Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação | Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sources

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zattar, Marianna
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4075
Resumo: RESUMO Apresenta as principais estratégias para avaliação dos conteúdos das fontes de informação. Utiliza as noções de competência em informação (American Library Association e Dudziak), fontes de informação (Cunha e Tomáel) e desinformação (Fallis e Volkoff) para o desenvolvimento do referencial teórico. Indica a metodologia exploratória a partir de uma revisão de literatura orientada para que o problema apresentado seja mais explícito no campo de estudos da informação. Apresenta como resultados a indicação de três critérios para avaliação de fontes de informação para que sejam evitados os compartilhamentos e usos de desinformações (e seus respectivos impactos negativos) na prática informacional. Por fim, evidencia que a necessidade de avaliação é essencial para a solidariedade na produção e para o uso crítico e ético da informação.Palavras-chave: Competência em Informação; Fontes de Informação; Desinformação.ABSTRACT The paper presents the main strategies to evaluate the contents of information sources. It uses the notions of information literacy (American Library Information and Dudziak), information sources (Cunha and Tomaél) and disinformation (Fallis and Volkoff) to develop the theoretical framework. It indicates the exploratory methodology based on a literature review in order to explicit the problem presented in the field of information studies. It presents, as results, the indication of three criteria for the evaluation of information sources to avoid sharing and using disinformation (and their negative impacts) in the information practice. Finally, it shows that the need for evaluation is essential to solidarity in the production and to the critical and ethical use of information.Keywords: Information Literacy; Information Sources; Disinformation.
id IBICT-2_b6f9fe3050328cdbd324431d8000f6ed
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/4075
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação | Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sourcesRESUMO Apresenta as principais estratégias para avaliação dos conteúdos das fontes de informação. Utiliza as noções de competência em informação (American Library Association e Dudziak), fontes de informação (Cunha e Tomáel) e desinformação (Fallis e Volkoff) para o desenvolvimento do referencial teórico. Indica a metodologia exploratória a partir de uma revisão de literatura orientada para que o problema apresentado seja mais explícito no campo de estudos da informação. Apresenta como resultados a indicação de três critérios para avaliação de fontes de informação para que sejam evitados os compartilhamentos e usos de desinformações (e seus respectivos impactos negativos) na prática informacional. Por fim, evidencia que a necessidade de avaliação é essencial para a solidariedade na produção e para o uso crítico e ético da informação.Palavras-chave: Competência em Informação; Fontes de Informação; Desinformação.ABSTRACT The paper presents the main strategies to evaluate the contents of information sources. It uses the notions of information literacy (American Library Information and Dudziak), information sources (Cunha and Tomaél) and disinformation (Fallis and Volkoff) to develop the theoretical framework. It indicates the exploratory methodology based on a literature review in order to explicit the problem presented in the field of information studies. It presents, as results, the indication of three criteria for the evaluation of information sources to avoid sharing and using disinformation (and their negative impacts) in the information practice. Finally, it shows that the need for evaluation is essential to solidarity in the production and to the critical and ethical use of information.Keywords: Information Literacy; Information Sources; Disinformation.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/407510.18617/liinc.v13i2.4075Liinc em Revista; Vol. 13 No. 2 (2017): Disinformation, Misinformation and Hyper-InformationLiinc em Revista; Vol. 13 Núm. 2 (2017): Desinformação e hiperinformação nas redes digitais contemporâneasLiinc em Revista; v. 13 n. 2 (2017): Desinformação e hiperinformação nas redes digitais contemporâneas1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/4075/3385Zattar, Mariannainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:33:35Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/4075Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:33:37.621Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação | Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sources
title Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação | Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sources
spellingShingle Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação | Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sources
Zattar, Marianna
title_short Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação | Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sources
title_full Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação | Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sources
title_fullStr Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação | Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sources
title_full_unstemmed Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação | Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sources
title_sort Competência em informação e desinformação: critérios de avaliação do conteúdo das fontes de informação | Information literacy and disinformation: criteria for evaluating the content of information sources
author Zattar, Marianna
author_facet Zattar, Marianna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zattar, Marianna
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO Apresenta as principais estratégias para avaliação dos conteúdos das fontes de informação. Utiliza as noções de competência em informação (American Library Association e Dudziak), fontes de informação (Cunha e Tomáel) e desinformação (Fallis e Volkoff) para o desenvolvimento do referencial teórico. Indica a metodologia exploratória a partir de uma revisão de literatura orientada para que o problema apresentado seja mais explícito no campo de estudos da informação. Apresenta como resultados a indicação de três critérios para avaliação de fontes de informação para que sejam evitados os compartilhamentos e usos de desinformações (e seus respectivos impactos negativos) na prática informacional. Por fim, evidencia que a necessidade de avaliação é essencial para a solidariedade na produção e para o uso crítico e ético da informação.Palavras-chave: Competência em Informação; Fontes de Informação; Desinformação.ABSTRACT The paper presents the main strategies to evaluate the contents of information sources. It uses the notions of information literacy (American Library Information and Dudziak), information sources (Cunha and Tomaél) and disinformation (Fallis and Volkoff) to develop the theoretical framework. It indicates the exploratory methodology based on a literature review in order to explicit the problem presented in the field of information studies. It presents, as results, the indication of three criteria for the evaluation of information sources to avoid sharing and using disinformation (and their negative impacts) in the information practice. Finally, it shows that the need for evaluation is essential to solidarity in the production and to the critical and ethical use of information.Keywords: Information Literacy; Information Sources; Disinformation.
description RESUMO Apresenta as principais estratégias para avaliação dos conteúdos das fontes de informação. Utiliza as noções de competência em informação (American Library Association e Dudziak), fontes de informação (Cunha e Tomáel) e desinformação (Fallis e Volkoff) para o desenvolvimento do referencial teórico. Indica a metodologia exploratória a partir de uma revisão de literatura orientada para que o problema apresentado seja mais explícito no campo de estudos da informação. Apresenta como resultados a indicação de três critérios para avaliação de fontes de informação para que sejam evitados os compartilhamentos e usos de desinformações (e seus respectivos impactos negativos) na prática informacional. Por fim, evidencia que a necessidade de avaliação é essencial para a solidariedade na produção e para o uso crítico e ético da informação.Palavras-chave: Competência em Informação; Fontes de Informação; Desinformação.ABSTRACT The paper presents the main strategies to evaluate the contents of information sources. It uses the notions of information literacy (American Library Information and Dudziak), information sources (Cunha and Tomaél) and disinformation (Fallis and Volkoff) to develop the theoretical framework. It indicates the exploratory methodology based on a literature review in order to explicit the problem presented in the field of information studies. It presents, as results, the indication of three criteria for the evaluation of information sources to avoid sharing and using disinformation (and their negative impacts) in the information practice. Finally, it shows that the need for evaluation is essential to solidarity in the production and to the critical and ethical use of information.Keywords: Information Literacy; Information Sources; Disinformation.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4075
10.18617/liinc.v13i2.4075
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4075
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v13i2.4075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4075/3385
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 13 No. 2 (2017): Disinformation, Misinformation and Hyper-Information
Liinc em Revista; Vol. 13 Núm. 2 (2017): Desinformação e hiperinformação nas redes digitais contemporâneas
Liinc em Revista; v. 13 n. 2 (2017): Desinformação e hiperinformação nas redes digitais contemporâneas
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1700924325964546048