Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto Manhães, Letycia Sardinha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Melo Tavares, Cláudia Mara de, Eleuterio Ferreira, Rejane, Silva Elias, Andréa Damiana da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347
Resumo: O estudo teve por objetivo investigar os saberes pedagógicos e práticas de ensino do preceptor de enfermagem na residência multiprofissional. Trata-se de um estudo descritivo, abordagem qualitativa e etnográfica. Realizou-se o seminário introdutório à temática da pesquisa, observação participante e entrevista individual com 12 enfermeiros preceptores de dois hospitais de ensino. Os dados foram teorizados à luz de Maurice Tardif a partir da análise de conteúdo segundo Bardin. A assistência de enfermagem e a preceptoria foram apresentadas como funções distintas, e a formação preceptora compreendida para dos saberes científicos e pedagógicos. A experiência e a habilidade foram descritas como diferencial na relação residente-preceptor. Os preceptores mobilizam os saberes de formação atrelados aos adquiridos a partir da experiência. As atividades como enfermeiro e preceptor culminam em interações humanas valiosas para o processo de aprendizagem, desde que praticadas com boa comunicação, respeito e disponibilidade.
id IE-1_1d80282b043deef5942b04e44160ee03
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/347
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissionalPreceptoriaEnsinoEducação em EnfermagemHospitais de EnsinoO estudo teve por objetivo investigar os saberes pedagógicos e práticas de ensino do preceptor de enfermagem na residência multiprofissional. Trata-se de um estudo descritivo, abordagem qualitativa e etnográfica. Realizou-se o seminário introdutório à temática da pesquisa, observação participante e entrevista individual com 12 enfermeiros preceptores de dois hospitais de ensino. Os dados foram teorizados à luz de Maurice Tardif a partir da análise de conteúdo segundo Bardin. A assistência de enfermagem e a preceptoria foram apresentadas como funções distintas, e a formação preceptora compreendida para dos saberes científicos e pedagógicos. A experiência e a habilidade foram descritas como diferencial na relação residente-preceptor. Os preceptores mobilizam os saberes de formação atrelados aos adquiridos a partir da experiência. As atividades como enfermeiro e preceptor culminam em interações humanas valiosas para o processo de aprendizagem, desde que praticadas com boa comunicação, respeito e disponibilidade.Instituto ENFservic2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/34710.24276/rrecien2021.11.33.35-45Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 35-452358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347/351Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto Manhães, Letycia Sardinha Melo Tavares, Cláudia Mara de Eleuterio Ferreira, RejaneSilva Elias, Andréa Damiana da 2022-02-24T01:57:37Zoai:ojs2.recien.com.br:article/347Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-24T01:57:37Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional
title Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional
spellingShingle Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional
Peixoto Manhães, Letycia Sardinha
Preceptoria
Ensino
Educação em Enfermagem
Hospitais de Ensino
title_short Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional
title_full Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional
title_fullStr Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional
title_full_unstemmed Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional
title_sort Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional
author Peixoto Manhães, Letycia Sardinha
author_facet Peixoto Manhães, Letycia Sardinha
Melo Tavares, Cláudia Mara de
Eleuterio Ferreira, Rejane
Silva Elias, Andréa Damiana da
author_role author
author2 Melo Tavares, Cláudia Mara de
Eleuterio Ferreira, Rejane
Silva Elias, Andréa Damiana da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto Manhães, Letycia Sardinha
Melo Tavares, Cláudia Mara de
Eleuterio Ferreira, Rejane
Silva Elias, Andréa Damiana da
dc.subject.por.fl_str_mv Preceptoria
Ensino
Educação em Enfermagem
Hospitais de Ensino
topic Preceptoria
Ensino
Educação em Enfermagem
Hospitais de Ensino
description O estudo teve por objetivo investigar os saberes pedagógicos e práticas de ensino do preceptor de enfermagem na residência multiprofissional. Trata-se de um estudo descritivo, abordagem qualitativa e etnográfica. Realizou-se o seminário introdutório à temática da pesquisa, observação participante e entrevista individual com 12 enfermeiros preceptores de dois hospitais de ensino. Os dados foram teorizados à luz de Maurice Tardif a partir da análise de conteúdo segundo Bardin. A assistência de enfermagem e a preceptoria foram apresentadas como funções distintas, e a formação preceptora compreendida para dos saberes científicos e pedagógicos. A experiência e a habilidade foram descritas como diferencial na relação residente-preceptor. Os preceptores mobilizam os saberes de formação atrelados aos adquiridos a partir da experiência. As atividades como enfermeiro e preceptor culminam em interações humanas valiosas para o processo de aprendizagem, desde que praticadas com boa comunicação, respeito e disponibilidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347
10.24276/rrecien2021.11.33.35-45
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2021.11.33.35-45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347/351
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 35-45
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812203367497728