Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
Texto Completo: | https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054 |
Resumo: | The situational method (MS) has been effective for the development of athletes' tactical and technical capacity, stimulating cognitive processes such as: perception, decision making, learning, among others. The objective was to identify and discuss the use of MS and its importance for learning team sports (EC). The study is a literature review, using the databases: Bireme, Pubmed and Scielo. Studies in Portuguese and English were selected, using the terms: collective sport, teaching methods, situational method and sport teaching. After identifying and discussing the importance of MS for the learning of EC, it was identified that this is an effective way for the development of the teaching-learning and training process. It is necessary to learn all teaching methods, and to deepen the knowledge concerning the MS; its applicability will provide a greater understanding of the game and, consequently, increase the athlete's effectiveness. |
id |
IBPEFEX-1_440d6ef487bde73ad6c307001ab3e6b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.rbff.com.br:article/1054 |
network_acronym_str |
IBPEFEX-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository_id_str |
|
spelling |
Importance of the Situational Method for teaching Collective SportsImportancia del Método Situacional para la enseñanza de los Deportes de EquipoImportanza del metodo situazionale per l'insegnamento degli sport di squadraImportância do Método Situacional para o ensino dos Esportes ColetivosImportância do Método Situacional para o ensino dos Esportes ColetivosSportsMethodologySituational methodLearningCognitionDeporteMetodologiaMetodo situacionalAprendiendoCogniciónSportMetodologiaMetodo situazionaleApprendimentoCognizioneEsporteMetodologiaMétodo situacionalAprendizagemCogniçãoEsporteMetodologiaMétodo situacionalAprendizagemCogniçãoThe situational method (MS) has been effective for the development of athletes' tactical and technical capacity, stimulating cognitive processes such as: perception, decision making, learning, among others. The objective was to identify and discuss the use of MS and its importance for learning team sports (EC). The study is a literature review, using the databases: Bireme, Pubmed and Scielo. Studies in Portuguese and English were selected, using the terms: collective sport, teaching methods, situational method and sport teaching. After identifying and discussing the importance of MS for the learning of EC, it was identified that this is an effective way for the development of the teaching-learning and training process. It is necessary to learn all teaching methods, and to deepen the knowledge concerning the MS; its applicability will provide a greater understanding of the game and, consequently, increase the athlete's effectiveness.El método situacional (SM) ha resultado efectivo para el desarrollo de la capacidad táctica y técnica de los deportistas, estimulando procesos cognitivos como: percepción, toma de decisiones, aprendizaje, entre otros. El objetivo fue identificar y discutir el uso de la EM y su importancia para el aprendizaje de los deportes de equipo (EC). El estudio es una revisión de la literatura, que utilizó las siguientes bases de datos: Bireme, Pubmed y Scielo. Fueron seleccionados estudios en portugués e inglés, utilizando los términos: deporte de equipo, métodos de enseñanza, método situacional y enseñanza del deporte. Después de identificar y discutir la importancia de la EM para el aprendizaje de EC, se identificó que esta es una forma efectiva de desarrollar el proceso de enseñanza, aprendizaje y formación. Es necesario aprender todos los métodos de enseñanza y profundizar los conocimientos sobre la EM; su aplicabilidad proporcionará una mayor comprensión del juego y, en consecuencia, aumentará la efectividad del atleta.Il metodo situazionale (SM) è stato efficace per lo sviluppo delle capacità tattiche e tecniche degli atleti, stimolando processi cognitivi come: percezione, processo decisionale, apprendimento, tra gli altri. L'obiettivo era identificare e discutere l'uso della SM e la sua importanza per l'apprendimento degli sport di squadra (EC). Lo studio è una revisione della letteratura, che ha utilizzato i seguenti database: Bireme, Pubmed e Scielo. Sono stati selezionati studi in portoghese e inglese, utilizzando i termini: sport di squadra, metodi di insegnamento, metodo situazionale e insegnamento dello sport. Dopo aver identificato e discusso l'importanza della SM per l'apprendimento EC, è stato identificato che questo è un modo efficace per sviluppare il processo di insegnamento, apprendimento e formazione. È necessario apprendere tutti i metodi di insegnamento e approfondire le conoscenze sulla SM; la sua applicabilità fornirà una maggiore comprensione del gioco e, di conseguenza, aumenterà l'efficacia dell'atleta.O método situacional (MS) tem sido eficaz para o desenvolvimento da capacidade tática e técnica dos atletas, estimulando processos cognitivos como: percepção, tomada de decisão, aprendizagem, entre outros. Objetivou-se identificar e discutir a utilização do MS e sua importância para aprendizagem dos esportes coletivos (EC). O estudo trata-se de uma revisão de literatura, onde se utilizou as bases de dados: Bireme, Pubmed e Scielo. Selecionaram-se estudos em português e inglês, utilizando os termos: esporte coletivo, métodos de ensino, método situacional e ensino do esporte. Após identificar e discutir a importância do MS para aprendizagem dos EC identificou-se que este é um modo eficaz para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e treinamento. Faz-se necessária aprendizagem de todos os métodos de ensino, e aprofundar o conhecimento concernente ao MS; sua aplicabilidade propiciará um entendimento maior do jogo e, consequentemente, aumento da eficácia do atleta.O método situacional (MS) tem sido eficaz para o desenvolvimento da capacidade tática e técnica dos atletas, estimulando processos cognitivos como: percepção, tomada de decisão, aprendizagem, entre outros. Objetivou-se identificar e discutir a utilização do MS e sua importância para aprendizagem dos esportes coletivos (EC). O estudo trata-se de uma revisão de literatura, onde se utilizou as bases de dados: Bireme, Pubmed e Scielo. Selecionaram-se estudos em português e inglês, utilizando os termos: esporte coletivo, métodos de ensino, método situacional e ensino do esporte. Após identificar e discutir a importância do MS para aprendizagem dos EC identificou-se que este é um modo eficaz para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e treinamento. Faz-se necessária aprendizagem de todos os métodos de ensino, e aprofundar o conhecimento concernente ao MS; sua aplicabilidade propiciará um entendimento maior do jogo e, consequentemente, aumento da eficácia do atleta.IBPEFEX2021-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 12 n. 50 (2020): Edição Especial; 624-628RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 12 No. 50 (2020): Special edition; 624-628RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 12 Núm. 50 (2020): Edicion especial; 624-628RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 12 n. 50 (2020): Edição Especial; 624-628RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 12 N. 50 (2020): Edizione speciale; 624-6281984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054/853Copyright (c) 2021 MarÃlia Suzy Ferreira de Queiroz, Darley Severino Cardoso, Raphaella Christine Ribeiro de Lima, Iberê Caldas Souza Leão https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Marília Suzy Ferreira de Cardoso, Darley SeverinoLima, Raphaella Christine Ribeiro deLeão , Iberê Caldas Souza2023-09-01T17:48:36Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/1054Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-01T17:48:36Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports Importancia del Método Situacional para la enseñanza de los Deportes de Equipo Importanza del metodo situazionale per l'insegnamento degli sport di squadra Importância do Método Situacional para o ensino dos Esportes Coletivos Importância do Método Situacional para o ensino dos Esportes Coletivos |
title |
Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports |
spellingShingle |
Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports Queiroz, Marília Suzy Ferreira de Sports Methodology Situational method Learning Cognition Deporte Metodologia Metodo situacional Aprendiendo Cognición Sport Metodologia Metodo situazionale Apprendimento Cognizione Esporte Metodologia Método situacional Aprendizagem Cognição Esporte Metodologia Método situacional Aprendizagem Cognição |
title_short |
Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports |
title_full |
Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports |
title_fullStr |
Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports |
title_full_unstemmed |
Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports |
title_sort |
Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports |
author |
Queiroz, Marília Suzy Ferreira de |
author_facet |
Queiroz, Marília Suzy Ferreira de Cardoso, Darley Severino Lima, Raphaella Christine Ribeiro de Leão , Iberê Caldas Souza |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Darley Severino Lima, Raphaella Christine Ribeiro de Leão , Iberê Caldas Souza |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Marília Suzy Ferreira de Cardoso, Darley Severino Lima, Raphaella Christine Ribeiro de Leão , Iberê Caldas Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sports Methodology Situational method Learning Cognition Deporte Metodologia Metodo situacional Aprendiendo Cognición Sport Metodologia Metodo situazionale Apprendimento Cognizione Esporte Metodologia Método situacional Aprendizagem Cognição Esporte Metodologia Método situacional Aprendizagem Cognição |
topic |
Sports Methodology Situational method Learning Cognition Deporte Metodologia Metodo situacional Aprendiendo Cognición Sport Metodologia Metodo situazionale Apprendimento Cognizione Esporte Metodologia Método situacional Aprendizagem Cognição Esporte Metodologia Método situacional Aprendizagem Cognição |
description |
The situational method (MS) has been effective for the development of athletes' tactical and technical capacity, stimulating cognitive processes such as: perception, decision making, learning, among others. The objective was to identify and discuss the use of MS and its importance for learning team sports (EC). The study is a literature review, using the databases: Bireme, Pubmed and Scielo. Studies in Portuguese and English were selected, using the terms: collective sport, teaching methods, situational method and sport teaching. After identifying and discussing the importance of MS for the learning of EC, it was identified that this is an effective way for the development of the teaching-learning and training process. It is necessary to learn all teaching methods, and to deepen the knowledge concerning the MS; its applicability will provide a greater understanding of the game and, consequently, increase the athlete's effectiveness. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054 |
url |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054/853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 12 n. 50 (2020): Edição Especial; 624-628 RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 12 No. 50 (2020): Special edition; 624-628 RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 12 Núm. 50 (2020): Edicion especial; 624-628 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 12 n. 50 (2020): Edição Especial; 624-628 RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 12 N. 50 (2020): Edizione speciale; 624-628 1984-4956 reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebol instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) instacron:IBPEFEX |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
instacron_str |
IBPEFEX |
institution |
IBPEFEX |
reponame_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
collection |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com |
_version_ |
1798949733911232512 |