Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Sofia Alexandra de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1889
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_b81386f0c291ac924e0e38ff7485a5eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolarbrincadeirasgénerorecreioprática educativaplaygenderplaygroundeducational practiceRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio estrutura-se em duas partes distintas, ainda que complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os contextos são apresentados como um resumo do trabalho desenvolvido ao longo dos três semestres. São simultaneamente descritas as aprendizagens realizadas no decorrer dos estágios que se mostraram fundamentais para o meu percurso. Para terminar este capítulo é feita uma reflexão de todo o meu percurso profissional, bem como o meu percurso investigativo. Na segunda parte é apresentado um exercício investigativo cujo objetivo é perceber se na perspetiva dos docentes existem diferenças nas brincadeiras realizadas pelos meninos e meninas. O estudo é de natureza qualitativa e assenta na realização de entrevistas semiestruturadas, que permitiram recolher informações sobre a perspetiva dos docentes nas brincadeiras realizadas pelas crianças no tempo que passam no recreio. Bem como as estratégias que os mesmos utilizam de forma a não fazer diferenciação de género, nas suas atividades. No final do relatório partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos três semestres correspondentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.This traineeship report is structured in two distinct, yet complementary, parts. The first part is related to the curricular stages in kindergarten, kindergarten and 1st Cycle of Basic Education. The contexts are presented as a summary of the work developed over the three semesters. They are simultaneously described the learning that took place during the stages that were fundamental to my course. To conclude this chapter, I reflect on my entire professional career, as well as my research career. In the second part is presented an investigative exercise whose objective is to understand if in the perspective of teachers there are differences in the games played by boys and girls. The study is of a qualitative nature and is based on semi structured interviews, which allowed to gather information about the teachers 'perspective on the children' s play in the time they spend in the playground. As well as the strategies they use so as not to make gender differentiation in their activities. At the end of the report I share a small reflection on the academic course during the three semesters corresponding to the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémChagas, Sofia Alexandra de Oliveira2017-08-25T10:11:59Z2017-05-312017-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1889TID:201729113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:11Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:03.857181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar
title Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar
spellingShingle Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar
Chagas, Sofia Alexandra de Oliveira
brincadeiras
género
recreio
prática educativa
play
gender
playground
educational practice
title_short Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar
title_full Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar
title_fullStr Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar
title_sort Brincadeiras de recreio entre meninos e meninas - Perspetivas de docentes no 1º Ciclo e Educação Pré-Escolar
author Chagas, Sofia Alexandra de Oliveira
author_facet Chagas, Sofia Alexandra de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Sofia Alexandra de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv brincadeiras
género
recreio
prática educativa
play
gender
playground
educational practice
topic brincadeiras
género
recreio
prática educativa
play
gender
playground
educational practice
description Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-25T10:11:59Z
2017-05-31
2017-05-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1889
TID:201729113
url http://hdl.handle.net/10400.15/1889
identifier_str_mv TID:201729113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030436814848