Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Alex Felício
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3273
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem como objetivo principal o estudo das cláusulas exorbitantes dos contratos administrativos. Primeiramente, deve ser reconhecida a existência do contrato administrativo como um contrato da Administração, sendo regido por um regime jurídico único, imposto pelo direito administrativo, cuja estrutura impõe e demanda a observância dos princípios da supremacia do interesse público, bem como da finalidade pública. As controvérsias sobre a admissão do contrato administrativo são intensas e ainda encontram divergências entre autores modernos. Entretanto, de um modo geral, após um breve estudo acerca das características dos contratos administrativos, apontado as suas semelhanças e diferenças do contrato privado, têmse o reconhecimento do contrato administrativo, no qual figura a Administração como parte interessada em concretizar fins de interesse público. Para tanto, com o escopo de atingir os fins a que se propõe, goza a Administração de poderes especiais, denominados cláusulas exorbitantes do direito comum, decorrentes da posição privilegiada da Administração Pública.
id IDP-1_b54477e72e045caf516df76954080d85
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/3273
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativoDireito AdministrativoRegime Jurídico ÚnicoContratos da AdministraçãoContratos AdministrativosCláusulas exorbitantesO trabalho aqui apresentado tem como objetivo principal o estudo das cláusulas exorbitantes dos contratos administrativos. Primeiramente, deve ser reconhecida a existência do contrato administrativo como um contrato da Administração, sendo regido por um regime jurídico único, imposto pelo direito administrativo, cuja estrutura impõe e demanda a observância dos princípios da supremacia do interesse público, bem como da finalidade pública. As controvérsias sobre a admissão do contrato administrativo são intensas e ainda encontram divergências entre autores modernos. Entretanto, de um modo geral, após um breve estudo acerca das características dos contratos administrativos, apontado as suas semelhanças e diferenças do contrato privado, têmse o reconhecimento do contrato administrativo, no qual figura a Administração como parte interessada em concretizar fins de interesse público. Para tanto, com o escopo de atingir os fins a que se propõe, goza a Administração de poderes especiais, denominados cláusulas exorbitantes do direito comum, decorrentes da posição privilegiada da Administração Pública.IDP/EABRocha, Túlio Sobral Martins eTeixeira, Alex Felício2021-09-03T20:15:06Z2021-09-03T20:15:06Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Alex Felício. Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo. 2011. 71 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2021-09-03T20:20:24Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/3273Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:26:21.381141Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo
title Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo
spellingShingle Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo
Teixeira, Alex Felício
Direito Administrativo
Regime Jurídico Único
Contratos da Administração
Contratos Administrativos
Cláusulas exorbitantes
title_short Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo
title_full Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo
title_fullStr Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo
title_full_unstemmed Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo
title_sort Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo
author Teixeira, Alex Felício
author_facet Teixeira, Alex Felício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Túlio Sobral Martins e
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Alex Felício
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Administrativo
Regime Jurídico Único
Contratos da Administração
Contratos Administrativos
Cláusulas exorbitantes
topic Direito Administrativo
Regime Jurídico Único
Contratos da Administração
Contratos Administrativos
Cláusulas exorbitantes
description O trabalho aqui apresentado tem como objetivo principal o estudo das cláusulas exorbitantes dos contratos administrativos. Primeiramente, deve ser reconhecida a existência do contrato administrativo como um contrato da Administração, sendo regido por um regime jurídico único, imposto pelo direito administrativo, cuja estrutura impõe e demanda a observância dos princípios da supremacia do interesse público, bem como da finalidade pública. As controvérsias sobre a admissão do contrato administrativo são intensas e ainda encontram divergências entre autores modernos. Entretanto, de um modo geral, após um breve estudo acerca das características dos contratos administrativos, apontado as suas semelhanças e diferenças do contrato privado, têmse o reconhecimento do contrato administrativo, no qual figura a Administração como parte interessada em concretizar fins de interesse público. Para tanto, com o escopo de atingir os fins a que se propõe, goza a Administração de poderes especiais, denominados cláusulas exorbitantes do direito comum, decorrentes da posição privilegiada da Administração Pública.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2021-09-03T20:15:06Z
2021-09-03T20:15:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Alex Felício. Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo. 2011. 71 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3273
identifier_str_mv TEIXEIRA, Alex Felício. Das cláusulas exorbitantes do contrato administrativo. 2011. 71 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385918436474880