Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Fernanda Maciel Mamar Aragão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4756
Resumo: Diante da formalização, em 25 de janeiro de 2022, do convite para que o Brasil inicie o processo de adesão à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), será necessário que o país comprove a convergência com os valores fundamentais da organização, em temas como a defesa da democracia, das liberdades, da economia de mercado, da proteção ao meio ambiente e dos direitos humanos. Até a presente data, o Brasil aderiu 112 dos 260 instrumentos normativos da OCDE, mas não às duas recomendações relativas à igualdade de gênero. O objetivo do presente artigo foi verificar se o Brasil está apto a cumprir com o conteúdo das referidas recomendações. Para tanto, o primeiro capítulo analisa a igualdade de gênero como um pressuposto para o alcance do princípio da dignidade da pessoa humana e enfoca o tema a partir da perspectiva da ética empresarial. O segundo capítulo apresenta o diagnóstico sobre a igualdade de gênero no mercado de trabalho global e avalia os dados disponíveis sobre o tema no Brasil. O terceiro capítulo discorre sobre as recomendações da OCDE e elenca casos de sucesso de seus países membros ao implementá-las. Por fim, o quarto capítulo conclui o estudo avaliando a legislação brasileira, em especial referente ao Direito do Trabalho, frente a seis objetivos almejados em uma das recomendações da OCDE, que só podem ser implementados por leis, e apresenta sugestões de contribuições que podem ser realizadas pelo setor privado.
id IDP-1_3209368e00c1d670de851b45831762a9
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4756
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDEOCDEIgualdade de gêneroÉtica empresarialDignidade da pessoa humanaDiante da formalização, em 25 de janeiro de 2022, do convite para que o Brasil inicie o processo de adesão à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), será necessário que o país comprove a convergência com os valores fundamentais da organização, em temas como a defesa da democracia, das liberdades, da economia de mercado, da proteção ao meio ambiente e dos direitos humanos. Até a presente data, o Brasil aderiu 112 dos 260 instrumentos normativos da OCDE, mas não às duas recomendações relativas à igualdade de gênero. O objetivo do presente artigo foi verificar se o Brasil está apto a cumprir com o conteúdo das referidas recomendações. Para tanto, o primeiro capítulo analisa a igualdade de gênero como um pressuposto para o alcance do princípio da dignidade da pessoa humana e enfoca o tema a partir da perspectiva da ética empresarial. O segundo capítulo apresenta o diagnóstico sobre a igualdade de gênero no mercado de trabalho global e avalia os dados disponíveis sobre o tema no Brasil. O terceiro capítulo discorre sobre as recomendações da OCDE e elenca casos de sucesso de seus países membros ao implementá-las. Por fim, o quarto capítulo conclui o estudo avaliando a legislação brasileira, em especial referente ao Direito do Trabalho, frente a seis objetivos almejados em uma das recomendações da OCDE, que só podem ser implementados por leis, e apresenta sugestões de contribuições que podem ser realizadas pelo setor privado.Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e PesquisaGomes, Tatiana Bruhn ParmeggianiCarneiro, Fernanda Maciel Mamar Aragão2023-09-25T13:55:10Z2023-09-25T13:55:10Z20222023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARNEIRO, Fernanda Maciel Mamar Aragão. Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE. 2023. 73 f. Monografia (Graduação em Direito) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2023-09-25T13:55:11Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4756Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:26:53.839075Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE
title Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE
spellingShingle Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE
Carneiro, Fernanda Maciel Mamar Aragão
OCDE
Igualdade de gênero
Ética empresarial
Dignidade da pessoa humana
title_short Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE
title_full Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE
title_fullStr Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE
title_full_unstemmed Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE
title_sort Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE
author Carneiro, Fernanda Maciel Mamar Aragão
author_facet Carneiro, Fernanda Maciel Mamar Aragão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Tatiana Bruhn Parmeggiani
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Fernanda Maciel Mamar Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv OCDE
Igualdade de gênero
Ética empresarial
Dignidade da pessoa humana
topic OCDE
Igualdade de gênero
Ética empresarial
Dignidade da pessoa humana
description Diante da formalização, em 25 de janeiro de 2022, do convite para que o Brasil inicie o processo de adesão à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), será necessário que o país comprove a convergência com os valores fundamentais da organização, em temas como a defesa da democracia, das liberdades, da economia de mercado, da proteção ao meio ambiente e dos direitos humanos. Até a presente data, o Brasil aderiu 112 dos 260 instrumentos normativos da OCDE, mas não às duas recomendações relativas à igualdade de gênero. O objetivo do presente artigo foi verificar se o Brasil está apto a cumprir com o conteúdo das referidas recomendações. Para tanto, o primeiro capítulo analisa a igualdade de gênero como um pressuposto para o alcance do princípio da dignidade da pessoa humana e enfoca o tema a partir da perspectiva da ética empresarial. O segundo capítulo apresenta o diagnóstico sobre a igualdade de gênero no mercado de trabalho global e avalia os dados disponíveis sobre o tema no Brasil. O terceiro capítulo discorre sobre as recomendações da OCDE e elenca casos de sucesso de seus países membros ao implementá-las. Por fim, o quarto capítulo conclui o estudo avaliando a legislação brasileira, em especial referente ao Direito do Trabalho, frente a seis objetivos almejados em uma das recomendações da OCDE, que só podem ser implementados por leis, e apresenta sugestões de contribuições que podem ser realizadas pelo setor privado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-25T13:55:10Z
2023-09-25T13:55:10Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, Fernanda Maciel Mamar Aragão. Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE. 2023. 73 f. Monografia (Graduação em Direito) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4756
identifier_str_mv CARNEIRO, Fernanda Maciel Mamar Aragão. Igualdade de gênero: uma proposta para o Brasil alcançar os padrões determinados pela OCDE. 2023. 73 f. Monografia (Graduação em Direito) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385921239318528