Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Marí­lia Suzy Ferreira de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso, Darley Severino, Lima, Raphaella Christine Ribeiro de, Leão , Iberê Caldas Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054
Resumo: The situational method (MS) has been effective for the development of athletes' tactical and technical capacity, stimulating cognitive processes such as: perception, decision making, learning, among others. The objective was to identify and discuss the use of MS and its importance for learning team sports (EC). The study is a literature review, using the databases: Bireme, Pubmed and Scielo. Studies in Portuguese and English were selected, using the terms: collective sport, teaching methods, situational method and sport teaching. After identifying and discussing the importance of MS for the learning of EC, it was identified that this is an effective way for the development of the teaching-learning and training process. It is necessary to learn all teaching methods, and to deepen the knowledge concerning the MS; its applicability will provide a greater understanding of the game and, consequently, increase the athlete's effectiveness.
id IBPEFEX-1_440d6ef487bde73ad6c307001ab3e6b2
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbff.com.br:article/1054
network_acronym_str IBPEFEX-1
network_name_str Revista Brasileira de Futsal e Futebol
repository_id_str
spelling Importance of the Situational Method for teaching Collective SportsImportancia del Método Situacional para la enseñanza de los Deportes de EquipoImportanza del metodo situazionale per l'insegnamento degli sport di squadraImportância do Método Situacional para o ensino dos Esportes ColetivosImportância do Método Situacional para o ensino dos Esportes ColetivosSportsMethodologySituational methodLearningCognitionDeporteMetodologiaMetodo situacionalAprendiendoCogniciónSportMetodologiaMetodo situazionaleApprendimentoCognizioneEsporteMetodologiaMétodo situacionalAprendizagemCogniçãoEsporteMetodologiaMétodo situacionalAprendizagemCogniçãoThe situational method (MS) has been effective for the development of athletes' tactical and technical capacity, stimulating cognitive processes such as: perception, decision making, learning, among others. The objective was to identify and discuss the use of MS and its importance for learning team sports (EC). The study is a literature review, using the databases: Bireme, Pubmed and Scielo. Studies in Portuguese and English were selected, using the terms: collective sport, teaching methods, situational method and sport teaching. After identifying and discussing the importance of MS for the learning of EC, it was identified that this is an effective way for the development of the teaching-learning and training process. It is necessary to learn all teaching methods, and to deepen the knowledge concerning the MS; its applicability will provide a greater understanding of the game and, consequently, increase the athlete's effectiveness.El método situacional (SM) ha resultado efectivo para el desarrollo de la capacidad táctica y técnica de los deportistas, estimulando procesos cognitivos como: percepción, toma de decisiones, aprendizaje, entre otros. El objetivo fue identificar y discutir el uso de la EM y su importancia para el aprendizaje de los deportes de equipo (EC). El estudio es una revisión de la literatura, que utilizó las siguientes bases de datos: Bireme, Pubmed y Scielo. Fueron seleccionados estudios en portugués e inglés, utilizando los términos: deporte de equipo, métodos de enseñanza, método situacional y enseñanza del deporte. Después de identificar y discutir la importancia de la EM para el aprendizaje de EC, se identificó que esta es una forma efectiva de desarrollar el proceso de enseñanza, aprendizaje y formación. Es necesario aprender todos los métodos de enseñanza y profundizar los conocimientos sobre la EM; su aplicabilidad proporcionará una mayor comprensión del juego y, en consecuencia, aumentará la efectividad del atleta.Il metodo situazionale (SM) è stato efficace per lo sviluppo delle capacità tattiche e tecniche degli atleti, stimolando processi cognitivi come: percezione, processo decisionale, apprendimento, tra gli altri. L'obiettivo era identificare e discutere l'uso della SM e la sua importanza per l'apprendimento degli sport di squadra (EC). Lo studio è una revisione della letteratura, che ha utilizzato i seguenti database: Bireme, Pubmed e Scielo. Sono stati selezionati studi in portoghese e inglese, utilizzando i termini: sport di squadra, metodi di insegnamento, metodo situazionale e insegnamento dello sport. Dopo aver identificato e discusso l'importanza della SM per l'apprendimento EC, è stato identificato che questo è un modo efficace per sviluppare il processo di insegnamento, apprendimento e formazione. È necessario apprendere tutti i metodi di insegnamento e approfondire le conoscenze sulla SM; la sua applicabilità fornirà una maggiore comprensione del gioco e, di conseguenza, aumenterà l'efficacia dell'atleta.O método situacional (MS) tem sido eficaz para o desenvolvimento da capacidade tática e técnica dos atletas, estimulando processos cognitivos como: percepção, tomada de decisão, aprendizagem, entre outros. Objetivou-se identificar e discutir a utilização do MS e sua importância para aprendizagem dos esportes coletivos (EC). O estudo trata-se de uma revisão de literatura, onde se utilizou as bases de dados: Bireme, Pubmed e Scielo. Selecionaram-se estudos em português e inglês, utilizando os termos: esporte coletivo, métodos de ensino, método situacional e ensino do esporte. Após identificar e discutir a importância do MS para aprendizagem dos EC identificou-se que este é um modo eficaz para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e treinamento. Faz-se necessária aprendizagem de todos os métodos de ensino, e aprofundar o conhecimento concernente ao MS; sua aplicabilidade propiciará um entendimento maior do jogo e, consequentemente, aumento da eficácia do atleta.O método situacional (MS) tem sido eficaz para o desenvolvimento da capacidade tática e técnica dos atletas, estimulando processos cognitivos como: percepção, tomada de decisão, aprendizagem, entre outros. Objetivou-se identificar e discutir a utilização do MS e sua importância para aprendizagem dos esportes coletivos (EC). O estudo trata-se de uma revisão de literatura, onde se utilizou as bases de dados: Bireme, Pubmed e Scielo. Selecionaram-se estudos em português e inglês, utilizando os termos: esporte coletivo, métodos de ensino, método situacional e ensino do esporte. Após identificar e discutir a importância do MS para aprendizagem dos EC identificou-se que este é um modo eficaz para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e treinamento. Faz-se necessária aprendizagem de todos os métodos de ensino, e aprofundar o conhecimento concernente ao MS; sua aplicabilidade propiciará um entendimento maior do jogo e, consequentemente, aumento da eficácia do atleta.IBPEFEX2021-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 12 n. 50 (2020): Edição Especial; 624-628RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 12 No. 50 (2020): Special edition; 624-628RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 12 Núm. 50 (2020): Edicion especial; 624-628RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 12 n. 50 (2020): Edição Especial; 624-628RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 12 N. 50 (2020): Edizione speciale; 624-6281984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054/853Copyright (c) 2021 Marília Suzy Ferreira de Queiroz, Darley Severino Cardoso, Raphaella Christine Ribeiro de Lima, Iberê Caldas Souza Leão https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Marí­lia Suzy Ferreira de Cardoso, Darley SeverinoLima, Raphaella Christine Ribeiro deLeão , Iberê Caldas Souza2023-09-01T17:48:36Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/1054Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-01T17:48:36Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports
Importancia del Método Situacional para la enseñanza de los Deportes de Equipo
Importanza del metodo situazionale per l'insegnamento degli sport di squadra
Importância do Método Situacional para o ensino dos Esportes Coletivos
Importância do Método Situacional para o ensino dos Esportes Coletivos
title Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports
spellingShingle Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports
Queiroz, Marí­lia Suzy Ferreira de
Sports
Methodology
Situational method
Learning
Cognition
Deporte
Metodologia
Metodo situacional
Aprendiendo
Cognición
Sport
Metodologia
Metodo situazionale
Apprendimento
Cognizione
Esporte
Metodologia
Método situacional
Aprendizagem
Cognição
Esporte
Metodologia
Método situacional
Aprendizagem
Cognição
title_short Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports
title_full Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports
title_fullStr Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports
title_full_unstemmed Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports
title_sort Importance of the Situational Method for teaching Collective Sports
author Queiroz, Marí­lia Suzy Ferreira de
author_facet Queiroz, Marí­lia Suzy Ferreira de
Cardoso, Darley Severino
Lima, Raphaella Christine Ribeiro de
Leão , Iberê Caldas Souza
author_role author
author2 Cardoso, Darley Severino
Lima, Raphaella Christine Ribeiro de
Leão , Iberê Caldas Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Marí­lia Suzy Ferreira de
Cardoso, Darley Severino
Lima, Raphaella Christine Ribeiro de
Leão , Iberê Caldas Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Sports
Methodology
Situational method
Learning
Cognition
Deporte
Metodologia
Metodo situacional
Aprendiendo
Cognición
Sport
Metodologia
Metodo situazionale
Apprendimento
Cognizione
Esporte
Metodologia
Método situacional
Aprendizagem
Cognição
Esporte
Metodologia
Método situacional
Aprendizagem
Cognição
topic Sports
Methodology
Situational method
Learning
Cognition
Deporte
Metodologia
Metodo situacional
Aprendiendo
Cognición
Sport
Metodologia
Metodo situazionale
Apprendimento
Cognizione
Esporte
Metodologia
Método situacional
Aprendizagem
Cognição
Esporte
Metodologia
Método situacional
Aprendizagem
Cognição
description The situational method (MS) has been effective for the development of athletes' tactical and technical capacity, stimulating cognitive processes such as: perception, decision making, learning, among others. The objective was to identify and discuss the use of MS and its importance for learning team sports (EC). The study is a literature review, using the databases: Bireme, Pubmed and Scielo. Studies in Portuguese and English were selected, using the terms: collective sport, teaching methods, situational method and sport teaching. After identifying and discussing the importance of MS for the learning of EC, it was identified that this is an effective way for the development of the teaching-learning and training process. It is necessary to learn all teaching methods, and to deepen the knowledge concerning the MS; its applicability will provide a greater understanding of the game and, consequently, increase the athlete's effectiveness.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054
url https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1054/853
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
dc.source.none.fl_str_mv RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 12 n. 50 (2020): Edição Especial; 624-628
RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 12 No. 50 (2020): Special edition; 624-628
RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 12 Núm. 50 (2020): Edicion especial; 624-628
RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 12 n. 50 (2020): Edição Especial; 624-628
RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 12 N. 50 (2020): Edizione speciale; 624-628
1984-4956
reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebol
instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron:IBPEFEX
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron_str IBPEFEX
institution IBPEFEX
reponame_str Revista Brasileira de Futsal e Futebol
collection Revista Brasileira de Futsal e Futebol
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com
_version_ 1798949733911232512