Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alessandra Matos de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4058
Resumo: O direito à educação no Brasil tem sido objeto de análise na doutrina e na jurisprudência em virtude da sua importância na Constituição Federal de 1988. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal durante o período de 2004-2008 a fim de verificar como os marcos teóricos foram utilizados para fundamentar os julgamentos que asseguraram a efetividade do direito à educação. Diante dos julgamentos obtidos a partir do site do Supremo Tribunal Federal, a investigação empírica realizada com a utilização da análise de conteúdo enquanto técnica de pesquisa requereu a elaboração de um plano de análise dos documentos a serem examinados, com a finalidade de fazer inferências e interpretações sobre como os referencias teóricos citados nos julgamentos foram utilizados, assim como para demonstrar que a atuação do Supremo Tribunal Federal foi legítima quando garantiu a efetividade do direito à educação em virtude de ter assegurado as condições para o exercício da democracia deliberativa.
id IDP-1_b288c09436afc5342eed6ceb8bf32fc8
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4058
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à EducaçãoIntervenção judicialEducaçãoLegitimidade democráticaGarantia de direitosO direito à educação no Brasil tem sido objeto de análise na doutrina e na jurisprudência em virtude da sua importância na Constituição Federal de 1988. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal durante o período de 2004-2008 a fim de verificar como os marcos teóricos foram utilizados para fundamentar os julgamentos que asseguraram a efetividade do direito à educação. Diante dos julgamentos obtidos a partir do site do Supremo Tribunal Federal, a investigação empírica realizada com a utilização da análise de conteúdo enquanto técnica de pesquisa requereu a elaboração de um plano de análise dos documentos a serem examinados, com a finalidade de fazer inferências e interpretações sobre como os referencias teóricos citados nos julgamentos foram utilizados, assim como para demonstrar que a atuação do Supremo Tribunal Federal foi legítima quando garantiu a efetividade do direito à educação em virtude de ter assegurado as condições para o exercício da democracia deliberativa.The social right to education is a very interesting issue to study because it is very important in Brazilian´s Constitucional Law. By quantify and qualify analysis of Supreme Court’s jurisprudence during the period of time between 2004-2008 we found how marks theoreticians were used in judgments which ensures the effectiveness of the right of education. After the judgments that were found in the website of Supremo Tribunal Federal, we used the content analysis as a research technique. This research technique was useful to analyse the documents which were examined. This research aims to understand how marks theoreticians that were mentioned in the judgments were really used by the Supreme Court and also to prove the democratic legitimacy of judicial review of Supremo Tribunal Federal (Brazilian Supreme Court) when it protects the conditions that makes the deliberative democracy works.Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e PesquisaXimenes, Julia MaurmannAraújo, Alessandra Matos de2022-12-07T12:10:28Z2022-12-07T12:10:28Z20222011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Alessandra Matos. Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Direito). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2011.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4058porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2022-12-07T12:15:47Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4058Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:28:17.145731Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação
title Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação
spellingShingle Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação
Araújo, Alessandra Matos de
Intervenção judicial
Educação
Legitimidade democrática
Garantia de direitos
title_short Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação
title_full Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação
title_fullStr Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação
title_full_unstemmed Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação
title_sort Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação
author Araújo, Alessandra Matos de
author_facet Araújo, Alessandra Matos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ximenes, Julia Maurmann
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alessandra Matos de
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção judicial
Educação
Legitimidade democrática
Garantia de direitos
topic Intervenção judicial
Educação
Legitimidade democrática
Garantia de direitos
description O direito à educação no Brasil tem sido objeto de análise na doutrina e na jurisprudência em virtude da sua importância na Constituição Federal de 1988. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal durante o período de 2004-2008 a fim de verificar como os marcos teóricos foram utilizados para fundamentar os julgamentos que asseguraram a efetividade do direito à educação. Diante dos julgamentos obtidos a partir do site do Supremo Tribunal Federal, a investigação empírica realizada com a utilização da análise de conteúdo enquanto técnica de pesquisa requereu a elaboração de um plano de análise dos documentos a serem examinados, com a finalidade de fazer inferências e interpretações sobre como os referencias teóricos citados nos julgamentos foram utilizados, assim como para demonstrar que a atuação do Supremo Tribunal Federal foi legítima quando garantiu a efetividade do direito à educação em virtude de ter assegurado as condições para o exercício da democracia deliberativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2022-12-07T12:10:28Z
2022-12-07T12:10:28Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Alessandra Matos. Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Direito). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2011.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4058
identifier_str_mv ARAÚJO, Alessandra Matos. Legitimidade democrática do controle judicial do Direito à Educação. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Direito). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2011.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385929002975232