Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Flávia Macedo Rocha de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4207
Resumo: A eficiência das empresas aéreas brasileiras é avaliada no período de 2000 a 2019, com o objetivo de verificar se os mecanismos que conferem prioridade no uso da infraestrutura às empresas já atuantes em aeroportos congestionados possuem impactos na eficiência e na qualidade dos serviços prestados. Emprega-se a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) com informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil, comparando-se a eficiência média em dois blocos: aeroportos coordenados e não coordenados. Foram utilizados dois modelos de estimação: no primeiro, a eficiência das empresas foi avaliada com base em variáveis relativas à performance produtiva e, posteriormente, adicionou-se ao modelo anterior variáveis indicativas de qualidade do serviço prestado. Comparando-se as eficiências médias entre os dois blocos, os resultados mostraram evidências de que a regulação atuou no sentido de aumentar a performance da aviação nacional e a qualidade dos serviços, à medida que a eficiência média nos aeroportos coordenados foi superior em 21,4%, no modelo 1, e em 18,7%, no modelo 2.
id IDP-1_16fdc6c7068b391557c66ffc703f54bc
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4207
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenadosDEAEficiênciaEmpresas aéreas brasileirasInfraestrutura aeroportuáriaTransporte aéreo de passageirosAeroportos coordenados e não coordenadosA eficiência das empresas aéreas brasileiras é avaliada no período de 2000 a 2019, com o objetivo de verificar se os mecanismos que conferem prioridade no uso da infraestrutura às empresas já atuantes em aeroportos congestionados possuem impactos na eficiência e na qualidade dos serviços prestados. Emprega-se a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) com informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil, comparando-se a eficiência média em dois blocos: aeroportos coordenados e não coordenados. Foram utilizados dois modelos de estimação: no primeiro, a eficiência das empresas foi avaliada com base em variáveis relativas à performance produtiva e, posteriormente, adicionou-se ao modelo anterior variáveis indicativas de qualidade do serviço prestado. Comparando-se as eficiências médias entre os dois blocos, os resultados mostraram evidências de que a regulação atuou no sentido de aumentar a performance da aviação nacional e a qualidade dos serviços, à medida que a eficiência média nos aeroportos coordenados foi superior em 21,4%, no modelo 1, e em 18,7%, no modelo 2.Gasparini, Carlos EduardoGodoi, Flávia Macedo Rocha de2023-01-20T12:25:27Z2023-01-20T12:25:27Z20222023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGODOI, Flávia Macedo Rocha de. Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados. 2023. 59 f. (Mestrado Profissional em Economia) — Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2023-01-20T12:30:58Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4207Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:26:51.001531Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados
title Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados
spellingShingle Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados
Godoi, Flávia Macedo Rocha de
DEA
Eficiência
Empresas aéreas brasileiras
Infraestrutura aeroportuária
Transporte aéreo de passageiros
Aeroportos coordenados e não coordenados
title_short Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados
title_full Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados
title_fullStr Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados
title_full_unstemmed Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados
title_sort Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados
author Godoi, Flávia Macedo Rocha de
author_facet Godoi, Flávia Macedo Rocha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gasparini, Carlos Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi, Flávia Macedo Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv DEA
Eficiência
Empresas aéreas brasileiras
Infraestrutura aeroportuária
Transporte aéreo de passageiros
Aeroportos coordenados e não coordenados
topic DEA
Eficiência
Empresas aéreas brasileiras
Infraestrutura aeroportuária
Transporte aéreo de passageiros
Aeroportos coordenados e não coordenados
description A eficiência das empresas aéreas brasileiras é avaliada no período de 2000 a 2019, com o objetivo de verificar se os mecanismos que conferem prioridade no uso da infraestrutura às empresas já atuantes em aeroportos congestionados possuem impactos na eficiência e na qualidade dos serviços prestados. Emprega-se a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) com informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil, comparando-se a eficiência média em dois blocos: aeroportos coordenados e não coordenados. Foram utilizados dois modelos de estimação: no primeiro, a eficiência das empresas foi avaliada com base em variáveis relativas à performance produtiva e, posteriormente, adicionou-se ao modelo anterior variáveis indicativas de qualidade do serviço prestado. Comparando-se as eficiências médias entre os dois blocos, os resultados mostraram evidências de que a regulação atuou no sentido de aumentar a performance da aviação nacional e a qualidade dos serviços, à medida que a eficiência média nos aeroportos coordenados foi superior em 21,4%, no modelo 1, e em 18,7%, no modelo 2.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-20T12:25:27Z
2023-01-20T12:25:27Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GODOI, Flávia Macedo Rocha de. Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados. 2023. 59 f. (Mestrado Profissional em Economia) — Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4207
identifier_str_mv GODOI, Flávia Macedo Rocha de. Desempenho das empresas aéreas brasileiras em aeroportos coordenados e não coordenados. 2023. 59 f. (Mestrado Profissional em Economia) — Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385921125023744