Reflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo Yrurtia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gluzman, Georgina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/53558
Resumo: A história das mulheres artistas na Argentina ainda não foi escrita. No entanto, há um interesse crescente de pesquisadores em compreender as trajetórias de várias artistas que permanecem ocultas nos relatos historiográficos tradicionais. Uma das artistas mais importantes do campo artístico na Argentina dos anos 1920 e 1930 foi Lía Correa Morales, que participou d os salões de maior prestígio do país e foi ganhadora de vários prêmios. A morte de seu marido, o célebre escultor Rogelio Yrurtia, ocorrida em 1950, permitiu que a artista dirigisse um museu, uma situação sem precedentes para a época. No entanto, a correlação dessa conquista parece ter sido o abandono de sua bem-sucedida carreira artística. Neste artigo, abordamos esta fase da vida de Lia Correa Morales, por meio da análise de documentos pessoais e oficiais, e meditamos sobre a presença da artista no museu que liderou durante mais de vinte anos e onde está a maior parte de sua própria produção artística.
id USP-37_651ce935bb00de36538abc9a7104ac32
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/53558
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling Reflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo YrurtiaReflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo YrurtiaSome reflections on Lía Correa Morales work and oeuvre in the Museo YrurtiaArgentinaMulheres artistasLía Correa MoralesMuseusArgentinaMujeres artistasLía Correa MoralesMuseosArgentinaWomen artistsLía Correa MoralesMuseumsA história das mulheres artistas na Argentina ainda não foi escrita. No entanto, há um interesse crescente de pesquisadores em compreender as trajetórias de várias artistas que permanecem ocultas nos relatos historiográficos tradicionais. Uma das artistas mais importantes do campo artístico na Argentina dos anos 1920 e 1930 foi Lía Correa Morales, que participou d os salões de maior prestígio do país e foi ganhadora de vários prêmios. A morte de seu marido, o célebre escultor Rogelio Yrurtia, ocorrida em 1950, permitiu que a artista dirigisse um museu, uma situação sem precedentes para a época. No entanto, a correlação dessa conquista parece ter sido o abandono de sua bem-sucedida carreira artística. Neste artigo, abordamos esta fase da vida de Lia Correa Morales, por meio da análise de documentos pessoais e oficiais, e meditamos sobre a presença da artista no museu que liderou durante mais de vinte anos e onde está a maior parte de sua própria produção artística.La historia de las mujeres artistas en la Argentina aún no ha sido escrita. Sin embargo, existe un interés creciente por parte de los investigadores en conocer las trayectorias de diversas figuras invisibilizadas en los relatos historiográficos tradicionales. Una de las artistas más relevantes del campo artístico argentino de las décadas de 1920 y 1930 fue Lía Correa Morales, expositora en los salones más prestigiosos del país y ganadora de diversas recompensas. La muerte de su esposo, el celebérrimo escultor Rogelio Yrurtia, ocurrida en 1950 le dio la posibilidad de dirigir un museo, una situación inédita para la época. Ahora bien, el correlato de este logro parece haber sido el abandono de su exitosa carrera artística. En este trabajo abordaremos esta etapa de la vida de Lía Correa Morales, a través del análisis de la documentación personal y oficial hallada, y reflexionaremos en torno a la presencia de la artista en el museo que dirigió durante más de veinte años y donde se encuentra la mayor parte de su propia producción artística.The history of Argentinian women artists is yet to be written. However, they have become a subject of interest for researchers, who are now trying to recover the careers of women artists hitherto obliterated from art history surveys. One of the key figures of the artistic scene in Argentina during the 1920s and 1930s was Lía Correa Morales, a regular presence at the most prestigious art exhibitions and winner of many awards. The death of her husband, the celebrated sculptor Rogelio Yrurtia, in 1950 made it possible for her to become the director of a museum, a rare case at the time. But the correlate to this achievement was the neglect of her own and succesful career in art. In this paper, we will tackle with this period of the life of Lía Correa Morales through the study of personal and official documentation as well as reflect on her presence in the museum she directed for over twenty years and where most of her oeuvre is preserved.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5355810.1590/S0101-47142012000200004Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 20 n. 2 (2012); 093-118 1982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/53558/57522Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessGluzman, Georgina2015-09-15T16:16:43Zoai:revistas.usp.br:article/53558Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2015-09-15T16:16:43Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo Yrurtia
Reflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo Yrurtia
Some reflections on Lía Correa Morales work and oeuvre in the Museo Yrurtia
title Reflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo Yrurtia
spellingShingle Reflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo Yrurtia
Gluzman, Georgina
Argentina
Mulheres artistas
Lía Correa Morales
Museus
Argentina
Mujeres artistas
Lía Correa Morales
Museos
Argentina
Women artists
Lía Correa Morales
Museums
title_short Reflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo Yrurtia
title_full Reflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo Yrurtia
title_fullStr Reflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo Yrurtia
title_full_unstemmed Reflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo Yrurtia
title_sort Reflexiones sobre la actuación y obra de Lía Correa Morales en el Museo Yrurtia
author Gluzman, Georgina
author_facet Gluzman, Georgina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gluzman, Georgina
dc.subject.por.fl_str_mv Argentina
Mulheres artistas
Lía Correa Morales
Museus
Argentina
Mujeres artistas
Lía Correa Morales
Museos
Argentina
Women artists
Lía Correa Morales
Museums
topic Argentina
Mulheres artistas
Lía Correa Morales
Museus
Argentina
Mujeres artistas
Lía Correa Morales
Museos
Argentina
Women artists
Lía Correa Morales
Museums
description A história das mulheres artistas na Argentina ainda não foi escrita. No entanto, há um interesse crescente de pesquisadores em compreender as trajetórias de várias artistas que permanecem ocultas nos relatos historiográficos tradicionais. Uma das artistas mais importantes do campo artístico na Argentina dos anos 1920 e 1930 foi Lía Correa Morales, que participou d os salões de maior prestígio do país e foi ganhadora de vários prêmios. A morte de seu marido, o célebre escultor Rogelio Yrurtia, ocorrida em 1950, permitiu que a artista dirigisse um museu, uma situação sem precedentes para a época. No entanto, a correlação dessa conquista parece ter sido o abandono de sua bem-sucedida carreira artística. Neste artigo, abordamos esta fase da vida de Lia Correa Morales, por meio da análise de documentos pessoais e oficiais, e meditamos sobre a presença da artista no museu que liderou durante mais de vinte anos e onde está a maior parte de sua própria produção artística.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/53558
10.1590/S0101-47142012000200004
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/53558
identifier_str_mv 10.1590/S0101-47142012000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/53558/57522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 20 n. 2 (2012); 093-118
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||anaismp@usp.br
_version_ 1800222816155467776