Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simpson, Pablo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34687
Resumo: Este ensaio pretende apontar para um possível diálogo entre Mário de Andrade e Max Jacob, a partir dos livros de poemas Paulicéia desvairada (1922) e O losango cáqui (1926), Le cornet à dés (1916) e Le laboratoire central (1921). Organizado em três partes, investiga a figuração nos dois poetas da imagem do arlequim, por meio da qual ambos operariam diversos deslocamentos. Um deles, a retomada de uma mitologia romântica do artista, como em Baudelaire, e a consciência de seu caráter de encenação. Outro, através da oposição entre razão e loucura, legitimando um estado lírico como modo distinto de percepção da realidade. Finalmente, por intermédio da proposição de uma sinceridade artística, moral do trabalho com profunda repercussão sobre a linguagem literária.
id IEB-1_3700c5fe715531885eb8b7eb5bc8f361
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/34687
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade Slide on the streets, between Max Jacob and Mário de Andrade Mário de AndradeMax Jacobarlequimpoesia modernavanguardasMário de AndradeMax Jacobharlequinmodern poetryavantgardes Este ensaio pretende apontar para um possível diálogo entre Mário de Andrade e Max Jacob, a partir dos livros de poemas Paulicéia desvairada (1922) e O losango cáqui (1926), Le cornet à dés (1916) e Le laboratoire central (1921). Organizado em três partes, investiga a figuração nos dois poetas da imagem do arlequim, por meio da qual ambos operariam diversos deslocamentos. Um deles, a retomada de uma mitologia romântica do artista, como em Baudelaire, e a consciência de seu caráter de encenação. Outro, através da oposição entre razão e loucura, legitimando um estado lírico como modo distinto de percepção da realidade. Finalmente, por intermédio da proposição de uma sinceridade artística, moral do trabalho com profunda repercussão sobre a linguagem literária. This essay intends to point to a possible dialogue between Mário de Andrade and Max Jacob, starting from the books of poems Paulicéia desvairada (1922) and O losango cáqui (1926), Le cornet à dés (1916) and Le laboratoire central (1921). Divided into three parts, it investigates the figuration in the two poets of the harlequin's image, through which both would operate several displacements. One of them, the resumption of a romantic mythology of the artist, as in Baudelaire, and the conscience of his staging character. Other, through the opposition between reason and madness, legitimating a lyrical state as a way to a different perception of the reality. Lastly, through the proposition of an artistic sincerity, moral of work with deep impact over the literary language. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/3468710.11606/issn.2316-901X.v0i53p107-126Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 53 (2011); 107-126Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 53 (2011); 107-126Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 53 (2011); 107-126Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 53 (2011); 107-1262316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34687/37425Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimpson, Pablo2014-12-19T12:12:38Zoai:revistas.usp.br:article/34687Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2014-12-19T12:12:38Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade
Slide on the streets, between Max Jacob and Mário de Andrade
title Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade
spellingShingle Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade
Simpson, Pablo
Mário de Andrade
Max Jacob
arlequim
poesia moderna
vanguardas
Mário de Andrade
Max Jacob
harlequin
modern poetry
avantgardes
title_short Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade
title_full Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade
title_fullStr Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade
title_full_unstemmed Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade
title_sort Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade
author Simpson, Pablo
author_facet Simpson, Pablo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simpson, Pablo
dc.subject.por.fl_str_mv Mário de Andrade
Max Jacob
arlequim
poesia moderna
vanguardas
Mário de Andrade
Max Jacob
harlequin
modern poetry
avantgardes
topic Mário de Andrade
Max Jacob
arlequim
poesia moderna
vanguardas
Mário de Andrade
Max Jacob
harlequin
modern poetry
avantgardes
description Este ensaio pretende apontar para um possível diálogo entre Mário de Andrade e Max Jacob, a partir dos livros de poemas Paulicéia desvairada (1922) e O losango cáqui (1926), Le cornet à dés (1916) e Le laboratoire central (1921). Organizado em três partes, investiga a figuração nos dois poetas da imagem do arlequim, por meio da qual ambos operariam diversos deslocamentos. Um deles, a retomada de uma mitologia romântica do artista, como em Baudelaire, e a consciência de seu caráter de encenação. Outro, através da oposição entre razão e loucura, legitimando um estado lírico como modo distinto de percepção da realidade. Finalmente, por intermédio da proposição de uma sinceridade artística, moral do trabalho com profunda repercussão sobre a linguagem literária.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34687
10.11606/issn.2316-901X.v0i53p107-126
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34687
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i53p107-126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34687/37425
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 53 (2011); 107-126
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 53 (2011); 107-126
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 53 (2011); 107-126
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 53 (2011); 107-126
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949707529060352