“O que causa prazer”: lundu entre neoclássicos e românticos na Casa da Ópera de Ouro Preto
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/197096 |
Resumo: | O artigo analisa uma polêmica de jornal entre um empresário teatral e um sócio anônimo da Casa da Ópera de Ouro Preto, publicada no O Universal, de Minas Gerais, em 1826. Os textos trocados revelam expectativas, frustrações e a realidade do trabalho teatral da casa de espetáculos sobre repertório, formas cênicas e relação com espectadores na construção do Brasil independente. As disputas entre o imaginário neoclássico e romântico estão presentes, num jogo com o mercado teatral e o sucesso do gênero de origem afrodiaspórica lundu. |
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“O que causa prazer”: lundu entre neoclássicos e românticos na Casa da Ópera de Ouro Preto“What causes pleasure”: lundu between neoclassicals and romantics at the Opera House of Ouro PretoCasa da ÓperaLunduTeatro oitocentistaOuro PretoOpera HouseLundu19th century theatreOuro PretoO artigo analisa uma polêmica de jornal entre um empresário teatral e um sócio anônimo da Casa da Ópera de Ouro Preto, publicada no O Universal, de Minas Gerais, em 1826. Os textos trocados revelam expectativas, frustrações e a realidade do trabalho teatral da casa de espetáculos sobre repertório, formas cênicas e relação com espectadores na construção do Brasil independente. As disputas entre o imaginário neoclássico e romântico estão presentes, num jogo com o mercado teatral e o sucesso do gênero de origem afrodiaspórica lundu.The article analyzes a newspaper controversy between a theatrical entrepreneur and an anonymous partner of the Opera House of Ouro Preto, published in O Universal, de Minas Gerais, in 1826. The texts reveal expectations, frustrations and the reality of the theatrical work of the theater on repertoire, scenic forms and the relat ionship with spectators in the construction of Independent Brazil. The disputes between neoclassical and romantic imagery are present, in a game with the theatrical market and the success of the genre lundu.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/19709610.11606/issn.2316-901X.v1i81p84-97Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 81 (2022); 84-97Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 81 (2022); 84-97Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 81 (2022); 84-97Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 81 (2022); 84-972316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/197096/181445Copyright (c) 2022 Revista do Instituto de Estudos Brasileiroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMayor, Mariana2022-05-02T16:17:37Zoai:revistas.usp.br:article/197096Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2022-05-02T16:17:37Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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