Qualidade dos cursos em EAD ofertados no Brasil à luz do Enade no período de 2007 a 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Lena Cavalcante
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3042
Resumo: Apresenta estudo sobre a qualidade dos cursos em EaD ofertados no Brasil à luz do Enade no período de 2007 a 2016. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância da qualidade nos cursos EaD ofertados no Brasil, evidenciando a proposta de adoção da gestão da qualidade na educação e identificando como alcançar uma educação de qualidade. O presente estudo analisou dois aspectos, a saber: a lógica de desenvolvimento da educação superior que incide também sobre a modalidade a distância e a lógica constituída na organização da modalidade EaD. Quanto à metodologia, este estudo valeu-se de pesquisas bibliográficas foram desenvolvidas por meio de material e método já elaborado, tais como buscas sistemáticas manuseando o banco de dados eletrônicos como Scielo, Bireme e Base de Dados da USP, UNB, Unicamp, Unicesp e Ufrgs, além de livros, artigos científicos e materiais disponíveis na internet, aplicando o método dedutivo e a coleta de dados de forma indireta. A revisão da produção de conhecimentos em EaD no Brasil mostra a necessidade de mais pesquisas nas áreas de educação, qualificação profissional e avaliação. Os resultados destacados nesta pesquisa permitem observar que a nota do Enade mostra que 82,5% dos conceitos totais são representados pelos conceitos 1, 2 e 3, e que apenas 17,6% possuem conceitos 4 e 5. Destaca-se que a crescente oferta de cursos, bem como o número de matrículas em expansão demonstra o que está exposto nas pesquisas e no Censo, em que se demonstra que esse mercado cresceu 7,2% em 2017. Para 2018, há um panorama que aponta 600 mil alunos a mais matriculados na EaD. Desta forma, reiterando continuamente, que o trinômio baixo poder aquisitivo dos estudantes, conceitos insatisfatórios na avaliação dos cursos e mercantilização do ensino se sobrepõem aos interesses da educação com qualidade, que deveriam proporcionar conhecimento, habilidades técnicas, crescimento pessoal e profissional. Conclui-se que a reflexão proposta nesta pesquisa sobre o tema irá permitir novas possibilidades, atitudes e práticas em busca de uma educação de qualidade socialmente comprometida, trazendo vantagens sobre a educação presencial, ao responder as exigências do mercado e se destacar como alternativa de democratização da educação superior no Brasil.
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Quanto à metodologia, este estudo valeu-se de pesquisas bibliográficas foram desenvolvidas por meio de material e método já elaborado, tais como buscas sistemáticas manuseando o banco de dados eletrônicos como Scielo, Bireme e Base de Dados da USP, UNB, Unicamp, Unicesp e Ufrgs, além de livros, artigos científicos e materiais disponíveis na internet, aplicando o método dedutivo e a coleta de dados de forma indireta. A revisão da produção de conhecimentos em EaD no Brasil mostra a necessidade de mais pesquisas nas áreas de educação, qualificação profissional e avaliação. Os resultados destacados nesta pesquisa permitem observar que a nota do Enade mostra que 82,5% dos conceitos totais são representados pelos conceitos 1, 2 e 3, e que apenas 17,6% possuem conceitos 4 e 5. Destaca-se que a crescente oferta de cursos, bem como o número de matrículas em expansão demonstra o que está exposto nas pesquisas e no Censo, em que se demonstra que esse mercado cresceu 7,2% em 2017. Para 2018, há um panorama que aponta 600 mil alunos a mais matriculados na EaD. Desta forma, reiterando continuamente, que o trinômio baixo poder aquisitivo dos estudantes, conceitos insatisfatórios na avaliação dos cursos e mercantilização do ensino se sobrepõem aos interesses da educação com qualidade, que deveriam proporcionar conhecimento, habilidades técnicas, crescimento pessoal e profissional. Conclui-se que a reflexão proposta nesta pesquisa sobre o tema irá permitir novas possibilidades, atitudes e práticas em busca de uma educação de qualidade socialmente comprometida, trazendo vantagens sobre a educação presencial, ao responder as exigências do mercado e se destacar como alternativa de democratização da educação superior no Brasil.This study presents a study about the quality of ODL courses offered in Brazil in the light of Enade from 2007 to 2016. This research aims to highlight the proposal, identify, show and achieve a quality education, that is, it is necessary quality management in education. The present study had the purpose of analyzing two aspects are highlighted: the one related to the logic of development of higher education that also focuses on the distance modality and, essential to this modality of teaching, the logic constituted in its organization. The general objective of the research is to demonstrate how important it is to the quality of the courses offered in Brazil in the light of the Enade in the period 2007 to 2016. The main methodologies applied were bibliographic researches, systematic searches using electronic databases: Scielo, Bireme, CAPES Periodicals, USP Database, UNB, Unicamp, Unifesp and Ufrgs and area books, applying the deductive method and data collection that was indirect. There was a qualitative interview in two blocks: the first applied the Laws and the indicators of performance of the HEI, while the second applied on the modality of the courses and the current scenario of Brazil's education in higher education. In this research it was possible to observe that the note of the Enade, it is that 82.5% of the total concepts are represented by concepts 1, 2 and 3, and that only 17.6% have concepts 4 and 5. It is emphasized that increasing number of courses, as well as the number of enrollments in expansion demonstrates what is exposed in research and Censo, which shows that this market grew by 7.2% and 2017. By 2018, there is a panorama that points to 600 thousand students the most enrolled in the EaD in 2018. It is concluded that the review of the production of knowledge in EaD in Brazil shows the need for more research in the areas of education, professional qualification and evaluation.IDP/ EABGarcia, Luciana SilvaFalcão, Lena Cavalcante2021-04-05T18:05:05Z2021-04-05T18:05:05Z2021-042018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFALCÃO, Lena Cavalcante. Qualidade dos cursos em EAD ofertados no Brasil à luz do Enade no período de 2007 a 2016. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2021-04-05T18:10:25Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/3042Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:27:46.883447Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
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