Diálogos especiais: Reflexões sobre a inclusão no baixo Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Daniele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: COSTA, Kelli, ABREU, Leandro
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/244
Resumo: A discussão a respeito da Educação Especial e de sua importância para a efetivação do processo de inclusão não é algo recente, no entanto, ela nunca se fez tão atual quanto nos dias atuais, principalmente desde a promulgação da nova Política Nacional de Educação Especial, que foi instituída pelo Decreto 10.502 de 30 de setembro deste ano de 2020. Entendendo a relevância desta modalidade de ensino, um grupo de profissionais da educação reuniram-se para propor reflexões a respeito do processo de inclusão vivenciado na região do Baixo Tocantins no Estado do Pará. A partir da Declaração de Salamanca de 1994, a sociedade foi impulsionada a vivenciar e promover um novo momento nas escolas e na sociedade, a esse processo deu-se o nome de inclusão. No entanto, a possibilidade de incluir Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento, Altas Habilidades e Superdotação, tornou-se um enorme desafio e ainda hoje é uma realidade que necessita ser discutida, uma vez que em pleno século XXI, ainda verificam-se situações de descumprimento das leis que fomentam o processo de inclusão ou de negação e até falta de entendimento a respeito deste processo. Este livro apresenta uma coletânea de artigos de professores, Especialistas em Educação Especial que pretendem contribuir de maneira significativa com as discussões a respeito da Educação Especial, elencando problematizações que perpassam essa temática, destacando a importância de ver o ser humano para além de sua condição de deficiência ou não. O livro é composto por 09 artigos com assuntos que vão de encontro com a realidade, com o intuito de suscitar em cada leitor a busca por novos conhecimentos a partir dos que foram produzidos e contribuir com novas descobertas no campo da Educação Especial, promovendo aproximação entre a teoria e a prática. São de fato conversas inclusivas para quem quiser dialogar, convidamos você, Querido Leitor a dialogar conosco ao longo desta produção científica. Contamos com você.
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