Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347 |
Resumo: | O estudo teve por objetivo investigar os saberes pedagógicos e práticas de ensino do preceptor de enfermagem na residência multiprofissional. Trata-se de um estudo descritivo, abordagem qualitativa e etnográfica. Realizou-se o seminário introdutório à temática da pesquisa, observação participante e entrevista individual com 12 enfermeiros preceptores de dois hospitais de ensino. Os dados foram teorizados à luz de Maurice Tardif a partir da análise de conteúdo segundo Bardin. A assistência de enfermagem e a preceptoria foram apresentadas como funções distintas, e a formação preceptora compreendida para dos saberes científicos e pedagógicos. A experiência e a habilidade foram descritas como diferencial na relação residente-preceptor. Os preceptores mobilizam os saberes de formação atrelados aos adquiridos a partir da experiência. As atividades como enfermeiro e preceptor culminam em interações humanas valiosas para o processo de aprendizagem, desde que praticadas com boa comunicação, respeito e disponibilidade. |
id |
IE-1_1d80282b043deef5942b04e44160ee03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/347 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissionalPreceptoriaEnsinoEducação em EnfermagemHospitais de EnsinoO estudo teve por objetivo investigar os saberes pedagógicos e práticas de ensino do preceptor de enfermagem na residência multiprofissional. Trata-se de um estudo descritivo, abordagem qualitativa e etnográfica. Realizou-se o seminário introdutório à temática da pesquisa, observação participante e entrevista individual com 12 enfermeiros preceptores de dois hospitais de ensino. Os dados foram teorizados à luz de Maurice Tardif a partir da análise de conteúdo segundo Bardin. A assistência de enfermagem e a preceptoria foram apresentadas como funções distintas, e a formação preceptora compreendida para dos saberes científicos e pedagógicos. A experiência e a habilidade foram descritas como diferencial na relação residente-preceptor. Os preceptores mobilizam os saberes de formação atrelados aos adquiridos a partir da experiência. As atividades como enfermeiro e preceptor culminam em interações humanas valiosas para o processo de aprendizagem, desde que praticadas com boa comunicação, respeito e disponibilidade.Instituto ENFservic2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/34710.24276/rrecien2021.11.33.35-45Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 35-452358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347/351Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto Manhães, Letycia Sardinha Melo Tavares, Cláudia Mara de Eleuterio Ferreira, RejaneSilva Elias, Andréa Damiana da 2022-02-24T01:57:37Zoai:ojs2.recien.com.br:article/347Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-24T01:57:37Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional |
title |
Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional |
spellingShingle |
Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional Peixoto Manhães, Letycia Sardinha Preceptoria Ensino Educação em Enfermagem Hospitais de Ensino |
title_short |
Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional |
title_full |
Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional |
title_fullStr |
Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional |
title_full_unstemmed |
Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional |
title_sort |
Saberes pedagógicos mobilizados pelo preceptor de enfermagem na residência multiprofissional |
author |
Peixoto Manhães, Letycia Sardinha |
author_facet |
Peixoto Manhães, Letycia Sardinha Melo Tavares, Cláudia Mara de Eleuterio Ferreira, Rejane Silva Elias, Andréa Damiana da |
author_role |
author |
author2 |
Melo Tavares, Cláudia Mara de Eleuterio Ferreira, Rejane Silva Elias, Andréa Damiana da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto Manhães, Letycia Sardinha Melo Tavares, Cláudia Mara de Eleuterio Ferreira, Rejane Silva Elias, Andréa Damiana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preceptoria Ensino Educação em Enfermagem Hospitais de Ensino |
topic |
Preceptoria Ensino Educação em Enfermagem Hospitais de Ensino |
description |
O estudo teve por objetivo investigar os saberes pedagógicos e práticas de ensino do preceptor de enfermagem na residência multiprofissional. Trata-se de um estudo descritivo, abordagem qualitativa e etnográfica. Realizou-se o seminário introdutório à temática da pesquisa, observação participante e entrevista individual com 12 enfermeiros preceptores de dois hospitais de ensino. Os dados foram teorizados à luz de Maurice Tardif a partir da análise de conteúdo segundo Bardin. A assistência de enfermagem e a preceptoria foram apresentadas como funções distintas, e a formação preceptora compreendida para dos saberes científicos e pedagógicos. A experiência e a habilidade foram descritas como diferencial na relação residente-preceptor. Os preceptores mobilizam os saberes de formação atrelados aos adquiridos a partir da experiência. As atividades como enfermeiro e preceptor culminam em interações humanas valiosas para o processo de aprendizagem, desde que praticadas com boa comunicação, respeito e disponibilidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347 10.24276/rrecien2021.11.33.35-45 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2021.11.33.35-45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/347/351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 35-45 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1811812203367497728 |