about his political struggles, of which religious and racial issues stand out, which led Jorge Amado to create a bill, during the period he served as constituent deputy for the PCB, in 1946, ensuring religious freedom in Brazil. Here, his friendship with the Candomblé people who honored him with titles such as Obá de Xangô and Ogã de Iansã also stands out; in addition to the way critics labeled him a regionalist and a pamphlet writer. However, this is a way of paying homage to both the most famous of the twelve Obás of Xangô da Bahia, and Partidade, on this centenary. In methodological terms, it is a Foucauldian essayistic reading of these facts and events that doubly marked the life of Jorge Amado and Communism in Brazil, as we make use of part of the theoretical machinery of the communist militant of the PCF (French Communist Party ), Michel Foucault, as will to truth, comment, discourse, authorship, work, discontinuity (in continuity) and dispersion.CNPqUniversidade do Estado da Bahia (UNEB)Brasil2024-01-10T14:34:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfISBN 978-65-87306-10-0ISBN 978-65-87306-10-0https://deposita.ibict.br/handle/deposita/471porAraújo, Alex Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-01-10T14:34:31Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/471Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-01-10T14:34:31Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
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