Trânsito e significados do pandeiro no Rio de Janeiro (1900-1939)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/189949 |
Resumo: | Este artigo busca examinar o trânsito do pandeiro no Rio de Janeiro, no período entre 1900 e 1939, e os significados atribuídos ao instrumento. Os objetivos específicos são: mapear os ambientes pelos quais o pandeiro transitava; entender os papéis simbólicos ocupados pelo instrumento e instrumentistas no imaginário nacional que se constituía naquele período; examinar como se deu a construção das imagens artísticas dos primeiros pandeiristas profissionais. A metodologia adotada é a pesquisa em periódicos de época. |
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Trânsito e significados do pandeiro no Rio de Janeiro (1900-1939)Transit and meanings of the pandeiro in Rio de Janeiro (1900-1939)Pandeiropandeiro playershistory of Brazilian popular musicPandeiropandeiristashistória da música popular brasileiraEste artigo busca examinar o trânsito do pandeiro no Rio de Janeiro, no período entre 1900 e 1939, e os significados atribuídos ao instrumento. Os objetivos específicos são: mapear os ambientes pelos quais o pandeiro transitava; entender os papéis simbólicos ocupados pelo instrumento e instrumentistas no imaginário nacional que se constituía naquele período; examinar como se deu a construção das imagens artísticas dos primeiros pandeiristas profissionais. A metodologia adotada é a pesquisa em periódicos de época.This paper seeks to examine the transit of the pandeiro (Brazilian tambourine) in Rio de Janeiro, from 1900 to 1939, and the meanings attributed to the instrument. As specific goals, this article seeks: to map the environments through which the pandeiro circulated; to understand the symbolic roles occupied, in the national imaginary in constitution at that time, by the instrument and by musicians who played it; to examine how the building of the first professional pandeiro player’s artistic images took place. The methodology adopted is the research in periodicals of that period.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/18994910.11606/issn.2316-901X.v1i79p134-154Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 79 (2021); 134-154Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 79 (2021); 134-154Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 79 (2021); 134-154Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 79 (2021); 134-1542316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/189949/175328Copyright (c) 2021 Revista do Instituto de Estudos Brasileiroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVidili, Eduardo2021-09-01T19:41:21Zoai:revistas.usp.br:article/189949Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2021-09-01T19:41:21Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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