Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34687 |
Resumo: | Este ensaio pretende apontar para um possível diálogo entre Mário de Andrade e Max Jacob, a partir dos livros de poemas Paulicéia desvairada (1922) e O losango cáqui (1926), Le cornet à dés (1916) e Le laboratoire central (1921). Organizado em três partes, investiga a figuração nos dois poetas da imagem do arlequim, por meio da qual ambos operariam diversos deslocamentos. Um deles, a retomada de uma mitologia romântica do artista, como em Baudelaire, e a consciência de seu caráter de encenação. Outro, através da oposição entre razão e loucura, legitimando um estado lírico como modo distinto de percepção da realidade. Finalmente, por intermédio da proposição de uma sinceridade artística, moral do trabalho com profunda repercussão sobre a linguagem literária. |
id |
IEB-1_3700c5fe715531885eb8b7eb5bc8f361 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/34687 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository_id_str |
|
spelling |
Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade Slide on the streets, between Max Jacob and Mário de Andrade Mário de AndradeMax Jacobarlequimpoesia modernavanguardasMário de AndradeMax Jacobharlequinmodern poetryavantgardes Este ensaio pretende apontar para um possível diálogo entre Mário de Andrade e Max Jacob, a partir dos livros de poemas Paulicéia desvairada (1922) e O losango cáqui (1926), Le cornet à dés (1916) e Le laboratoire central (1921). Organizado em três partes, investiga a figuração nos dois poetas da imagem do arlequim, por meio da qual ambos operariam diversos deslocamentos. Um deles, a retomada de uma mitologia romântica do artista, como em Baudelaire, e a consciência de seu caráter de encenação. Outro, através da oposição entre razão e loucura, legitimando um estado lírico como modo distinto de percepção da realidade. Finalmente, por intermédio da proposição de uma sinceridade artística, moral do trabalho com profunda repercussão sobre a linguagem literária. This essay intends to point to a possible dialogue between Mário de Andrade and Max Jacob, starting from the books of poems Paulicéia desvairada (1922) and O losango cáqui (1926), Le cornet à dés (1916) and Le laboratoire central (1921). Divided into three parts, it investigates the figuration in the two poets of the harlequin's image, through which both would operate several displacements. One of them, the resumption of a romantic mythology of the artist, as in Baudelaire, and the conscience of his staging character. Other, through the opposition between reason and madness, legitimating a lyrical state as a way to a different perception of the reality. Lastly, through the proposition of an artistic sincerity, moral of work with deep impact over the literary language. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/3468710.11606/issn.2316-901X.v0i53p107-126Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 53 (2011); 107-126Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 53 (2011); 107-126Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 53 (2011); 107-126Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 53 (2011); 107-1262316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34687/37425Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimpson, Pablo2014-12-19T12:12:38Zoai:revistas.usp.br:article/34687Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2014-12-19T12:12:38Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade Slide on the streets, between Max Jacob and Mário de Andrade |
title |
Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade |
spellingShingle |
Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade Simpson, Pablo Mário de Andrade Max Jacob arlequim poesia moderna vanguardas Mário de Andrade Max Jacob harlequin modern poetry avantgardes |
title_short |
Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade |
title_full |
Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade |
title_fullStr |
Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade |
title_full_unstemmed |
Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade |
title_sort |
Deslizar nas ruas, entre Max Jacob e Mário de Andrade |
author |
Simpson, Pablo |
author_facet |
Simpson, Pablo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simpson, Pablo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mário de Andrade Max Jacob arlequim poesia moderna vanguardas Mário de Andrade Max Jacob harlequin modern poetry avantgardes |
topic |
Mário de Andrade Max Jacob arlequim poesia moderna vanguardas Mário de Andrade Max Jacob harlequin modern poetry avantgardes |
description |
Este ensaio pretende apontar para um possível diálogo entre Mário de Andrade e Max Jacob, a partir dos livros de poemas Paulicéia desvairada (1922) e O losango cáqui (1926), Le cornet à dés (1916) e Le laboratoire central (1921). Organizado em três partes, investiga a figuração nos dois poetas da imagem do arlequim, por meio da qual ambos operariam diversos deslocamentos. Um deles, a retomada de uma mitologia romântica do artista, como em Baudelaire, e a consciência de seu caráter de encenação. Outro, através da oposição entre razão e loucura, legitimando um estado lírico como modo distinto de percepção da realidade. Finalmente, por intermédio da proposição de uma sinceridade artística, moral do trabalho com profunda repercussão sobre a linguagem literária. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34687 10.11606/issn.2316-901X.v0i53p107-126 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34687 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i53p107-126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34687/37425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 53 (2011); 107-126 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 53 (2011); 107-126 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 53 (2011); 107-126 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 53 (2011); 107-126 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1798949707529060352 |