Responsabilidade ética e política do enfermeiro-docente
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/474 |
Resumo: | A Enfermagem é uma profissão fundamental nos cuidados em saúde, e os Enfermeiros-docentes são responsáveis pela formação dos futuros profissionais a integrar o mundo da Enfermagem. Este estudo teve por objetivo compreender a responsabilidade ética e política do Enfermeiro-docente na visão Arendtiana. Seu referencial teórico foram as ideias de ação de Hannah Arendt. Delineou-se uma pesquisa qualitativa e utilizou-se a Fenomenologia como referencial metodológico. Participaram vinte Enfermeiros-docentes e a coleta de dados ocorreu de março a maio de 2017. Foi realizada entrevista Fenomenológica, seguida da análise Hermenêutica, segundo os pressupostos teóricos de Paul Ricoeur. Assim, emergiram duas categorias: A responsabilidade política na formação de futuros Enfermeiros e a responsabilidade ética. Desta análise, depreendeu-se que os Enfermeiros-docentes reconhecem sua responsabilidade ao atuarem tanto nas atividades de ensino-aprendizagem na Universidade quanto no cuidado aos usuários dos serviços de saúde em campo prático, influenciando no perfil do Enfermeiro a ser formado. |
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A Enfermagem é uma profissão fundamental nos cuidados em saúde, e os Enfermeiros-docentes são responsáveis pela formação dos futuros profissionais a integrar o mundo da Enfermagem. Este estudo teve por objetivo compreender a responsabilidade ética e política do Enfermeiro-docente na visão Arendtiana. Seu referencial teórico foram as ideias de ação de Hannah Arendt. Delineou-se uma pesquisa qualitativa e utilizou-se a Fenomenologia como referencial metodológico. Participaram vinte Enfermeiros-docentes e a coleta de dados ocorreu de março a maio de 2017. Foi realizada entrevista Fenomenológica, seguida da análise Hermenêutica, segundo os pressupostos teóricos de Paul Ricoeur. Assim, emergiram duas categorias: A responsabilidade política na formação de futuros Enfermeiros e a responsabilidade ética. Desta análise, depreendeu-se que os Enfermeiros-docentes reconhecem sua responsabilidade ao atuarem tanto nas atividades de ensino-aprendizagem na Universidade quanto no cuidado aos usuários dos serviços de saúde em campo prático, influenciando no perfil do Enfermeiro a ser formado. |
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