O interesse feminino pelo Futebol na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maffei, Willer Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Verardi, Carlos Eduardo Lopes, de Carvalho, Bruno Jacob
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/848
Resumo: O consenso de que o futebol é um dos conteúdos mais presentes nas aulas de Educação Fí­sica, nem sempre se aplica quando referido à prática feminina. Esse estudo tem como objetivo apresentar a perspectiva de alunas do Ensino Médio sobre o interesse na prática do Futebol feminino nas aulas de Educação Fí­sica nas escolas públicas estaduais do municí­pio de Santa Cruz do Rio Pardo-SP. Foi utilizado questionário com questões abertas e parcialmente abertas aplicado a 47 participantes. Utilizou-se como referencial pressupostos da teoria da relação com o saber proposta por Bernard Charlot. Foram utilizadas na pesquisa análise de conteúdo e análise quantitativa, descrevendo a frequência absoluta e relativa. Os resultados indicam que 70% das participantes passaram por experiências com o esporte na escola. Em relação ao interesse pela prática, sentimentos positivos como "gostar, achar legal e interessante" foram os principais motivos apontados, enquanto que, os sentimentos negativos, como "não gostar e não agradar", além de impedimentos por parte dos meninos e falta de colegas praticantes para jogarem juntas na aula foram apontados como motivos que as levam ao desinteresse. Conclui-se que aspectos intrí­nsecos e extrí­nsecos influenciam a participação de alunas na prática de Futebol nas aulas, sendo que o professor tem acesso, por lógica, apenas aos fatores extrí­nsecos. Por isso, é importante o trabalho com esse conteúdo na escola e o estí­mulo para que elas também pratiquem, em turmas mistas ou exclusivamente femininas, para que, assim, possam construir sentidos e atribuir valor maior ou menor à modalidade em suas vidas.
id IBPEFEX-1_09f4dd0ff46e100db9b644287a98a3d4
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbff.com.br:article/848
network_acronym_str IBPEFEX-1
network_name_str Revista Brasileira de Futsal e Futebol
repository_id_str
spelling O interesse feminino pelo Futebol na escolaWomen´s interest by football in schoolEl interés de las mujeres por el fútbol en la escuelaO interesse feminino pelo Futebol na escolaL'interesse delle donne per il calcio a scuolaFootballPhysical educationInterestDisinterestFútbolEducación físicaInterésDesinterésCalcioEducazione fisicaInteresseDisinteresseFutebolEducação físicaInteresseDesinteresseFutebolEducação fisicaInteresseDesinteresseO consenso de que o futebol é um dos conteúdos mais presentes nas aulas de Educação Fí­sica, nem sempre se aplica quando referido à prática feminina. Esse estudo tem como objetivo apresentar a perspectiva de alunas do Ensino Médio sobre o interesse na prática do Futebol feminino nas aulas de Educação Fí­sica nas escolas públicas estaduais do municí­pio de Santa Cruz do Rio Pardo-SP. Foi utilizado questionário com questões abertas e parcialmente abertas aplicado a 47 participantes. Utilizou-se como referencial pressupostos da teoria da relação com o saber proposta por Bernard Charlot. Foram utilizadas na pesquisa análise de conteúdo e análise quantitativa, descrevendo a frequência absoluta e relativa. Os resultados indicam que 70% das participantes passaram por experiências com o esporte na escola. Em relação ao interesse pela prática, sentimentos positivos como "gostar, achar legal e interessante" foram os principais motivos apontados, enquanto que, os sentimentos negativos, como "não gostar e não agradar", além de impedimentos por parte dos meninos e falta de colegas praticantes para jogarem juntas na aula foram apontados como motivos que as levam ao desinteresse. Conclui-se que aspectos intrí­nsecos e extrí­nsecos influenciam a participação de alunas na prática de Futebol nas aulas, sendo que o professor tem acesso, por lógica, apenas aos fatores extrí­nsecos. Por isso, é importante o trabalho com esse conteúdo na escola e o estí­mulo para que elas também pratiquem, em turmas mistas ou exclusivamente femininas, para que, assim, possam construir sentidos e atribuir valor maior ou menor à modalidade em suas vidas.The consensus that football is one of the most present contents in Physical Education classes does not always applies when referring to female practice. This study aims to present the perspective of High School female students on their interest in practicing football in Physical Education classes in state public schools in the town of Santa Cruz do Rio Pardo-SP. A questionnaire containing open questions and partially open questions was administered to 47 participants. Referential assumptions from Bernard Charlot´s theory of Relation to Knowledge were used in order to provide theoretical understanding on the subject. Data analysis was performed using both content and quantitative analysis, describing the absolute and relative frequencies. The results indicate that 70% of the participants had had experiences with sports at school. Concerning interest in practicing, positive feelings like "liking, finding it nice and interesting" were the main reasons pointed out, while negative feelings, such as "disliking and not finding it pleasant", besides boys´ resistance on accepting them and lack of other female practitioners were pointed out as reasons that lead them to disinterest. It is concluded that intrinsic and extrinsic aspects influence the participation of female students in practicing football during Physical Education classes, and the teacher can access, by logic, only the extrinsic factors. Therefore, it is important to work this content at school and encourage girls to practice either in mixed or exclusively female classes, so that they can build meanings and assign greater or lesser value to the modality in their lives.El consenso de que el fútbol es uno de los contenidos más presentes en las clases de Educación Física no siempre se aplica al referirse a la práctica femenina. Este estudio tiene como objetivo presentar la perspectiva de estudiantes de secundaria sobre el interés en la práctica del fútbol femenino en las clases de Educación Física en las escuelas públicas estaduales del municipio de Santa Cruz do Rio Pardo-SP. Se aplicó un cuestionario con preguntas abiertas y parcialmente abiertas a 47 participantes. Como referencia se utilizaron supuestos de la teoría de la relación con el conocimiento propuesta por Bernard Charlot. En la investigación se utilizó análisis de contenido y análisis cuantitativo, describiendo la frecuencia absoluta y relativa. Los resultados indican que el 70% de los participantes tuvo experiencias con el deporte en la escuela. En cuanto al interés por la práctica, los sentimientos positivos como "gustar, encontrarlo genial e interesante" fueron las principales razones mencionadas, mientras que los sentimientos negativos, como "disgustar y no agradar", además de impedimentos por parte de los niños y la falta de compañeros practicantes para jugar juntos en clase fueron señaladas como razones que los llevan al desinterés. Se concluye que los aspectos intrínsecos y extrínsecos influyen en la participación de los estudiantes en la práctica del Fútbol en el aula, y el docente tiene acceso, lógicamente, sólo a los factores extrínsecos. Por eso, es importante trabajar estos contenidos en la escuela y animarlas a practicar también, en clases mixtas o exclusivamente femeninas, para que puedan construir significados y atribuir mayor o menor valor a la modalidad en sus vidas.O consenso de que o futebol é um dos conteúdos mais presentes nas aulas de Educação Fí­sica, nem sempre se aplica quando referido à prática feminina. Esse estudo tem como objetivo apresentar a perspectiva de alunas do Ensino Médio sobre o interesse na prática do Futebol feminino nas aulas de Educação Fí­sica nas escolas públicas estaduais do municí­pio de Santa Cruz do Rio Pardo-SP. Foi utilizado questionário com questões abertas e parcialmente abertas aplicado a 47 participantes. Utilizou-se como referencial pressupostos da teoria da relação com o saber proposta por Bernard Charlot. Foram utilizadas na pesquisa análise de conteúdo e análise quantitativa, descrevendo a frequência absoluta e relativa. Os resultados indicam que 70% das participantes passaram por experiências com o esporte na escola. Em relação ao interesse pela prática, sentimentos positivos como "gostar, achar legal e interessante" foram os principais motivos apontados, enquanto que, os sentimentos negativos, como "não gostar e não agradar", além de impedimentos por parte dos meninos e falta de colegas praticantes para jogarem juntas na aula foram apontados como motivos que as levam ao desinteresse. Conclui-se que aspectos intrí­nsecos e extrí­nsecos influenciam a participação de alunas na prática de Futebol nas aulas, sendo que o professor tem acesso, por lógica, apenas aos fatores extrí­nsecos. Por isso, é importante o trabalho com esse conteúdo na escola e o estí­mulo para que elas também pratiquem, em turmas mistas ou exclusivamente femininas, para que, assim, possam construir sentidos e atribuir valor maior ou menor à modalidade em suas vidas.Il consenso sul fatto che il calcio sia uno dei contenuti più presenti nelle lezioni di educazione fisica non si applica sempre quando si fa riferimento alla pratica femminile. Questo studio mira a presentare il punto di vista degli studenti delle scuole superiori sull'interesse per la pratica del calcio femminile nelle classi di educazione fisica nelle scuole pubbliche statali nel comune di Santa Cruz do Rio Pardo-SP. Un questionario con domande aperte e parzialmente aperte è stato applicato a 47 partecipanti. Come riferimento sono stati utilizzati i presupposti della teoria del rapporto con la conoscenza proposta da Bernard Charlot. L'analisi del contenuto e l'analisi quantitativa sono state utilizzate nella ricerca, descrivendo la frequenza assoluta e relativa. I risultati indicano che il 70% dei partecipanti ha avuto esperienze con lo sport a scuola. Per quanto riguarda l'interesse per la pratica, i principali motivi menzionati sono stati sentimenti positivi come "piacere, trovarla interessante e interessante", mentre sentimenti negativi, come "non piacere e non piacere", oltre a impedimenti da parte dei ragazzi e la mancanza di compagni praticanti per giocare insieme in classe è stata indicata come ragioni che li portano al disinteresse. Si conclude che aspetti intrinseci ed estrinseci influenzano la partecipazione degli studenti alla pratica del Calcio in classe, e l'insegnante ha accesso, logicamente, solo ai fattori estrinseci. Pertanto, è importante lavorare con questi contenuti a scuola e incoraggiarli a esercitarsi anche in classi miste o esclusivamente femminili, in modo che possano costruire significati e attribuire un valore maggiore o minore alla modalità della loro vita.IBPEFEX2020-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/848RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 507-514RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 11 No. 45 (2019): Special edition; 507-514RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 11 Núm. 45 (2019): Edicion especial; 507-514RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 507-514RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 11 N. 45 (2019): Edizione speciale; 507-5141984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/848/756Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebolhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaffei, Willer SoaresVerardi, Carlos Eduardo Lopesde Carvalho, Bruno Jacob2023-09-04T17:07:14Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/848Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-04T17:07:14Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv O interesse feminino pelo Futebol na escola
Women´s interest by football in school
El interés de las mujeres por el fútbol en la escuela
O interesse feminino pelo Futebol na escola
L'interesse delle donne per il calcio a scuola
title O interesse feminino pelo Futebol na escola
spellingShingle O interesse feminino pelo Futebol na escola
Maffei, Willer Soares
Football
Physical education
Interest
Disinterest
Fútbol
Educación física
Interés
Desinterés
Calcio
Educazione fisica
Interesse
Disinteresse
Futebol
Educação física
Interesse
Desinteresse
Futebol
Educação fisica
Interesse
Desinteresse
title_short O interesse feminino pelo Futebol na escola
title_full O interesse feminino pelo Futebol na escola
title_fullStr O interesse feminino pelo Futebol na escola
title_full_unstemmed O interesse feminino pelo Futebol na escola
title_sort O interesse feminino pelo Futebol na escola
author Maffei, Willer Soares
author_facet Maffei, Willer Soares
Verardi, Carlos Eduardo Lopes
de Carvalho, Bruno Jacob
author_role author
author2 Verardi, Carlos Eduardo Lopes
de Carvalho, Bruno Jacob
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maffei, Willer Soares
Verardi, Carlos Eduardo Lopes
de Carvalho, Bruno Jacob
dc.subject.por.fl_str_mv Football
Physical education
Interest
Disinterest
Fútbol
Educación física
Interés
Desinterés
Calcio
Educazione fisica
Interesse
Disinteresse
Futebol
Educação física
Interesse
Desinteresse
Futebol
Educação fisica
Interesse
Desinteresse
topic Football
Physical education
Interest
Disinterest
Fútbol
Educación física
Interés
Desinterés
Calcio
Educazione fisica
Interesse
Disinteresse
Futebol
Educação física
Interesse
Desinteresse
Futebol
Educação fisica
Interesse
Desinteresse
description O consenso de que o futebol é um dos conteúdos mais presentes nas aulas de Educação Fí­sica, nem sempre se aplica quando referido à prática feminina. Esse estudo tem como objetivo apresentar a perspectiva de alunas do Ensino Médio sobre o interesse na prática do Futebol feminino nas aulas de Educação Fí­sica nas escolas públicas estaduais do municí­pio de Santa Cruz do Rio Pardo-SP. Foi utilizado questionário com questões abertas e parcialmente abertas aplicado a 47 participantes. Utilizou-se como referencial pressupostos da teoria da relação com o saber proposta por Bernard Charlot. Foram utilizadas na pesquisa análise de conteúdo e análise quantitativa, descrevendo a frequência absoluta e relativa. Os resultados indicam que 70% das participantes passaram por experiências com o esporte na escola. Em relação ao interesse pela prática, sentimentos positivos como "gostar, achar legal e interessante" foram os principais motivos apontados, enquanto que, os sentimentos negativos, como "não gostar e não agradar", além de impedimentos por parte dos meninos e falta de colegas praticantes para jogarem juntas na aula foram apontados como motivos que as levam ao desinteresse. Conclui-se que aspectos intrí­nsecos e extrí­nsecos influenciam a participação de alunas na prática de Futebol nas aulas, sendo que o professor tem acesso, por lógica, apenas aos fatores extrí­nsecos. Por isso, é importante o trabalho com esse conteúdo na escola e o estí­mulo para que elas também pratiquem, em turmas mistas ou exclusivamente femininas, para que, assim, possam construir sentidos e atribuir valor maior ou menor à modalidade em suas vidas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/848
url https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/848/756
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
dc.source.none.fl_str_mv RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 507-514
RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 11 No. 45 (2019): Special edition; 507-514
RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 11 Núm. 45 (2019): Edicion especial; 507-514
RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 507-514
RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 11 N. 45 (2019): Edizione speciale; 507-514
1984-4956
reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebol
instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron:IBPEFEX
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron_str IBPEFEX
institution IBPEFEX
reponame_str Revista Brasileira de Futsal e Futebol
collection Revista Brasileira de Futsal e Futebol
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com
_version_ 1798949732976951296