A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/390 |
Resumo: | O estudo tem por objetivo relatar a experiência do desenvolvimento do Estágio de Saúde Coletiva do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na rede municipal de saúde. As atividades de ensino-aprendizagem que compõe o estágio tiveram como objetivo levar os estudantes a analisar criticamente as políticas e práticas de saúde desenvolvidas no âmbito das instituições estatais de saúde. Constitui-se em um espaço de experimentação de práticas inovadoras do curso a partir da inserção dos estudantes em uma unidade de saúde do sistema local e da adoção de metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno como sujeito da aprendizagem e do professor como facilitador do processo de construção de conhecimento, conforme orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A realização do estágio a partir da experiência de integração ensino-serviço buscou diminuir a dicotomia entre o ensino e a produção de cuidados contribuindo para a formação de futuros profissionais de saúde, tendo como foco central o usuário. Contribuiu, portanto para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas às ações de prevenção de riscos e doenças, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. |
id |
IBICT-3_4ea2e582df984657d7d45157d4c6c683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/390 |
network_acronym_str |
IBICT-3 |
network_name_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde ColetivaEducaçãoIntegração Docente-AssistencialSistema Único de SaúdeFonoaudiologia e Política de Saúde. O estudo tem por objetivo relatar a experiência do desenvolvimento do Estágio de Saúde Coletiva do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na rede municipal de saúde. As atividades de ensino-aprendizagem que compõe o estágio tiveram como objetivo levar os estudantes a analisar criticamente as políticas e práticas de saúde desenvolvidas no âmbito das instituições estatais de saúde. Constitui-se em um espaço de experimentação de práticas inovadoras do curso a partir da inserção dos estudantes em uma unidade de saúde do sistema local e da adoção de metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno como sujeito da aprendizagem e do professor como facilitador do processo de construção de conhecimento, conforme orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A realização do estágio a partir da experiência de integração ensino-serviço buscou diminuir a dicotomia entre o ensino e a produção de cuidados contribuindo para a formação de futuros profissionais de saúde, tendo como foco central o usuário. Contribuiu, portanto para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas às ações de prevenção de riscos e doenças, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. SESAB2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/39010.22278/2318-2660.2012.v36.n4.a390Revista Baiana de Saúde Pública; v. 36 n. 4 (2012); 10682318-26600100-023310.22278/2318-2660.2012.v36.N4reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/390/378Lemos, Marcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/390Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:07.526996Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva |
title |
A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva |
spellingShingle |
A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva Lemos, Marcio Educação Integração Docente-Assistencial Sistema Único de Saúde Fonoaudiologia e Política de Saúde. |
title_short |
A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva |
title_full |
A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva |
title_fullStr |
A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva |
title_full_unstemmed |
A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva |
title_sort |
A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no Estágio de Saúde Coletiva |
author |
Lemos, Marcio |
author_facet |
Lemos, Marcio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Marcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Integração Docente-Assistencial Sistema Único de Saúde Fonoaudiologia e Política de Saúde. |
topic |
Educação Integração Docente-Assistencial Sistema Único de Saúde Fonoaudiologia e Política de Saúde. |
description |
O estudo tem por objetivo relatar a experiência do desenvolvimento do Estágio de Saúde Coletiva do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) na rede municipal de saúde. As atividades de ensino-aprendizagem que compõe o estágio tiveram como objetivo levar os estudantes a analisar criticamente as políticas e práticas de saúde desenvolvidas no âmbito das instituições estatais de saúde. Constitui-se em um espaço de experimentação de práticas inovadoras do curso a partir da inserção dos estudantes em uma unidade de saúde do sistema local e da adoção de metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno como sujeito da aprendizagem e do professor como facilitador do processo de construção de conhecimento, conforme orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A realização do estágio a partir da experiência de integração ensino-serviço buscou diminuir a dicotomia entre o ensino e a produção de cuidados contribuindo para a formação de futuros profissionais de saúde, tendo como foco central o usuário. Contribuiu, portanto para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas às ações de prevenção de riscos e doenças, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/390 10.22278/2318-2660.2012.v36.n4.a390 |
url |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/390 |
identifier_str_mv |
10.22278/2318-2660.2012.v36.n4.a390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/390/378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
publisher.none.fl_str_mv |
SESAB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública; v. 36 n. 4 (2012); 1068 2318-2660 0100-0233 10.22278/2318-2660.2012.v36.N4 reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online) instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) instacron:IBICT |
instname_str |
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
collection |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |
repository.mail.fl_str_mv |
||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br |
_version_ |
1798948052003717120 |