A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Talita Gemma da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3240
Resumo: O presente projeto aborda a possibilidade de extensão da Imunidade Tributária Recíproca, prevista no artigo 150, inciso VI, alínea “a”, § 2º, da Constituição Federal de 1988, às empresas estatais, propriamente falando Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista. Trata-se, pois, de uma imunidade concedida em virtude da isonomia dos Entes Políticos e do próprio princípio Federalista que exige a autonomia de seus Estados-Membros. Para que tal privilégio alcance as Entidades Estatais, devem elas ser prestadoras de serviços públicos e não, unicamente, exploradoras de atividade econômica. Deste modo, este estudo tem como principal objetivo elucidar as questões controversas na doutrina e na jurisprudência, a fim de enfatizar a importância da extensão da imunidade tributária, como salvaguarda da consecução dos serviços públicos a serem prestados pelo Estado de maneira descentralizada.
id IDP-1_bd751570d8ef38f2bf52a882402ec240
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/3240
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estataisImunidade Tributária RecíprocaEntidades Estatais – Empresas Públicas e Sociedade de Economia MistaExtensão da ImunidadeO presente projeto aborda a possibilidade de extensão da Imunidade Tributária Recíproca, prevista no artigo 150, inciso VI, alínea “a”, § 2º, da Constituição Federal de 1988, às empresas estatais, propriamente falando Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista. Trata-se, pois, de uma imunidade concedida em virtude da isonomia dos Entes Políticos e do próprio princípio Federalista que exige a autonomia de seus Estados-Membros. Para que tal privilégio alcance as Entidades Estatais, devem elas ser prestadoras de serviços públicos e não, unicamente, exploradoras de atividade econômica. Deste modo, este estudo tem como principal objetivo elucidar as questões controversas na doutrina e na jurisprudência, a fim de enfatizar a importância da extensão da imunidade tributária, como salvaguarda da consecução dos serviços públicos a serem prestados pelo Estado de maneira descentralizada.IDP/EAB2021-08-26T19:17:23Z2021-08-26T19:17:23Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBARROS, Talita Gemma da Silva. A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais. 2011. 41 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário e Finanças Públicas) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3240porBarros, Talita Gemma da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2021-08-27T18:44:51Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/3240Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:28:50.467530Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais
title A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais
spellingShingle A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais
Barros, Talita Gemma da Silva
Imunidade Tributária Recíproca
Entidades Estatais – Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista
Extensão da Imunidade
title_short A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais
title_full A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais
title_fullStr A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais
title_full_unstemmed A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais
title_sort A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais
author Barros, Talita Gemma da Silva
author_facet Barros, Talita Gemma da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Talita Gemma da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Imunidade Tributária Recíproca
Entidades Estatais – Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista
Extensão da Imunidade
topic Imunidade Tributária Recíproca
Entidades Estatais – Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista
Extensão da Imunidade
description O presente projeto aborda a possibilidade de extensão da Imunidade Tributária Recíproca, prevista no artigo 150, inciso VI, alínea “a”, § 2º, da Constituição Federal de 1988, às empresas estatais, propriamente falando Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista. Trata-se, pois, de uma imunidade concedida em virtude da isonomia dos Entes Políticos e do próprio princípio Federalista que exige a autonomia de seus Estados-Membros. Para que tal privilégio alcance as Entidades Estatais, devem elas ser prestadoras de serviços públicos e não, unicamente, exploradoras de atividade econômica. Deste modo, este estudo tem como principal objetivo elucidar as questões controversas na doutrina e na jurisprudência, a fim de enfatizar a importância da extensão da imunidade tributária, como salvaguarda da consecução dos serviços públicos a serem prestados pelo Estado de maneira descentralizada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2021-08-26T19:17:23Z
2021-08-26T19:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Talita Gemma da Silva. A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais. 2011. 41 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário e Finanças Públicas) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3240
identifier_str_mv BARROS, Talita Gemma da Silva. A imunidade tributária recíproca extensiva às empresas estatais. 2011. 41 f. Monografia de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário e Finanças Públicas) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385932119343104