Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gluzman, Georgina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/152677
Resumo: A partir de 1911, os Salões Nacionais da Argentina ofereceram às mulheres artistas a opor tunidade de tornar seu trabalho notório e ganhar reconhecimento. Este artigo analisa suas participações desde 1924, ano da consagração de Raquel Forner, até 1939, quando Ana Weiss de Rossi obteve o prêmio máximo. Além disso, são analisadas as trajetórias de três artistas (Catalina Mórtola de Bianchi, María Carmen Portela Cantilo e Hildara Pérez de Llansó) que encontraram no Salão Nacional um caminho (embora não fosse o único) para serem apresentadas ao público e à crítica. A recepção, a fortuna crítica e a inserção nos museus dessas cinco mulheres artistas, quatro das quais foram eliminadas da história da arte, são   examinadas.
id IEB-1_89a0223d59c77baf8049eba137385ab2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/152677
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)Women artists; National Salons; Argentinawomen artistsnational salonsArgentinamulheres artistassalões nacionaisargentinaA partir de 1911, os Salões Nacionais da Argentina ofereceram às mulheres artistas a opor tunidade de tornar seu trabalho notório e ganhar reconhecimento. Este artigo analisa suas participações desde 1924, ano da consagração de Raquel Forner, até 1939, quando Ana Weiss de Rossi obteve o prêmio máximo. Além disso, são analisadas as trajetórias de três artistas (Catalina Mórtola de Bianchi, María Carmen Portela Cantilo e Hildara Pérez de Llansó) que encontraram no Salão Nacional um caminho (embora não fosse o único) para serem apresentadas ao público e à crítica. A recepção, a fortuna crítica e a inserção nos museus dessas cinco mulheres artistas, quatro das quais foram eliminadas da história da arte, são   examinadas.From 1911 onward, the National Salons in Argentina offered women artists a chance to make their work known and gain recognition. This articleanalyzes their interventions from 1924, the year of consecration of Raquel Forner, to 1939, when Ana Weiss de Rossi was distinguished with the maximum award. In addition, the trajectory of three artists (Catalina Mórtola de Bianchi, María Carmen Portela Cantilo and Hildara Pérez de  Llansó) who found in the National Salons a way (although not the only one) presented themselves to the public and critics are analyzed. The reception, the critical fortune and the insertion in museums of these five women artists, four of whom have been displaced from the histories of art, are examined.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/15267710.11606/issn.2316-901X.v0i71p51-79Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-792316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/152677/149151Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGluzman, Georgina2018-12-20T13:01:19Zoai:revistas.usp.br:article/152677Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2018-12-20T13:01:19Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
title Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
spellingShingle Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
Gluzman, Georgina
Women artists; National Salons; Argentina
women artists
national salons
Argentina
mulheres artistas
salões nacionais
argentina
title_short Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
title_full Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
title_fullStr Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
title_full_unstemmed Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
title_sort Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
author Gluzman, Georgina
author_facet Gluzman, Georgina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gluzman, Georgina
dc.subject.por.fl_str_mv Women artists; National Salons; Argentina
women artists
national salons
Argentina
mulheres artistas
salões nacionais
argentina
topic Women artists; National Salons; Argentina
women artists
national salons
Argentina
mulheres artistas
salões nacionais
argentina
description A partir de 1911, os Salões Nacionais da Argentina ofereceram às mulheres artistas a opor tunidade de tornar seu trabalho notório e ganhar reconhecimento. Este artigo analisa suas participações desde 1924, ano da consagração de Raquel Forner, até 1939, quando Ana Weiss de Rossi obteve o prêmio máximo. Além disso, são analisadas as trajetórias de três artistas (Catalina Mórtola de Bianchi, María Carmen Portela Cantilo e Hildara Pérez de Llansó) que encontraram no Salão Nacional um caminho (embora não fosse o único) para serem apresentadas ao público e à crítica. A recepção, a fortuna crítica e a inserção nos museus dessas cinco mulheres artistas, quatro das quais foram eliminadas da história da arte, são   examinadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/152677
10.11606/issn.2316-901X.v0i71p51-79
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/152677
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i71p51-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/152677/149151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949711703441408