Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malka, Marina Bonatto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leite, Carlos Augusto Bonifácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149635
Resumo: Este artigo consiste na análise de algumas canções (de Vinicius de Moraes e Tom Jobim) da peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinicius de Moraes, e da adaptação da  peça ao cinema, Orfeu negro (1959), de Marcel Camus (canções de Vinicius, Tom, Luiz Bonfá e Antônio Maria). Diversos ritmos são encontrados (samba-canção, frevo,  pontos de macumba); uma difusão inédita de ritmos brasileiros. Após o filme, as canções se celebrizaram, sendo regravadas pela bossa nova e mimetizadas pelos  músicos de jazz americanos nos anos 1960. É inegável a importância dos álbuns, consagrando principalmente Vinicius de Moraes no panorama internacional. Neste artigo  bserva-se a diferença entre as canções dos álbuns e as que surgiriam a seguir, como uma das raízes primordiais da música popular brasileira das décadas seguintes.
id IEB-1_0e8e1f996f6e8cef3a5abcad8725239a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/149635
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Quatro sambas de Orfeus e um pouco maisFour Orpheus´ sambas and something moreSamba; Orfeu da Conceição; Black Orpheus; bossa novaSamba; Orfeu da Conceição; Orfeu negro; bossa novaEste artigo consiste na análise de algumas canções (de Vinicius de Moraes e Tom Jobim) da peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinicius de Moraes, e da adaptação da  peça ao cinema, Orfeu negro (1959), de Marcel Camus (canções de Vinicius, Tom, Luiz Bonfá e Antônio Maria). Diversos ritmos são encontrados (samba-canção, frevo,  pontos de macumba); uma difusão inédita de ritmos brasileiros. Após o filme, as canções se celebrizaram, sendo regravadas pela bossa nova e mimetizadas pelos  músicos de jazz americanos nos anos 1960. É inegável a importância dos álbuns, consagrando principalmente Vinicius de Moraes no panorama internacional. Neste artigo  bserva-se a diferença entre as canções dos álbuns e as que surgiriam a seguir, como uma das raízes primordiais da música popular brasileira das décadas seguintes.This article aims to analyze some songs (of Vinicius de Moraes e Tom Jobim) of play Orfeu da Conceição (of Vinicius de Moraes, 1956), and of the play’s adaptation for the  cinema, Black Orpheus (by Marcel Camus,1959, songs by Vinicius, Tom, Luiz Bonfá and Antônio Maria). These soundtracks are in several rhythms (“sambacanção”, frevo,  “pontos de macumba”); an unprecedent diffusion of Brazilian rhythms. After the movie, the songs were celebrated, re-recorded by bossa nova musicians, and imitated by  merican jazz musicians in the 60s. The historical importance of the albums are undeniable, consecrating manly Vinicius de Moraes in the international scene. In this  article it´  s observed the difference between the songs of the albuns and those that would follow in subsequent years. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/14963510.11606/issn.2316-901X.v0i70p104-120Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 70 (2018); 104-120Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 70 (2018); 104-120Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 70 (2018); 104-120Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 70 (2018); 104-1202316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149635/146692https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149635/147168Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalka, Marina BonattoLeite, Carlos Augusto Bonifácio2018-09-11T15:45:28Zoai:revistas.usp.br:article/149635Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2018-09-11T15:45:28Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais
Four Orpheus´ sambas and something more
title Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais
spellingShingle Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais
Malka, Marina Bonatto
Samba; Orfeu da Conceição; Black Orpheus; bossa nova
Samba; Orfeu da Conceição; Orfeu negro; bossa nova
title_short Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais
title_full Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais
title_fullStr Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais
title_full_unstemmed Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais
title_sort Quatro sambas de Orfeus e um pouco mais
author Malka, Marina Bonatto
author_facet Malka, Marina Bonatto
Leite, Carlos Augusto Bonifácio
author_role author
author2 Leite, Carlos Augusto Bonifácio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malka, Marina Bonatto
Leite, Carlos Augusto Bonifácio
dc.subject.por.fl_str_mv Samba; Orfeu da Conceição; Black Orpheus; bossa nova
Samba; Orfeu da Conceição; Orfeu negro; bossa nova
topic Samba; Orfeu da Conceição; Black Orpheus; bossa nova
Samba; Orfeu da Conceição; Orfeu negro; bossa nova
description Este artigo consiste na análise de algumas canções (de Vinicius de Moraes e Tom Jobim) da peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinicius de Moraes, e da adaptação da  peça ao cinema, Orfeu negro (1959), de Marcel Camus (canções de Vinicius, Tom, Luiz Bonfá e Antônio Maria). Diversos ritmos são encontrados (samba-canção, frevo,  pontos de macumba); uma difusão inédita de ritmos brasileiros. Após o filme, as canções se celebrizaram, sendo regravadas pela bossa nova e mimetizadas pelos  músicos de jazz americanos nos anos 1960. É inegável a importância dos álbuns, consagrando principalmente Vinicius de Moraes no panorama internacional. Neste artigo  bserva-se a diferença entre as canções dos álbuns e as que surgiriam a seguir, como uma das raízes primordiais da música popular brasileira das décadas seguintes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149635
10.11606/issn.2316-901X.v0i70p104-120
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149635
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i70p104-120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149635/146692
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149635/147168
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 70 (2018); 104-120
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 70 (2018); 104-120
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 70 (2018); 104-120
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 70 (2018); 104-120
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949711676178432