A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Marcio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/390
Resumo: O estudo tem por objetivo relatar a experiência do desenvolvimento do Estágio de Saúde Coletiva do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na rede municipal de saúde. As atividades de ensino-aprendizagem que compõe o estágio tiveram como objetivo levar os estudantes a analisar criticamente as políticas e práticas de saúde desenvolvidas no âmbito das instituições estatais de saúde. Constitui-se em um espaço de experimentação de práticas inovadoras do curso a partir da inserção dos estudantes em uma unidade de saúde do sistema local e da adoção de metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno como sujeito da aprendizagem e do professor como facilitador do processo de construção de conhecimento, conforme orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A realização do estágio a partir da experiência de integração ensino-serviço buscou diminuir a dicotomia entre o ensino e a produção de cuidados contribuindo para a formação de futuros profissionais de saúde, tendo como foco central o usuário. Contribuiu, portanto para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas às ações de prevenção de riscos e doenças, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
id IBICT-3_4ea2e582df984657d7d45157d4c6c683
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/390
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde ColetivaEducaçãoIntegração Docente-AssistencialSistema Único de SaúdeFonoaudiologia e Política de Saúde. O estudo tem por objetivo relatar a experiência do desenvolvimento do Estágio de Saúde Coletiva do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na rede municipal de saúde. As atividades de ensino-aprendizagem que compõe o estágio tiveram como objetivo levar os estudantes a analisar criticamente as políticas e práticas de saúde desenvolvidas no âmbito das instituições estatais de saúde. Constitui-se em um espaço de experimentação de práticas inovadoras do curso a partir da inserção dos estudantes em uma unidade de saúde do sistema local e da adoção de metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno como sujeito da aprendizagem e do professor como facilitador do processo de construção de conhecimento, conforme orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A realização do estágio a partir da experiência de integração ensino-serviço buscou diminuir a dicotomia entre o ensino e a produção de cuidados contribuindo para a formação de futuros profissionais de saúde, tendo como foco central o usuário. Contribuiu, portanto para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas às ações de prevenção de riscos e doenças, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. SESAB2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/39010.22278/2318-2660.2012.v36.n4.a390Revista Baiana de Saúde Pública; v. 36 n. 4 (2012); 10682318-26600100-023310.22278/2318-2660.2012.v36.N4reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/390/378Lemos, Marcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/390Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:07.526996Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva
title A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva
spellingShingle A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva
Lemos, Marcio
Educação
Integração Docente-Assistencial
Sistema Único de Saúde
Fonoaudiologia e Política de Saúde.
title_short A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva
title_full A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva
title_fullStr A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva
title_full_unstemmed A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva
title_sort A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva
author Lemos, Marcio
author_facet Lemos, Marcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Marcio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Integração Docente-Assistencial
Sistema Único de Saúde
Fonoaudiologia e Política de Saúde.
topic Educação
Integração Docente-Assistencial
Sistema Único de Saúde
Fonoaudiologia e Política de Saúde.
description O estudo tem por objetivo relatar a experiência do desenvolvimento do Estágio de Saúde Coletiva do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na rede municipal de saúde. As atividades de ensino-aprendizagem que compõe o estágio tiveram como objetivo levar os estudantes a analisar criticamente as políticas e práticas de saúde desenvolvidas no âmbito das instituições estatais de saúde. Constitui-se em um espaço de experimentação de práticas inovadoras do curso a partir da inserção dos estudantes em uma unidade de saúde do sistema local e da adoção de metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno como sujeito da aprendizagem e do professor como facilitador do processo de construção de conhecimento, conforme orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A realização do estágio a partir da experiência de integração ensino-serviço buscou diminuir a dicotomia entre o ensino e a produção de cuidados contribuindo para a formação de futuros profissionais de saúde, tendo como foco central o usuário. Contribuiu, portanto para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas às ações de prevenção de riscos e doenças, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/390
10.22278/2318-2660.2012.v36.n4.a390
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/390
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2012.v36.n4.a390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/390/378
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 36 n. 4 (2012); 1068
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2012.v36.N4
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948052003717120