Psychosocial implications of obesity in school children from 7 to 12 years in a city in the south of Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldmann, Lidiane Requia Alli
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mattos, Airton Pozo de, Halpern, Ricardo, Rech, Ricardo, Bonne, Cristine Constanzi, Araújo, Maurem Bergmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
Texto Completo: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/151
Resumo: The present work has the purpose to acknowledge the psychological implications within the social environment of scholars, from 7 to 12 yeas old, with obesity, this diagnosed through the BMI (Body Mass Index) with the Colle (2000) protocol. Considering this is a qualitative research, interviews were conducted and analyzed, according to the content method analysis, Bardin (1977). After the data analysis, it was acknowledge that the obese child is seen as lazy, as target of jokes, humiliations and rejections and teachers are not prepared to deal with this problem. The older children suffer more with the rejection, which usually leads to introspection, isolation, and search for individual and sedentary. The self esteem and self concept which are built in this stage require a discreet, smooth and secure treatment from the educator when approaching this delicate subject, so that in the near future this obese child avoid psychological and behavior disturbs.
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spelling Psychosocial implications of obesity in school children from 7 to 12 years in a city in the south of Brazil Implicaciones psicosociales de la obesidad infantil en escolares de 7 a 12 años de una ciudad montañosa del sur de BrasilImplicaciones psicosociales de la obesidad infantil en escolares de 7 a 12 años de una ciudad montañosa del sur de BrasilImplicações psicossociais na obesidade infantil em escolares de 7 a 12 anos de uma cidade Serrana do Sul do BrasilImplicações psicossociais na obesidade infantil em escolares de 7 a 12 anos de uma cidade Serrana do Sul do BrasilObese childrenPsychosocial implicationsSelf esteemSelf conceptNiños obesosImplicaciones psicosocialesAutoestimaAutoconceptoBambini obesiImplicazioni psicosocialiAutostimaConcetto di séCrianças obesasImplicações psicossociaisAuto-estimaAuto conceitoCrianças obesasImplicações psicossociaisAuto-estimaAuto conceitoThe present work has the purpose to acknowledge the psychological implications within the social environment of scholars, from 7 to 12 yeas old, with obesity, this diagnosed through the BMI (Body Mass Index) with the Colle (2000) protocol. Considering this is a qualitative research, interviews were conducted and analyzed, according to the content method analysis, Bardin (1977). After the data analysis, it was acknowledge that the obese child is seen as lazy, as target of jokes, humiliations and rejections and teachers are not prepared to deal with this problem. The older children suffer more with the rejection, which usually leads to introspection, isolation, and search for individual and sedentary. The self esteem and self concept which are built in this stage require a discreet, smooth and secure treatment from the educator when approaching this delicate subject, so that in the near future this obese child avoid psychological and behavior disturbs. El presente trabajo tiene como objetivo conocer las implicaciones psicológicas en el ámbito social de escolares, de 7 a 12 años, con obesidad. Esta diagnosticada a través del IMC (Índice de Masa Corporal) por el protocolo de Colle (2000). En el caso de una investigación cualitativa, se aplicaron entrevistas y se analizaron según el método de análisis de contenido, Bardin (1977). Después del análisis de los datos, se constató que el niño obeso es visto como vago, es objeto de bromas, humillaciones, rechazos y los profesores no son capaces de lidiar con este problema. Los niños mayores sufren más el rechazo, que muchas veces provoca introspección, aislamiento, búsqueda de actividades individuales y sedentarias. La autoestima y el autoconcepto que se forman en este grupo de edad requieren un trato discreto, sutil y seguro por parte del educador en el abordaje de este tema tan delicado, para que, en un futuro próximo, este niño obeso no tenga problemas psicológicos y conductuales. trastornos Il presente lavoro mira a conoscere le implicazioni psicologiche nell'ambito sociale degli scolari, dai 7 ai 12 anni, con obesità. Questo diagnosticato attraverso il BMI (Body Mass Index) dal protocollo del Colle (2000). Nel caso di una ricerca qualitativa, le interviste sono state applicate e analizzate secondo il metodo dell'analisi del contenuto, Bardin (1977). Dopo aver analizzato i dati, è emerso che il bambino obeso è visto come pigro, è oggetto di scherzi, umiliazioni, rifiuti e gli insegnanti non sono in grado di affrontare questo problema. I bambini più grandi soffrono maggiormente il rifiuto, che spesso provoca introspezione, isolamento, ricerca di attività individuali e sedentarie. L'autostima e il concetto di sé che si formano in questa fascia di età richiedono un trattamento discreto, sottile e sicuro da parte dell'educatore nell'approccio a questo delicatissimo tema, affinché, nel prossimo futuro, questo bambino obeso non abbia problemi psicologici e comportamentali disturbi.O presente trabalho tem como objetivo conhecer as implicações psicológicas no âmbito social de escolares, de 7 a 12 anos, com obesidade. Essa diagnosticada através do IMC (Índice de Massa Corpórea) pelo protocolo de Colle (2000). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, aplicaram-se entrevistas que foram analisadas, segundo o método de análise de conteúdo, Bardin (1977). Após a análise dos dados verificou-se que a criança obesa é vista como preguiçosa, é alvo de piadas, humilhações, rejeições, e os professores não estão aptos a lidar com esse problema. As crianças maiores sofrem mais com a rejeição o que provoca, muitas vezes, introspecção, isolamento, busca por atividades individuais e sedentárias. A auto-estima e o auto conceito que se formam nessa faixa etária exigem do educador um tratamento discreto, sutil e seguro na abordagem dessa questão tão delicada, para que, num futuro próximo, essa criança obesa não venha a ter distúrbios psicológicos e comportamentais.O presente trabalho tem como objetivo conhecer as implicações psicológicas no âmbito social de escolares, de 7 a 12 anos, com obesidade. Essa diagnosticada através do IMC (Índice de Massa Corpórea) pelo protocolo de Colle (2000). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, aplicaram-se entrevistas que foram analisadas, segundo o método de análise de conteúdo, Bardin (1977). Após a análise dos dados verificou-se que a criança obesa é vista como preguiçosa, é alvo de piadas, humilhações, rejeições, e os professores não estão aptos a lidar com esse problema. As crianças maiores sofrem mais com a rejeição o que provoca, muitas vezes, introspecção, isolamento, busca por atividades individuais e sedentárias. 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Implicações psicossociais na obesidade infantil em escolares de 7 a 12 anos de uma cidade Serrana do Sul do Brasil
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