O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Thiago de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3580
Resumo: A questão do ativismo do Poder Judiciário frente aos outros Poderes, sobretudo ao Poder Executivo, é uma discussão recorrente e extremamente presente ainda hoje. Os casos passíveis de análises são muitos, inclusive nos momentos governamentais atuais. Ocorre que muitas decisões relativas aos casos judicializados são, inicialmente, fulcrados em decisões liminares; assim sendo, é oportuno traçar um estudo técnico acerca de um suposto ativismo em decisões mais antigas e, portanto, já estabilizadas. Sendo assim o escopo deste trabalho é avaliar dois casos de ampla repercussão jurídica e social: a eminente decisão final do Supremo Tribunal Federal acerca dos casos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-deputada federal Cristiane Brasil. O estudo visa contrastar dois entendimentos desta Corte, em cujos votos dos excelentíssimos ministros devem ser observados de modo institucional e técnico. Há hipóteses tendentes a concluir que, em alguns casos específicos, existe extrapolação de aplicação do teor constitucional; isto é o que tentase preponderar nos casos apreciados, no primeiro - Lula - houve correta interpretação normativa constitucional, no outro - Cristiane Brasil - um excesso hermenêutico dos ditames da Carta Magna.
id IDP-1_3abb6e5856dcd6e0a92b88e9ad23175b
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/3580
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?Ativismo judicialTripartição de poderesControle judicial do ato administrativoJudicilização de nomeações do executivoA questão do ativismo do Poder Judiciário frente aos outros Poderes, sobretudo ao Poder Executivo, é uma discussão recorrente e extremamente presente ainda hoje. Os casos passíveis de análises são muitos, inclusive nos momentos governamentais atuais. Ocorre que muitas decisões relativas aos casos judicializados são, inicialmente, fulcrados em decisões liminares; assim sendo, é oportuno traçar um estudo técnico acerca de um suposto ativismo em decisões mais antigas e, portanto, já estabilizadas. Sendo assim o escopo deste trabalho é avaliar dois casos de ampla repercussão jurídica e social: a eminente decisão final do Supremo Tribunal Federal acerca dos casos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-deputada federal Cristiane Brasil. O estudo visa contrastar dois entendimentos desta Corte, em cujos votos dos excelentíssimos ministros devem ser observados de modo institucional e técnico. Há hipóteses tendentes a concluir que, em alguns casos específicos, existe extrapolação de aplicação do teor constitucional; isto é o que tentase preponderar nos casos apreciados, no primeiro - Lula - houve correta interpretação normativa constitucional, no outro - Cristiane Brasil - um excesso hermenêutico dos ditames da Carta Magna.IDP/EAB2022-02-02T18:22:33Z2022-02-02T18:22:33Z20212022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOUTO, Thiago de Oliveira. O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3580porCouto, Thiago de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2022-02-02T18:33:53Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/3580Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:28:03.523918Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?
title O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?
spellingShingle O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?
Couto, Thiago de Oliveira
Ativismo judicial
Tripartição de poderes
Controle judicial do ato administrativo
Judicilização de nomeações do executivo
title_short O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?
title_full O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?
title_fullStr O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?
title_full_unstemmed O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?
title_sort O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?
author Couto, Thiago de Oliveira
author_facet Couto, Thiago de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Thiago de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ativismo judicial
Tripartição de poderes
Controle judicial do ato administrativo
Judicilização de nomeações do executivo
topic Ativismo judicial
Tripartição de poderes
Controle judicial do ato administrativo
Judicilização de nomeações do executivo
description A questão do ativismo do Poder Judiciário frente aos outros Poderes, sobretudo ao Poder Executivo, é uma discussão recorrente e extremamente presente ainda hoje. Os casos passíveis de análises são muitos, inclusive nos momentos governamentais atuais. Ocorre que muitas decisões relativas aos casos judicializados são, inicialmente, fulcrados em decisões liminares; assim sendo, é oportuno traçar um estudo técnico acerca de um suposto ativismo em decisões mais antigas e, portanto, já estabilizadas. Sendo assim o escopo deste trabalho é avaliar dois casos de ampla repercussão jurídica e social: a eminente decisão final do Supremo Tribunal Federal acerca dos casos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-deputada federal Cristiane Brasil. O estudo visa contrastar dois entendimentos desta Corte, em cujos votos dos excelentíssimos ministros devem ser observados de modo institucional e técnico. Há hipóteses tendentes a concluir que, em alguns casos específicos, existe extrapolação de aplicação do teor constitucional; isto é o que tentase preponderar nos casos apreciados, no primeiro - Lula - houve correta interpretação normativa constitucional, no outro - Cristiane Brasil - um excesso hermenêutico dos ditames da Carta Magna.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-02T18:22:33Z
2022-02-02T18:22:33Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTO, Thiago de Oliveira. O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3580
identifier_str_mv COUTO, Thiago de Oliveira. O controle judicial em nomeações presidenciais: intervencionismo entre poderes ou uma possibilidade legítima de contenção de abusos?. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385927954399232