A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169199 |
Resumo: | Este artigo propõe uma análise dos debates em torno da noção de subdesenvolvimento no campo cultural brasileiro, nos anos 1960 e 1970, a partir do ensaio de Paulo Emílio Sales Gomes, “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” (1973). O cotejamento com artigos de Glauber Rocha (1965), Antonio Candido (1973) e Ferreira Gullar (1969) indica diferenças fundamentais no tratamento do problema. Enquanto Paulo Emílio via o subdesenvolvimento como estrutura a ser superada pelo campo cinematográfico, os demais autores recorriam ao conceito para expressar as precariedades estéticas da produção cultural do país. |
id |
IEB-1_2684e8029b444ab207af68715b2c8489 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/169199 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository_id_str |
|
spelling |
A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impassesThe engaged critic of Paulo Emílio: cinema, underdevelopment and its standoffPaulo Emílio Sales GomesBrazilian cinemaUnderdevelopmentintellectual commitmentPaulo Emílio Sales Gomescinema brasileirosubdesenvolvimentointelectual engajadoEste artigo propõe uma análise dos debates em torno da noção de subdesenvolvimento no campo cultural brasileiro, nos anos 1960 e 1970, a partir do ensaio de Paulo Emílio Sales Gomes, “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” (1973). O cotejamento com artigos de Glauber Rocha (1965), Antonio Candido (1973) e Ferreira Gullar (1969) indica diferenças fundamentais no tratamento do problema. Enquanto Paulo Emílio via o subdesenvolvimento como estrutura a ser superada pelo campo cinematográfico, os demais autores recorriam ao conceito para expressar as precariedades estéticas da produção cultural do país.This article intends to analyze the debates around the notion of underdevelopment in Brazilian culture during the 1960s and 1970s, as first expressed in Paulo Emílio Sales Gomes essay “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” (1973). The comparison with articles written by Glauber Rocha (1965), Antonio Candido (1973) and Ferreira Gullar (1969) indicates fundamental differences in approaching this matter. While Paulo Emílio understood the concept of underdevelopment as a structure to be overcome in the cinematographic field, the other authors used this concept as a mean to express the aesthetic precariousness of the country’s cultural production.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2020-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/16919910.11606/issn.2316-901X.v1i75p129-143Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-1432316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169199/160413Copyright (c) 2020 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, MauricioSaraiva, Leandro Rocha2020-04-29T17:08:15Zoai:revistas.usp.br:article/169199Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2020-04-29T17:08:15Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses The engaged critic of Paulo Emílio: cinema, underdevelopment and its standoff |
title |
A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses |
spellingShingle |
A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses Cardoso, Mauricio Paulo Emílio Sales Gomes Brazilian cinema Underdevelopment intellectual commitment Paulo Emílio Sales Gomes cinema brasileiro subdesenvolvimento intelectual engajado |
title_short |
A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses |
title_full |
A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses |
title_fullStr |
A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses |
title_full_unstemmed |
A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses |
title_sort |
A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses |
author |
Cardoso, Mauricio |
author_facet |
Cardoso, Mauricio Saraiva, Leandro Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Leandro Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Mauricio Saraiva, Leandro Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Emílio Sales Gomes Brazilian cinema Underdevelopment intellectual commitment Paulo Emílio Sales Gomes cinema brasileiro subdesenvolvimento intelectual engajado |
topic |
Paulo Emílio Sales Gomes Brazilian cinema Underdevelopment intellectual commitment Paulo Emílio Sales Gomes cinema brasileiro subdesenvolvimento intelectual engajado |
description |
Este artigo propõe uma análise dos debates em torno da noção de subdesenvolvimento no campo cultural brasileiro, nos anos 1960 e 1970, a partir do ensaio de Paulo Emílio Sales Gomes, “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” (1973). O cotejamento com artigos de Glauber Rocha (1965), Antonio Candido (1973) e Ferreira Gullar (1969) indica diferenças fundamentais no tratamento do problema. Enquanto Paulo Emílio via o subdesenvolvimento como estrutura a ser superada pelo campo cinematográfico, os demais autores recorriam ao conceito para expressar as precariedades estéticas da produção cultural do país. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169199 10.11606/issn.2316-901X.v1i75p129-143 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169199 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v1i75p129-143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/169199/160413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 75 (2020); 129-143 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1798949712115531776 |