A efetividade das campanhas de comunicação do Tribunal Superior do Trabalho: a comunicação pública e o foco no cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gabriel Lustosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2746
Resumo: Esta monografia objetiva estudar o conceito de Comunicação Pública e a sua prática no âmbito do exercício das atividades de comunicação social digital do Tribunal Superior do Trabalho. A investigação ocorrerá a partir da entrevista concedida pela Secretária de Comunicação do TST e da análise das publicações realizadas nas páginas das redes sociais Facebook e Instagram do Tribunal no período de julho a dezembro de 2019. O objetivo geral é avaliar se as ações de comunicação e os processos comunicativos organizacionais em vigor no âmbito do TST contribuem para informar e formar os cidadãos independente de fatores sociais como renda e acesso à internet. Essa abordagem metodológica é contemplada com as duas formas de pesquisas; qualitativas e quantitativas, que ajudarão na construção do estudo. A amostra da pesquisa se limitou a coletar os dados dos posts publicados nas páginas das redes sociais Facebook e Instagram os quais fazem parte das mídias digitais utilizadas pelo órgão e cumprem um papel importante na comunicação com os cidadãos. A realização da entrevista do ator estatal contribuiu para a melhor compreensão dos processos comunicacionais da Instituição. Os dados primários foram coletados a partir da aferição da frequência de publicações, os tipos de postagens e também o número de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos. Os resultados encontrados – interpretados a partir dos conceitos de “Comunicação Pública” e “Cidadania” – apontam que os processos comunicacionais adotados pelo órgão contribuem para a construção da cidadania na medida em que as ferramentas utilizadas têm boa interação com os usuários, mas ainda enfrentam resistências nas suas aplicações visto que o ambiente organizacional do judiciário é hermético, vide exemplo a receptividade a Lei de Acesso à informação. Percebe-se ainda que boa parte da população brasileira carece de acesso à Internet ou ainda não tem familiaridade com essas redes sociais, o que torna essa comunicação desigual, na medida em que parte da população continuará à margem das informações prestadas pelo órgão nas redes sociais.
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