A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Mauricio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Saraiva, Leandro Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169199
Resumo: Este artigo propõe uma análise dos debates em torno da noção de subdesenvolvimento no campo cultural brasileiro, nos anos 1960 e 1970, a partir do ensaio de Paulo Emílio Sales Gomes, “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” (1973). O cotejamento com artigos de Glauber Rocha (1965), Antonio Candido (1973) e Ferreira Gullar (1969) indica diferenças fundamentais no tratamento do problema. Enquanto Paulo Emílio via o subdesenvolvimento como estrutura a ser superada pelo campo cinematográfico, os demais autores recorriam ao conceito para expressar as precariedades estéticas da produção cultural do país.
id IEB-1_2684e8029b444ab207af68715b2c8489
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/169199
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impassesThe engaged critic of Paulo Emílio: cinema, underdevelopment and its standoffPaulo Emílio Sales GomesBrazilian cinemaUnderdevelopmentintellectual commitmentPaulo Emílio Sales Gomescinema brasileirosubdesenvolvimentointelectual engajadoEste artigo propõe uma análise dos debates em torno da noção de subdesenvolvimento no campo cultural brasileiro, nos anos 1960 e 1970, a partir do ensaio de Paulo Emílio Sales Gomes, “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” (1973). O cotejamento com artigos de Glauber Rocha (1965), Antonio Candido (1973) e Ferreira Gullar (1969) indica diferenças fundamentais no tratamento do problema. Enquanto Paulo Emílio via o subdesenvolvimento como estrutura a ser superada pelo campo cinematográfico, os demais autores recorriam ao conceito para expressar as precariedades estéticas da produção cultural do país.This article intends to analyze the debates around the notion of underdevelopment in Brazilian culture during the 1960s and 1970s, as first expressed in Paulo Emílio Sales Gomes essay “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” (1973). The comparison with articles written by Glauber Rocha (1965), Antonio Candido (1973) and Ferreira Gullar (1969) indicates fundamental differences in approaching this matter. While Paulo Emílio understood the concept of underdevelopment as a structure to be overcome in the cinematographic field, the other authors used this concept as a mean to express the aesthetic precariousness of the country’s cultural production.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2020-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/16919910.11606/issn.2316-901X.v1i75p129-143Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-1432316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169199/160413Copyright (c) 2020 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, MauricioSaraiva, Leandro Rocha2020-04-29T17:08:15Zoai:revistas.usp.br:article/169199Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2020-04-29T17:08:15Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
The engaged critic of Paulo Emílio: cinema, underdevelopment and its standoff
title A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
spellingShingle A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
Cardoso, Mauricio
Paulo Emílio Sales Gomes
Brazilian cinema
Underdevelopment
intellectual commitment
Paulo Emílio Sales Gomes
cinema brasileiro
subdesenvolvimento
intelectual engajado
title_short A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
title_full A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
title_fullStr A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
title_full_unstemmed A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
title_sort A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
author Cardoso, Mauricio
author_facet Cardoso, Mauricio
Saraiva, Leandro Rocha
author_role author
author2 Saraiva, Leandro Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Mauricio
Saraiva, Leandro Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Emílio Sales Gomes
Brazilian cinema
Underdevelopment
intellectual commitment
Paulo Emílio Sales Gomes
cinema brasileiro
subdesenvolvimento
intelectual engajado
topic Paulo Emílio Sales Gomes
Brazilian cinema
Underdevelopment
intellectual commitment
Paulo Emílio Sales Gomes
cinema brasileiro
subdesenvolvimento
intelectual engajado
description Este artigo propõe uma análise dos debates em torno da noção de subdesenvolvimento no campo cultural brasileiro, nos anos 1960 e 1970, a partir do ensaio de Paulo Emílio Sales Gomes, “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” (1973). O cotejamento com artigos de Glauber Rocha (1965), Antonio Candido (1973) e Ferreira Gullar (1969) indica diferenças fundamentais no tratamento do problema. Enquanto Paulo Emílio via o subdesenvolvimento como estrutura a ser superada pelo campo cinematográfico, os demais autores recorriam ao conceito para expressar as precariedades estéticas da produção cultural do país.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169199
10.11606/issn.2316-901X.v1i75p129-143
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169199
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v1i75p129-143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169199/160413
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949712115531776