A importância da enfermagem no âmbito escolar sob a ótica da lei lucas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/489 |
Resumo: | O presente projeto aborda os primeiros socorros, caracterizados por atendimentos imediatos que devem ser aplicados à vítima, com a utilização de processos básicos em emergência, visando manter os sinais vitais e impedir o agravo até a chegada de uma assistência especializada. O objetivo geral é compreender o surgimento da importância de um conhecimento de noções básicas de primeiros socorros no âmbito escolar, de quando a área de educação compreendeu a importância desta prática nas escolas, creches. E como objetivos específicos: esboçar conceitos sobre a enfermagem e sua importância no âmbito escolar; identificar a atuação do profissional de enfermagem no ambiente escolar; apontar as principais atividades exercidas por esse profissional nesse ambiente. A metodologia da pesquisa possuirá uma abordagem bibliográfica de cunho, documental, descritiva e com abordagem qualitativa, utilizando uma revisão sistemática. É importante salientar a necessidade de trabalhar essa temática, tendo em vista que existem acidentes que, se não forem tratados de maneira correta e em tempo hábil, podem deixar sequelas irreversíveis, caso não tenham um atendimento adequado. Tendo como resultado, uma vez que todas as categorizações atenderam aos objetivos do estudo que seriam visar e compreender o surgimento da importância do conhecimento sobre noções básicas de primeiros socorros no âmbito escolar, assim como o ambiente de educacional compreendeu a importância desta prática nas escolas, creches, no atendimento a criança com algum tipo de demanda em questão. E como considerações finais, foram abordados temas como a Lei Lucas, a relevância dos primeiros socorros no contexto escolar e o papel do enfermeiro como educador e com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre esse assunto. Observou-se que, mesmo após a sanção da Lei Lucas em 04 de outubro de 2018, ainda há uma significativa falta de preparo por parte dos profissionais que trabalham em ambientes escolares quando se trata de práticas de primeiros socorros. |
id |
IBICT-1_cabfb6c5834195a07c8a877ba0c3f06e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/489 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
A importância da enfermagem no âmbito escolar sob a ótica da lei lucasEnfermagemPrimeiros SocorrosEducação em saúde.EnfermagemO presente projeto aborda os primeiros socorros, caracterizados por atendimentos imediatos que devem ser aplicados à vítima, com a utilização de processos básicos em emergência, visando manter os sinais vitais e impedir o agravo até a chegada de uma assistência especializada. O objetivo geral é compreender o surgimento da importância de um conhecimento de noções básicas de primeiros socorros no âmbito escolar, de quando a área de educação compreendeu a importância desta prática nas escolas, creches. E como objetivos específicos: esboçar conceitos sobre a enfermagem e sua importância no âmbito escolar; identificar a atuação do profissional de enfermagem no ambiente escolar; apontar as principais atividades exercidas por esse profissional nesse ambiente. A metodologia da pesquisa possuirá uma abordagem bibliográfica de cunho, documental, descritiva e com abordagem qualitativa, utilizando uma revisão sistemática. É importante salientar a necessidade de trabalhar essa temática, tendo em vista que existem acidentes que, se não forem tratados de maneira correta e em tempo hábil, podem deixar sequelas irreversíveis, caso não tenham um atendimento adequado. Tendo como resultado, uma vez que todas as categorizações atenderam aos objetivos do estudo que seriam visar e compreender o surgimento da importância do conhecimento sobre noções básicas de primeiros socorros no âmbito escolar, assim como o ambiente de educacional compreendeu a importância desta prática nas escolas, creches, no atendimento a criança com algum tipo de demanda em questão. E como considerações finais, foram abordados temas como a Lei Lucas, a relevância dos primeiros socorros no contexto escolar e o papel do enfermeiro como educador e com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre esse assunto. Observou-se que, mesmo após a sanção da Lei Lucas em 04 de outubro de 2018, ainda há uma significativa falta de preparo por parte dos profissionais que trabalham em ambientes escolares quando se trata de práticas de primeiros socorros.This project addresses first aid, characterized by immediate care that must be applied to the victim, using basic emergency procedures, aiming to maintain vital signs and prevent the condition until the arrival of specialized assistance. The general objective is to understand the emergence of the importance of a knowledge of basic notions of first aid in the school context, from when the education area understood the importance of this practice in schools, kindergartens. And as specific objectives: to outline concepts about nursing and its importance in the school environment; identify the performance of the nursing professional in the school environment; point out the main activities carried out by this professional in this environment. The research methodology will have a bibliographic approach of, documental, descriptive and qualitative approach, using a systematic review. It is important to emphasize the need to work on this issue, bearing in mind that there are accidents that, if not treated correctly and in a timely manner, can leave irreversible sequelae if they are not adequately attended to. As a result, since all the categorizations met the objectives of the study, which were to aim to understand the importance of knowledge about the basics of first aid in the school environment, as well as the educational environment understood the importance of this practice in schools, nurseries, in the care of children with some type of demand in question. And as final considerations, topics such as the Lucas Law, the relevance of first aid in the school context and the role of nurses as educators were addressed with the aim of deepening understanding of this subject. It was observed that, even after the Lucas Law was sanctioned on October 4, 2018, there is still a significant lack of preparation on the part of professionals working in school environments when it comes to first aid practices.Universidade de VassourasUniversidade de VassourasBrasilhttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=03AFECC9F593F9624D3AC5D84F864546#16100795744Reis, Lidiane Diashttp://lattes.cnpq.br/5213771301592958Lapa, Alessandra da Terrahttp://lattes.cnpq.br/1877424801215059Lima, Lucas de2024-01-29T18:14:07Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/489porANDRADE, Glauco Pereira; DE MENDONÇA CRUZ, César Albenes. A normatização pós-implantação do Sistema Único De Saúde (SUS). Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 3, n. 4, p. 17-31, 2021. ANTUNES, A. P. et al. Conhecimento de professores e funcionários da Educação Básica sobre primeiros socorros em ambiente escolar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, V. 15, n. 11, set. 2022. Disponível:<http://doi.org/10.25248/REAS.e11224.2022> Acesso em: 05/03/2023 AZEVEDO, S. F. et al. Implementação da consulta de enfermagem do adolescente em um Ambulatório Escola: relato de experiência. Revista Saúde em Redes, v. 8, n. 2, 2022. Disponível: <http://doi.org/ 10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p41-57> Acesso em: 06/03/2023. Boletim Epidemiológico. Secretaria de vigilância em saúde- Ministério da Saúde; volume 52, out 2021. BRASIL, Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília,1990. Disponível: <http://planaltogov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm> Acesso em: 15/04/2023 BRASIL, Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ. Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente. Núcleo de Biossegurança. NUBio Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003. Disponível: em: https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf > Acesso em: 20/03/2023. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível:<http://planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.html> Acesso em: 15/04/2023 BRASIL. Diário Oficial da União. 2018 Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Institui a Lei 13.722. Disponível: <http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/44100850/do1-2018-10-05-lei-n-13-722-de-4-de-outubro-de-2018-44100725> Acesso em: 15/04/2023 BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil – DCNEI. Brasília: MEC; SEB, 2010. BRASIL. Base nacional comum curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC; SEB, 2018. Acesso em: 15/04/2023. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069 de 13-07-1990. São Paulo: Atlas, 1994. BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõem sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_0. Acesso em: 13/04/2023. BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Brasília, 1990. Disponível: <http://http://planaltogov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm> Acesso em: 15/04/2023. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 1996, Brasília. Acesso em: 15/04/2023 BRASIL. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz; 2003. Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília: MS; 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Informações de saúde. Óbitos para Ocorrência segundo Capítulo CID-10. 2019 disponível: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/obt10uf.def. > Acesso em: 15/04/2023 BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz; 2003. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de vigilância do óbito infantil e fetal e do Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009 BRASIL. Portaria de Consolidação GM/MS nº 02 de 28 de setembro de 2017. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Diário Oficial da União 2017; 28 ago. BRASIL. Portaria n. 198 GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 fev. 2004a. BRASIL. Portaria nº 3.194, de 28 de novembro de 2017. Dispõe sobre o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde - PRO EPS-SUS. Diário Oficial da União. 29 nov. 1990 BRASIL. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF: 2009. BRASIL. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de vigilância do óbito infantil e fetal e do Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009 BRAVIN, Fábio Pereira. Política e ação pública: análise da política nacional de educação permanente em saúde. 2008. CABRAL, Elaine Viana et al. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Revista Práxis, v. 11, n. 22, 2019. CNS. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Brasília, 1996. Disponível: <http://conselho.saude.gov.br/legislacao/nobsus96.htm > Acesso em: 15/04/2023. COELHO, J. P. S. L. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Rev Cient ITPAC, v. 8, n. 1, p. 7, 2015.C., L. F. et al. First aid at school: teacher and staff training. 2017. COSTA, P. et al. Efeitos de Oficina Educativa sobre Prevenção e Cuidados à Criança com Engasgo: estudo de intervenção. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020. Disponível: <http://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3911www.ufsj.edu.br/recom> Acesso em: 06/03/2023 DA SILVA GIJSEN, Luciana Isabel Prates; KAISER, Dagmar Elaine. Enfermagem e educação em saúde em escolas no Brasil: revisão integrativa da literatura/Nursing and health education in brazilian schools: an integrative literature review. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 12, n. 4, p. 813-821, 2013. DA SILVA, Blenda Reis et al. Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem. Research, Society and Development, v. 12, n. 1, p. e10312139609-e10312139609, 2023. DA SILVA, Davi Porfirio et al. Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 12, n. 5, p. 1444-1453, 2018. DE AZEVEDO, Simone Fátima et al. Implementação da consulta de enfermagem do adolescente em um Ambulatório Escola: relato de experiência. Saúde em Redes, v. 8, n. sup2, p. 41-57, 2022. DE JESUS GUIMARÃES, Junior et al. O protagonismo do enfermeiro no ambiente escolar: a educação em saúde pode salvar vidas. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e22711124739-e22711124739, 2022. DE MOURA, Julianne Silva Garcia et al. Primeiros socorros nas escolas: Uma revisão integrativa. Revista Portuguesa de Educação Contemporânea, v. 2, n. 01, p. 72-85, 2021. DE OLIVEIRA, Marília Rosa et al. Concepção de graduandos de enfermagem sobre a prática de educação em saúde em primeiros socorros. Rev Rene, v. 16, n. 2, p. 150-158, 2015. DO AMARAL TINOCO, Vanessa; REIS, Michelle Messias Tinoco; FREITAS, Laura Nascimento. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: atuando em primeiros socorros. Revista Transformar, v. 1, n. 6, p. 104-113, 2014. DOS SANTOS, Irailde Ferreira; GABRIEL, Mariana; DE CAMPOS MELLO, Tatiana Ribeiro. Sistema único de saúde: marcos históricos e legais dessa política pública de saúde no Brasil. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 5, p. 381-391, 2020. FERREIRA, Maria das Graças Nogueira et al. O leigo em Primeiros Socorros uma revisão integrativa. Revista de ciências da saúde nova esperança, v. 15, n. 3, p. 12-20, 2017. F., P. Pedagogia da autonomia. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. FONTANA, R. T.; LIMA, F.; DUTRA, A. M. Construction of knowledge in first aid: an experience report. Rev Enferm UFPE On Line [Internet], p. 1222-8, 2009. GALINDO NETO, N. M. et al., Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 1, Jan, 2017 Disponível: <http://doi.org/10.1590/1982-0194201700013> Acesso em: 05/03/2023 GALINDO NETO, Nelson Miguel et al. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1678-1684, 2018. GALINDO, Nelson Miguel et al. First aid in schools: construction and validation of an educational booklet for teachers. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, p. 87-93, 2017. N., J. et al. Atividades educativas em primeiros socorros. Revista Contexto & Saúde, v. 12, n. 23, p. 88-92, 2012. GOMES, Ludmila Mourão Xavier; SANTOS, Christiano Almeida; MENDES, Marta Raquel. Análise do conhecimento sobre primeiros socorros de professores de escolas públicas. Cadernos de Ciência e Saúde. Enfermagem e Farmácia. Montes Claros, Faculdades Santo Agostinho, v. 1, n. 1, p. 57-64, 2011. GRIMALDI, M. R. M. et al. A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. Revista de Enfermagem UFSM – REUFSM, Santa Maria, RS, v. 10, e20, p. 1-15, 2020 Disponível: <http://doi.org/10.5902/2179769236176> Acesso em: 05/03/2023 GUIMARÃES, J. de J. et al. O protagonismo do enfermeiro no ambiente escolar: a educação em saúde pode salvar vidas. Research, Society and Development, v. 11, n., 2022 Disponível: <http://dx.doi.org/1033448/rsd-v11i1.24739> Acesso em: 06/03/2023 HANAN, Simone Assayag; COSTA, Silvia Karla. Conhecimento dos professores de 1ª a 4ª série de escolas públicas municipais de Manaus/AM frente à avulsão dentária. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 10, n. 1, p. 27-33, 2010. KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, p. 531-534, 2014. LAKATOS, ME MARCONI; DE METODOLOGIA CIENTÍFICA, MA Fundamentos. São Paulo: Ed. 2010. LIBERAL, Edson Ferreira et al. Escola segura. Jornal de Pediatria, v. 81, p. s155-s163, 2005. LIMA, L. D. de et al. Sistema Único de Saúde: 30 anos de avanços e desafios. Cadernos de Saúde Pública. v. 34. p. 1-2. 2018 disponível: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v34n7/1678-4464-csp-34-07-e00117118.pdf > Acesso em: 20/05/2023. LODER, Randall T. The demographics of playground equipment injuries in children. Journal of pediatric surgery, v. 43, n. 4, p. 691-699, 2008. MANCINI, HILÁRIO BRUNO; ROSENBAUM, JOÃO LUÍS; FERRO, MARCELO ANTONIO COTRIM. Organização de um serviço de primeiros socorros em uma empresa. Campo Grande, p. 49, 2002. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 2003. METODOLOGIAS DISRUPTIVAS NA EDUCAÇÃO: FORMAS INOVADORAS DE ENSINAR E APRENDER, 1., 2019, Caruaru. Anais do Congresso de Tecnologia na Educação. Caruaru: SENAC, 2019. 8 p MORENO, S. H. R.; FONSECA, J. P. S. A importância das oficinas de primeiros socorros após implantação da lei Lucas: a vivência de um colégio. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.4, n.2, p.4661-4674, mar./apr.2021 Disponível: <http://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-053> Acesso em: 06/03/2023 MOURA, J. S. G. de et al. Primeiros Socorros Nas Escolas: Uma Revisão Integrativa. Revista Portuguesa de Educação Contemporânea, v.2, n. 1, p.72-85, Jan/ jul. 2021 Disponível em: <http://revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpec/article/view/387/578>Acesso: 03/03/2023 NARDINO, Janaine et al. Atividades educativas em primeiros socorros. Revista Contexto & Saúde, v. 12, n. 23, p. 88-92, 2012. NETO N.M.G. et al. First aid in schools: construction and validation of an educational booklet for teachers. Acta Paul Enferm [Internet]. 2017 Jan/Fev [cited 2017 Dec 22];30(1):87-93. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ape/v30n1/1982-0194-ape-30-01-0087.pdf> Acesso: 29/04/2023. NETO, Nelson Miguel Galindo; CARVALHO, Gerdane Celene Nunes; CASTRO, Régia Christina Moura Barbosa; CAETANO, Joselany Áfio; SANTOS, Ellen Cristina Barbosa dos; SILVA; Telma Marques da; VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem – REBEn. v. 71, n. 1, p. 1775-1882, mar. 2018. PAIM, Jairnilson Silva. Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Editora Fiocruz, 2008. PELICIONI, Maria Cecília Focesi; GIKAS, Regina Maria C. Prevençäo de acidentes em escolares: proposta de metodologia de diagnóstico para programa educativo. Rev. bras. Saúde esc, p. 23-6, 1992. RAMOS, Marco Antônio; DE CASTRO KRAKAUER, Patricia Viveiros. Fomento ao Empreendedorismo para Deficientes no Estado de São Paulo. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 7, n. 1, p. 195-225, 2018. SANTOS, Lenir. SUS-30 anos: um balanço incômodo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 2043-2050, 2018. SANTOS, Lenir. SUS-30 anos: um balanço incômodo? Ciência e saúde coletiva, v. 23, n.6, p.2043-2050, 2018 Disponível: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n6/1413-8123-csc-23-06-2043.pdf > Acesso em: 14/04/2023. SANTOS, Nelson Rodrigues dos. SUS 30 anos: o início, a caminhada e o rumo. Ciência e saúde coletiva, v. 23, n. 6, p.1729-1736, 2018. Disponível: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n6/1413-8123-csc-23-06-1729.pdf > Acesso em: 20/12/2018. SANTOS, Nelson Rodrigues dos. SUS 30 anos: o início, a caminhada e o rumo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 1729-1736, 2018. SEVERINO. A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, B. R. da. et al. Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem. Research, Society and Development, v. 12, n. 1, 2023 Disponível: <http://dx.doi.org/1033448/rsd-v12i1.39609> Acesso em: 06/03/2023 SINGLETARY, Eunice M. et al. Part 15: first aid: 2015 American Heart Association and American Red Cross guidelines update for first aid. Circulation, v. 132, n. 18_suppl_2, p. S574-S589, 2015. VARELLA, Drauzio; JARDIM, Carlos. Primeiros socorros: um guia prático. São Paulo: Claro enigma, 2011. p. 7 VERONESE, Andréa Márian et al. Oficinas de primeiros socorros: relato de experiência. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 31, p. 179-182, 2010. WARMLING, Deise et al. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA (EAD)–UNASUS/UFSC. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. ZONTA, Jaqueline Brosso et al. Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola: contribuições da simulação in situ. Revista Latino - Americana de Enfermagem, v.27, e, 07, out, 2019. Disponível: <http:// http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2909.3174> Acesso em: 06/03/2023 ZONTA, Jaqueline Brosso. Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola entre professores da educação infantil e fundamental I. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-01-29T18:15:09Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/489Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-01-29T18:15:09Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da enfermagem no âmbito escolar sob a ótica da lei lucas |
title |
A importância da enfermagem no âmbito escolar sob a ótica da lei lucas |
spellingShingle |
A importância da enfermagem no âmbito escolar sob a ótica da lei lucas Lima, Lucas de Enfermagem Primeiros Socorros Educação em saúde. Enfermagem |
title_short |
A importância da enfermagem no âmbito escolar sob a ótica da lei lucas |
title_full |
A importância da enfermagem no âmbito escolar sob a ótica da lei lucas |
title_fullStr |
A importância da enfermagem no âmbito escolar sob a ótica da lei lucas |
title_full_unstemmed |
A importância da enfermagem no âmbito escolar sob a ótica da lei lucas |
title_sort |
A importância da enfermagem no âmbito escolar sob a ótica da lei lucas |
author |
Lima, Lucas de |
author_facet |
Lima, Lucas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=03AFECC9F593F9624D3AC5D84F864546# 16100795744 Reis, Lidiane Dias http://lattes.cnpq.br/5213771301592958 Lapa, Alessandra da Terra http://lattes.cnpq.br/1877424801215059 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Lucas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Primeiros Socorros Educação em saúde. Enfermagem |
topic |
Enfermagem Primeiros Socorros Educação em saúde. Enfermagem |
description |
O presente projeto aborda os primeiros socorros, caracterizados por atendimentos imediatos que devem ser aplicados à vítima, com a utilização de processos básicos em emergência, visando manter os sinais vitais e impedir o agravo até a chegada de uma assistência especializada. O objetivo geral é compreender o surgimento da importância de um conhecimento de noções básicas de primeiros socorros no âmbito escolar, de quando a área de educação compreendeu a importância desta prática nas escolas, creches. E como objetivos específicos: esboçar conceitos sobre a enfermagem e sua importância no âmbito escolar; identificar a atuação do profissional de enfermagem no ambiente escolar; apontar as principais atividades exercidas por esse profissional nesse ambiente. A metodologia da pesquisa possuirá uma abordagem bibliográfica de cunho, documental, descritiva e com abordagem qualitativa, utilizando uma revisão sistemática. É importante salientar a necessidade de trabalhar essa temática, tendo em vista que existem acidentes que, se não forem tratados de maneira correta e em tempo hábil, podem deixar sequelas irreversíveis, caso não tenham um atendimento adequado. Tendo como resultado, uma vez que todas as categorizações atenderam aos objetivos do estudo que seriam visar e compreender o surgimento da importância do conhecimento sobre noções básicas de primeiros socorros no âmbito escolar, assim como o ambiente de educacional compreendeu a importância desta prática nas escolas, creches, no atendimento a criança com algum tipo de demanda em questão. E como considerações finais, foram abordados temas como a Lei Lucas, a relevância dos primeiros socorros no contexto escolar e o papel do enfermeiro como educador e com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre esse assunto. Observou-se que, mesmo após a sanção da Lei Lucas em 04 de outubro de 2018, ainda há uma significativa falta de preparo por parte dos profissionais que trabalham em ambientes escolares quando se trata de práticas de primeiros socorros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-01-29T18:14:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/489 |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ANDRADE, Glauco Pereira; DE MENDONÇA CRUZ, César Albenes. A normatização pós-implantação do Sistema Único De Saúde (SUS). Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 3, n. 4, p. 17-31, 2021. ANTUNES, A. P. et al. Conhecimento de professores e funcionários da Educação Básica sobre primeiros socorros em ambiente escolar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, V. 15, n. 11, set. 2022. Disponível:<http://doi.org/10.25248/REAS.e11224.2022> Acesso em: 05/03/2023 AZEVEDO, S. F. et al. Implementação da consulta de enfermagem do adolescente em um Ambulatório Escola: relato de experiência. Revista Saúde em Redes, v. 8, n. 2, 2022. Disponível: <http://doi.org/ 10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p41-57> Acesso em: 06/03/2023. Boletim Epidemiológico. Secretaria de vigilância em saúde- Ministério da Saúde; volume 52, out 2021. BRASIL, Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Brasília,1990. Disponível: <http://planaltogov.br/ccivil_03/leis/L8142.htm> Acesso em: 15/04/2023 BRASIL, Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ. Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente. Núcleo de Biossegurança. NUBio Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003. Disponível: em: https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf > Acesso em: 20/03/2023. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível:<http://planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.html> Acesso em: 15/04/2023 BRASIL. Diário Oficial da União. 2018 Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Institui a Lei 13.722. Disponível: <http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/44100850/do1-2018-10-05-lei-n-13-722-de-4-de-outubro-de-2018-44100725> Acesso em: 15/04/2023 BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil – DCNEI. Brasília: MEC; SEB, 2010. BRASIL. Base nacional comum curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC; SEB, 2018. Acesso em: 15/04/2023. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069 de 13-07-1990. São Paulo: Atlas, 1994. BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõem sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_0. Acesso em: 13/04/2023. BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Brasília, 1990. Disponível: <http://http://planaltogov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm> Acesso em: 15/04/2023. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 1996, Brasília. Acesso em: 15/04/2023 BRASIL. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz; 2003. Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília: MS; 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Informações de saúde. Óbitos para Ocorrência segundo Capítulo CID-10. 2019 disponível: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/obt10uf.def. > Acesso em: 15/04/2023 BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz; 2003. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de vigilância do óbito infantil e fetal e do Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009 BRASIL. Portaria de Consolidação GM/MS nº 02 de 28 de setembro de 2017. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Diário Oficial da União 2017; 28 ago. BRASIL. Portaria n. 198 GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 fev. 2004a. BRASIL. Portaria nº 3.194, de 28 de novembro de 2017. Dispõe sobre o Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde - PRO EPS-SUS. Diário Oficial da União. 29 nov. 1990 BRASIL. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF: 2009. BRASIL. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Manual de vigilância do óbito infantil e fetal e do Comitê de Prevenção do Óbito Infantil e Fetal / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009 BRAVIN, Fábio Pereira. Política e ação pública: análise da política nacional de educação permanente em saúde. 2008. CABRAL, Elaine Viana et al. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Revista Práxis, v. 11, n. 22, 2019. CNS. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Brasília, 1996. Disponível: <http://conselho.saude.gov.br/legislacao/nobsus96.htm > Acesso em: 15/04/2023. COELHO, J. P. S. L. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Rev Cient ITPAC, v. 8, n. 1, p. 7, 2015.C., L. F. et al. First aid at school: teacher and staff training. 2017. COSTA, P. et al. Efeitos de Oficina Educativa sobre Prevenção e Cuidados à Criança com Engasgo: estudo de intervenção. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020. Disponível: <http://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3911www.ufsj.edu.br/recom> Acesso em: 06/03/2023 DA SILVA GIJSEN, Luciana Isabel Prates; KAISER, Dagmar Elaine. Enfermagem e educação em saúde em escolas no Brasil: revisão integrativa da literatura/Nursing and health education in brazilian schools: an integrative literature review. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 12, n. 4, p. 813-821, 2013. DA SILVA, Blenda Reis et al. Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem. Research, Society and Development, v. 12, n. 1, p. e10312139609-e10312139609, 2023. DA SILVA, Davi Porfirio et al. Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 12, n. 5, p. 1444-1453, 2018. DE AZEVEDO, Simone Fátima et al. Implementação da consulta de enfermagem do adolescente em um Ambulatório Escola: relato de experiência. Saúde em Redes, v. 8, n. sup2, p. 41-57, 2022. DE JESUS GUIMARÃES, Junior et al. O protagonismo do enfermeiro no ambiente escolar: a educação em saúde pode salvar vidas. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e22711124739-e22711124739, 2022. DE MOURA, Julianne Silva Garcia et al. Primeiros socorros nas escolas: Uma revisão integrativa. Revista Portuguesa de Educação Contemporânea, v. 2, n. 01, p. 72-85, 2021. DE OLIVEIRA, Marília Rosa et al. Concepção de graduandos de enfermagem sobre a prática de educação em saúde em primeiros socorros. Rev Rene, v. 16, n. 2, p. 150-158, 2015. DO AMARAL TINOCO, Vanessa; REIS, Michelle Messias Tinoco; FREITAS, Laura Nascimento. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: atuando em primeiros socorros. Revista Transformar, v. 1, n. 6, p. 104-113, 2014. DOS SANTOS, Irailde Ferreira; GABRIEL, Mariana; DE CAMPOS MELLO, Tatiana Ribeiro. Sistema único de saúde: marcos históricos e legais dessa política pública de saúde no Brasil. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 5, p. 381-391, 2020. FERREIRA, Maria das Graças Nogueira et al. O leigo em Primeiros Socorros uma revisão integrativa. Revista de ciências da saúde nova esperança, v. 15, n. 3, p. 12-20, 2017. F., P. Pedagogia da autonomia. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. FONTANA, R. T.; LIMA, F.; DUTRA, A. M. Construction of knowledge in first aid: an experience report. Rev Enferm UFPE On Line [Internet], p. 1222-8, 2009. GALINDO NETO, N. M. et al., Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 1, Jan, 2017 Disponível: <http://doi.org/10.1590/1982-0194201700013> Acesso em: 05/03/2023 GALINDO NETO, Nelson Miguel et al. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1678-1684, 2018. GALINDO, Nelson Miguel et al. First aid in schools: construction and validation of an educational booklet for teachers. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, p. 87-93, 2017. N., J. et al. Atividades educativas em primeiros socorros. Revista Contexto & Saúde, v. 12, n. 23, p. 88-92, 2012. GOMES, Ludmila Mourão Xavier; SANTOS, Christiano Almeida; MENDES, Marta Raquel. Análise do conhecimento sobre primeiros socorros de professores de escolas públicas. Cadernos de Ciência e Saúde. Enfermagem e Farmácia. Montes Claros, Faculdades Santo Agostinho, v. 1, n. 1, p. 57-64, 2011. GRIMALDI, M. R. M. et al. A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. Revista de Enfermagem UFSM – REUFSM, Santa Maria, RS, v. 10, e20, p. 1-15, 2020 Disponível: <http://doi.org/10.5902/2179769236176> Acesso em: 05/03/2023 GUIMARÃES, J. de J. et al. O protagonismo do enfermeiro no ambiente escolar: a educação em saúde pode salvar vidas. Research, Society and Development, v. 11, n., 2022 Disponível: <http://dx.doi.org/1033448/rsd-v11i1.24739> Acesso em: 06/03/2023 HANAN, Simone Assayag; COSTA, Silvia Karla. Conhecimento dos professores de 1ª a 4ª série de escolas públicas municipais de Manaus/AM frente à avulsão dentária. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 10, n. 1, p. 27-33, 2010. KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, p. 531-534, 2014. LAKATOS, ME MARCONI; DE METODOLOGIA CIENTÍFICA, MA Fundamentos. São Paulo: Ed. 2010. LIBERAL, Edson Ferreira et al. Escola segura. Jornal de Pediatria, v. 81, p. s155-s163, 2005. LIMA, L. D. de et al. Sistema Único de Saúde: 30 anos de avanços e desafios. Cadernos de Saúde Pública. v. 34. p. 1-2. 2018 disponível: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v34n7/1678-4464-csp-34-07-e00117118.pdf > Acesso em: 20/05/2023. LODER, Randall T. The demographics of playground equipment injuries in children. Journal of pediatric surgery, v. 43, n. 4, p. 691-699, 2008. MANCINI, HILÁRIO BRUNO; ROSENBAUM, JOÃO LUÍS; FERRO, MARCELO ANTONIO COTRIM. Organização de um serviço de primeiros socorros em uma empresa. Campo Grande, p. 49, 2002. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 2003. METODOLOGIAS DISRUPTIVAS NA EDUCAÇÃO: FORMAS INOVADORAS DE ENSINAR E APRENDER, 1., 2019, Caruaru. Anais do Congresso de Tecnologia na Educação. Caruaru: SENAC, 2019. 8 p MORENO, S. H. R.; FONSECA, J. P. S. A importância das oficinas de primeiros socorros após implantação da lei Lucas: a vivência de um colégio. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.4, n.2, p.4661-4674, mar./apr.2021 Disponível: <http://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-053> Acesso em: 06/03/2023 MOURA, J. S. G. de et al. Primeiros Socorros Nas Escolas: Uma Revisão Integrativa. Revista Portuguesa de Educação Contemporânea, v.2, n. 1, p.72-85, Jan/ jul. 2021 Disponível em: <http://revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpec/article/view/387/578>Acesso: 03/03/2023 NARDINO, Janaine et al. Atividades educativas em primeiros socorros. Revista Contexto & Saúde, v. 12, n. 23, p. 88-92, 2012. NETO N.M.G. et al. First aid in schools: construction and validation of an educational booklet for teachers. Acta Paul Enferm [Internet]. 2017 Jan/Fev [cited 2017 Dec 22];30(1):87-93. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ape/v30n1/1982-0194-ape-30-01-0087.pdf> Acesso: 29/04/2023. NETO, Nelson Miguel Galindo; CARVALHO, Gerdane Celene Nunes; CASTRO, Régia Christina Moura Barbosa; CAETANO, Joselany Áfio; SANTOS, Ellen Cristina Barbosa dos; SILVA; Telma Marques da; VASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem – REBEn. v. 71, n. 1, p. 1775-1882, mar. 2018. PAIM, Jairnilson Silva. Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Editora Fiocruz, 2008. PELICIONI, Maria Cecília Focesi; GIKAS, Regina Maria C. Prevençäo de acidentes em escolares: proposta de metodologia de diagnóstico para programa educativo. Rev. bras. Saúde esc, p. 23-6, 1992. RAMOS, Marco Antônio; DE CASTRO KRAKAUER, Patricia Viveiros. Fomento ao Empreendedorismo para Deficientes no Estado de São Paulo. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 7, n. 1, p. 195-225, 2018. SANTOS, Lenir. SUS-30 anos: um balanço incômodo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 2043-2050, 2018. SANTOS, Lenir. SUS-30 anos: um balanço incômodo? Ciência e saúde coletiva, v. 23, n.6, p.2043-2050, 2018 Disponível: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n6/1413-8123-csc-23-06-2043.pdf > Acesso em: 14/04/2023. SANTOS, Nelson Rodrigues dos. SUS 30 anos: o início, a caminhada e o rumo. Ciência e saúde coletiva, v. 23, n. 6, p.1729-1736, 2018. Disponível: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n6/1413-8123-csc-23-06-1729.pdf > Acesso em: 20/12/2018. SANTOS, Nelson Rodrigues dos. SUS 30 anos: o início, a caminhada e o rumo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 1729-1736, 2018. SEVERINO. A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, B. R. da. et al. Conhecimento e abordagem de primeiros socorros em ambiente escolar: educação em saúde e enfermagem. Research, Society and Development, v. 12, n. 1, 2023 Disponível: <http://dx.doi.org/1033448/rsd-v12i1.39609> Acesso em: 06/03/2023 SINGLETARY, Eunice M. et al. Part 15: first aid: 2015 American Heart Association and American Red Cross guidelines update for first aid. Circulation, v. 132, n. 18_suppl_2, p. S574-S589, 2015. VARELLA, Drauzio; JARDIM, Carlos. Primeiros socorros: um guia prático. São Paulo: Claro enigma, 2011. p. 7 VERONESE, Andréa Márian et al. Oficinas de primeiros socorros: relato de experiência. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 31, p. 179-182, 2010. WARMLING, Deise et al. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA (EAD)–UNASUS/UFSC. In: 11º Congresso Internacional da Rede Unida. 2014. ZONTA, Jaqueline Brosso et al. Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola: contribuições da simulação in situ. Revista Latino - Americana de Enfermagem, v.27, e, 07, out, 2019. Disponível: <http:// http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2909.3174> Acesso em: 06/03/2023 ZONTA, Jaqueline Brosso. Autoconfiança no manejo das intercorrências de saúde na escola entre professores da educação infantil e fundamental I. 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Vassouras Universidade de Vassouras Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Vassouras Universidade de Vassouras Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1811810876479504384 |