Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/152677 |
Resumo: | A partir de 1911, os Salões Nacionais da Argentina ofereceram às mulheres artistas a opor tunidade de tornar seu trabalho notório e ganhar reconhecimento. Este artigo analisa suas participações desde 1924, ano da consagração de Raquel Forner, até 1939, quando Ana Weiss de Rossi obteve o prêmio máximo. Além disso, são analisadas as trajetórias de três artistas (Catalina Mórtola de Bianchi, María Carmen Portela Cantilo e Hildara Pérez de Llansó) que encontraram no Salão Nacional um caminho (embora não fosse o único) para serem apresentadas ao público e à crítica. A recepção, a fortuna crítica e a inserção nos museus dessas cinco mulheres artistas, quatro das quais foram eliminadas da história da arte, são examinadas. |
id |
IEB-1_89a0223d59c77baf8049eba137385ab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/152677 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository_id_str |
|
spelling |
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)Women artists; National Salons; Argentinawomen artistsnational salonsArgentinamulheres artistassalões nacionaisargentinaA partir de 1911, os Salões Nacionais da Argentina ofereceram às mulheres artistas a opor tunidade de tornar seu trabalho notório e ganhar reconhecimento. Este artigo analisa suas participações desde 1924, ano da consagração de Raquel Forner, até 1939, quando Ana Weiss de Rossi obteve o prêmio máximo. Além disso, são analisadas as trajetórias de três artistas (Catalina Mórtola de Bianchi, María Carmen Portela Cantilo e Hildara Pérez de Llansó) que encontraram no Salão Nacional um caminho (embora não fosse o único) para serem apresentadas ao público e à crítica. A recepção, a fortuna crítica e a inserção nos museus dessas cinco mulheres artistas, quatro das quais foram eliminadas da história da arte, são examinadas.From 1911 onward, the National Salons in Argentina offered women artists a chance to make their work known and gain recognition. This articleanalyzes their interventions from 1924, the year of consecration of Raquel Forner, to 1939, when Ana Weiss de Rossi was distinguished with the maximum award. In addition, the trajectory of three artists (Catalina Mórtola de Bianchi, María Carmen Portela Cantilo and Hildara Pérez de Llansó) who found in the National Salons a way (although not the only one) presented themselves to the public and critics are analyzed. The reception, the critical fortune and the insertion in museums of these five women artists, four of whom have been displaced from the histories of art, are examined.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/15267710.11606/issn.2316-901X.v0i71p51-79Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-792316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/152677/149151Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGluzman, Georgina2018-12-20T13:01:19Zoai:revistas.usp.br:article/152677Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2018-12-20T13:01:19Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939) Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939) Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939) Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939) |
title |
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939) |
spellingShingle |
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939) Gluzman, Georgina Women artists; National Salons; Argentina women artists national salons Argentina mulheres artistas salões nacionais argentina |
title_short |
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939) |
title_full |
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939) |
title_fullStr |
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939) |
title_full_unstemmed |
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939) |
title_sort |
Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939) |
author |
Gluzman, Georgina |
author_facet |
Gluzman, Georgina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gluzman, Georgina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Women artists; National Salons; Argentina women artists national salons Argentina mulheres artistas salões nacionais argentina |
topic |
Women artists; National Salons; Argentina women artists national salons Argentina mulheres artistas salões nacionais argentina |
description |
A partir de 1911, os Salões Nacionais da Argentina ofereceram às mulheres artistas a opor tunidade de tornar seu trabalho notório e ganhar reconhecimento. Este artigo analisa suas participações desde 1924, ano da consagração de Raquel Forner, até 1939, quando Ana Weiss de Rossi obteve o prêmio máximo. Além disso, são analisadas as trajetórias de três artistas (Catalina Mórtola de Bianchi, María Carmen Portela Cantilo e Hildara Pérez de Llansó) que encontraram no Salão Nacional um caminho (embora não fosse o único) para serem apresentadas ao público e à crítica. A recepção, a fortuna crítica e a inserção nos museus dessas cinco mulheres artistas, quatro das quais foram eliminadas da história da arte, são examinadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/152677 10.11606/issn.2316-901X.v0i71p51-79 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/152677 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i71p51-79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/152677/149151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 71 (2018); 51-79 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1798949711703441408 |