"Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coêlho, Guilherme Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4073
Resumo: O presente artigo buscar estudar os objetivos do programa “Escola sem Partido”, instituído pelo Projeto de Lei 193/2016, do Senado Federal, e em que medida a introdução do pluralismo da neutralidade ideológica, política e religiosa, como norteador do direito à educação, viola o princípio do pluralismo de ideias, previsto na Constituição Federal de 1988. O objetivo é demonstrar quais as consequências da imposição de uma neutralidade, pelos docentes, dentro do sistema educacional, demonstrando os prejuízos para a educação no Estado Democrático de Direito e para a cidadania. O método utilizado neste trabalho foi o dogmático, tendo ênfase na técnica legislativa, doutrinária e jurisprudencial, sendo, este último, concretizado pela abordagem de um estudo de caso da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.543, o qual discute-se a constitucionalidade da Lei nº 7.800/2016, do Estado de Alagoas, que instituiu o Escola sem Partido no seu Estado. Assim, este trabalho visa demonstrar a impossibilidade de se impor uma neutralidade dentro das escolas, tendo em vista ser imperioso a necessidade de a sociedade ser plural em todos os seus aspectos viabilizando, assim, o exercício da cidadania.
id IDP-1_f6abf20136ad49ccb0d11b6be3afebac
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4073
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideaisEscola sem PartidoNeutralidadePluralismoCidadaniaO presente artigo buscar estudar os objetivos do programa “Escola sem Partido”, instituído pelo Projeto de Lei 193/2016, do Senado Federal, e em que medida a introdução do pluralismo da neutralidade ideológica, política e religiosa, como norteador do direito à educação, viola o princípio do pluralismo de ideias, previsto na Constituição Federal de 1988. O objetivo é demonstrar quais as consequências da imposição de uma neutralidade, pelos docentes, dentro do sistema educacional, demonstrando os prejuízos para a educação no Estado Democrático de Direito e para a cidadania. O método utilizado neste trabalho foi o dogmático, tendo ênfase na técnica legislativa, doutrinária e jurisprudencial, sendo, este último, concretizado pela abordagem de um estudo de caso da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.543, o qual discute-se a constitucionalidade da Lei nº 7.800/2016, do Estado de Alagoas, que instituiu o Escola sem Partido no seu Estado. Assim, este trabalho visa demonstrar a impossibilidade de se impor uma neutralidade dentro das escolas, tendo em vista ser imperioso a necessidade de a sociedade ser plural em todos os seus aspectos viabilizando, assim, o exercício da cidadania.This article aims to study the objectives of the "Escola sem Partido" program, instituted by Bill 193/2016, of the Federal Senate, and to what extent the introduction of pluralism of ideological, political and religious neutrality as guiding the right to education , violates the principle of pluralism of ideas provided for in the Federal Constitution of 1988. The objective is to demonstrate the consequences of the imposition of teachers' neutrality within the educational system, demonstrating the damage to education in the Democratic State of Law and to citizenship. The method used in this work was the dogmatic one, with emphasis on the legislative, doctrinal and jurisprudential technique, the latter being concretized by the approach of a case study of Direct Action of Unconstitutionality 5.543, which discusses the constitutionality of Law No. 7,800 / 2016, of the State of Alagoas, that established the School without Party in its State. Thus, this paper aims to demonstrate the impossibility of imposing a neutrality within schools, in view of the imperative of the need for society to be plural in all its aspects, thus enabling the exercise of citizenship.Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e PesquisaXimenes, Julia MaurmannCoêlho, Guilherme Fernandes2022-12-14T18:12:36Z2022-12-14T18:12:36Z20222017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOÊLHO, Guilherme Fernandes. "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais. 2017. 32 f. Monografia (Graduação em Direito). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2017.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2023-05-12T11:32:37Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4073Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:29:02.987678Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais
title "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais
spellingShingle "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais
Coêlho, Guilherme Fernandes
Escola sem Partido
Neutralidade
Pluralismo
Cidadania
title_short "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais
title_full "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais
title_fullStr "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais
title_full_unstemmed "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais
title_sort "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais
author Coêlho, Guilherme Fernandes
author_facet Coêlho, Guilherme Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ximenes, Julia Maurmann
dc.contributor.author.fl_str_mv Coêlho, Guilherme Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Escola sem Partido
Neutralidade
Pluralismo
Cidadania
topic Escola sem Partido
Neutralidade
Pluralismo
Cidadania
description O presente artigo buscar estudar os objetivos do programa “Escola sem Partido”, instituído pelo Projeto de Lei 193/2016, do Senado Federal, e em que medida a introdução do pluralismo da neutralidade ideológica, política e religiosa, como norteador do direito à educação, viola o princípio do pluralismo de ideias, previsto na Constituição Federal de 1988. O objetivo é demonstrar quais as consequências da imposição de uma neutralidade, pelos docentes, dentro do sistema educacional, demonstrando os prejuízos para a educação no Estado Democrático de Direito e para a cidadania. O método utilizado neste trabalho foi o dogmático, tendo ênfase na técnica legislativa, doutrinária e jurisprudencial, sendo, este último, concretizado pela abordagem de um estudo de caso da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.543, o qual discute-se a constitucionalidade da Lei nº 7.800/2016, do Estado de Alagoas, que instituiu o Escola sem Partido no seu Estado. Assim, este trabalho visa demonstrar a impossibilidade de se impor uma neutralidade dentro das escolas, tendo em vista ser imperioso a necessidade de a sociedade ser plural em todos os seus aspectos viabilizando, assim, o exercício da cidadania.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-12-14T18:12:36Z
2022-12-14T18:12:36Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COÊLHO, Guilherme Fernandes. "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais. 2017. 32 f. Monografia (Graduação em Direito). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2017.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4073
identifier_str_mv COÊLHO, Guilherme Fernandes. "Escola sem partido": a dualidade entre a neutralidade e o pluralismo de ideais. 2017. 32 f. Monografia (Graduação em Direito). - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2017.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385933010632704