Recreação e vida ao ar livre em parques infantis de São Paulo na coleção de desenhos de Mário de Andrade
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/164975 |
Resumo: | O Projeto Parques Infantis, implantado na década de 1930, propôs a criação de instituições que configurassem a fusão entre o movimento pedagógico renovador e a estética modernista. Entre as atividades desenvolvidas pelas crianças estão os desenhos, que compõem uma coleção formada por Mário de Andrade. O artigo examina os itens desse acervo, tomando-os como fontes e debruçando-se sobre aqueles que representam brincadeiras e jogos. Foram ilustradas brincadeiras tradicionais, equipamentos dos parques, jogos esportivos e manifestações folclóricas. Ressalte-se, ainda, a presença da natureza na composição dos desenhos, bem como traços de um desenvolvimento tecnológico. |
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Recreação e vida ao ar livre em parques infantis de São Paulo na coleção de desenhos de Mário de AndradeRecreation and outdoor life in São Paulo’s playgrounds in Mário de Andrade’s collection of drawingsSão PauloPlaygroundPlayNatureDesenho infantilparques infantisbrincadeirasnaturezaSão PauloO Projeto Parques Infantis, implantado na década de 1930, propôs a criação de instituições que configurassem a fusão entre o movimento pedagógico renovador e a estética modernista. Entre as atividades desenvolvidas pelas crianças estão os desenhos, que compõem uma coleção formada por Mário de Andrade. O artigo examina os itens desse acervo, tomando-os como fontes e debruçando-se sobre aqueles que representam brincadeiras e jogos. Foram ilustradas brincadeiras tradicionais, equipamentos dos parques, jogos esportivos e manifestações folclóricas. Ressalte-se, ainda, a presença da natureza na composição dos desenhos, bem como traços de um desenvolvimento tecnológico.Implemented in the 1930s, São Paulo’s playgrounds were institutions that illustrated the fusion of the education renovation movement and the aesthetics of modernist. Drawings are among the activities developed by the children, and make up a collection assembled by Mário de Andrade. This article examines this collection, considering the drawings sources and looking into those that represent play and games. Children drew children’s traditional play, the park’s equipment, sports games and folkloric manifestations. In the composition of the drawings, the presence of nature is also noteworthy, and so are traces of a technological development.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2019-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/16497510.11606/issn.2316-901X.v0i74p302-322Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 74 (2019); 302-322Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 74 (2019); 302-322Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 74 (2019); 302-322Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 74 (2019); 302-3222316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/164975/158091Copyright (c) 2019 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessWiggers, Ingrid DittrichSoares, Carmen Lucia2019-12-26T14:28:20Zoai:revistas.usp.br:article/164975Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2019-12-26T14:28:20Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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