O estado democrático de direito e a educação: uma aproximação necessária e urgente para implementação de uma autêntica cultura política
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IDP |
Texto Completo: | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3448 |
Resumo: | A solidez imaginada para blindar a democracia e suas instituições garantidoras não parece suficiente frente aos discursos ‘populistas’ e individuais, marcados pelo ódio e pelas fake news, que abalam os alicerces democráticos, principalmente, ao trafegar com liberdade pelas redes sociais. Nesse sentido, a presente pesquisa se constitui como um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, que teve por desiderato analisar, a partir das obras de Frederico Alvim (2020) e Yascha Mounk (2019), a conjuntura atual da crise do sistema democrático brasileiro, aferida pelo decréscimo da confiança social na democracia, particularmente pelos jovens, que se mostram apáticos e desinteressados, oportunizando voz a propostas que não sejam democráticas. Pretendeu-se, ainda, analisar os impactos das mídias digitais na liberdade de expressão, um dos pilares do Estado Democrático de Direito, para compreender os motivos que têm levado os jovens ao desencantamento com o sistema político. Nas considerações finais, destaca-se a educação, direito fundamental constitucional, como ferramenta essencial para garantir aos jovens cidadãos uma autêntica cultura política. Para tanto, alicerçada na Lei n. 13.414/2017, que determina a constituição de novas arquiteturas curriculares a todas as escolas públicas e privadas de ensino médio do Brasil, em 2022, apresenta-se uma proposta de Itinerário Formativo que visa desenvolver competências e habilidades aos estudantes, instrumentalizando-os a (con)viver de forma ativa e consciente com a democracia. |
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