Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1889 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_b81386f0c291ac924e0e38ff7485a5eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1889 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolarbrincadeirasgénerorecreioprática educativaplaygenderplaygroundeducational practiceRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio estrutura-se em duas partes distintas, ainda que complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os contextos são apresentados como um resumo do trabalho desenvolvido ao longo dos três semestres. São simultaneamente descritas as aprendizagens realizadas no decorrer dos estágios que se mostraram fundamentais para o meu percurso. Para terminar este capítulo é feita uma reflexão de todo o meu percurso profissional, bem como o meu percurso investigativo. Na segunda parte é apresentado um exercício investigativo cujo objetivo é perceber se na perspetiva dos docentes existem diferenças nas brincadeiras realizadas pelos meninos e meninas. O estudo é de natureza qualitativa e assenta na realização de entrevistas semiestruturadas, que permitiram recolher informações sobre a perspetiva dos docentes nas brincadeiras realizadas pelas crianças no tempo que passam no recreio. Bem como as estratégias que os mesmos utilizam de forma a não fazer diferenciação de género, nas suas atividades. No final do relatório partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos três semestres correspondentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.This traineeship report is structured in two distinct, yet complementary, parts. The first part is related to the curricular stages in kindergarten, kindergarten and 1st Cycle of Basic Education. The contexts are presented as a summary of the work developed over the three semesters. They are simultaneously described the learning that took place during the stages that were fundamental to my course. To conclude this chapter, I reflect on my entire professional career, as well as my research career. In the second part is presented an investigative exercise whose objective is to understand if in the perspective of teachers there are differences in the games played by boys and girls. The study is of a qualitative nature and is based on semi structured interviews, which allowed to gather information about the teachers 'perspective on the children' s play in the time they spend in the playground. As well as the strategies they use so as not to make gender differentiation in their activities. At the end of the report I share a small reflection on the academic course during the three semesters corresponding to the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémChagas, Sofia Alexandra de Oliveira2017-08-25T10:11:59Z2017-05-312017-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1889TID:201729113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:11Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:03.857181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar |
title |
Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar Chagas, Sofia Alexandra de Oliveira brincadeiras género recreio prática educativa play gender playground educational practice |
title_short |
Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar |
title_full |
Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar |
author |
Chagas, Sofia Alexandra de Oliveira |
author_facet |
Chagas, Sofia Alexandra de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Uva, Marta Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Sofia Alexandra de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
brincadeiras género recreio prática educativa play gender playground educational practice |
topic |
brincadeiras género recreio prática educativa play gender playground educational practice |
description |
Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-25T10:11:59Z 2017-05-31 2017-05-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1889 TID:201729113 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1889 |
identifier_str_mv |
TID:201729113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137030436814848 |